Nova válvula fonatória para traqueotomia: uma proposta brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chone,Carlos T.
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Bortoleto,Antonio, Gripp,Flávio M., Crespo,Agricio N.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992002000400015
Resumo: Introdução: A traqueotomia está indicada em condições com obstrução respiratória alta ou doença pulmonar obstrutiva crônica. As válvulas fonatórias (VF) de traqueotomia já foram anteriormente descritas, porém apresentam alto custo para o paciente, pois são todas importadas. Objetivo: Demonstrar a VF, desenvolvida na Universidade Estadual de Campinas, confeccionada em aço inox, para cânula de traqueotomia e a possibilidade de sua utilização na reabilitação fonatória desses pacientes. Forma de estudo: Clínico prospectivo. Material e Método: A VF, desenvolvida na Universidade Estadual de Campinas, foi utilizada em dez pacientes consecutivos. A válvula tem diafragma dentro de um corpo em aço inox com encaixes de plástico. Ela permite o direcionamento do ar para a laringe durante a fonação com oclusão do traqueotoma e abertura do mesmo na inspiração, sob baixa pressão. Resultados: Atualmente dez pacientes estão utilizando estas VF com fonação sem necessidade de oclusão do orifício externo da cânula e confortavelmente, inclusive durante o sono. Discussão: As VF para cânulas de traqueotomia melhoram a comunicação, inteligibilidade, higienização e umidificação das vias aéreas dos pacientes traqueotomizados. Há também melhora no aspecto emocional e diminuição das secreções orais e traqueais. O custo de produção dessa VF nacional é baixo e milhares de pacientes poderão ser beneficiados no Brasil. As crianças com traqueotomia podem apresentar retardo no desenvolvimento da linguagem. O uso da VF facilitará a comunicação e a interação social dessas crianças. Conclusão: A válvula fonatória metálica, desenvolvida na Universidade Estadual de Campinas, acoplada a uma cânula de traqueotomia metálica permite fonação, sem a oclusão digital da cânula, e respiração sob conforto.
id ABORL-F-2_2d53e8fd27d030710e25588cdd3a5c9b
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-72992002000400015
network_acronym_str ABORL-F-2
network_name_str Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
repository_id_str
spelling Nova válvula fonatória para traqueotomia: uma proposta brasileiratraqueotomiainsuficiência respiratóriaválvula fonatóriaIntrodução: A traqueotomia está indicada em condições com obstrução respiratória alta ou doença pulmonar obstrutiva crônica. As válvulas fonatórias (VF) de traqueotomia já foram anteriormente descritas, porém apresentam alto custo para o paciente, pois são todas importadas. Objetivo: Demonstrar a VF, desenvolvida na Universidade Estadual de Campinas, confeccionada em aço inox, para cânula de traqueotomia e a possibilidade de sua utilização na reabilitação fonatória desses pacientes. Forma de estudo: Clínico prospectivo. Material e Método: A VF, desenvolvida na Universidade Estadual de Campinas, foi utilizada em dez pacientes consecutivos. A válvula tem diafragma dentro de um corpo em aço inox com encaixes de plástico. Ela permite o direcionamento do ar para a laringe durante a fonação com oclusão do traqueotoma e abertura do mesmo na inspiração, sob baixa pressão. Resultados: Atualmente dez pacientes estão utilizando estas VF com fonação sem necessidade de oclusão do orifício externo da cânula e confortavelmente, inclusive durante o sono. Discussão: As VF para cânulas de traqueotomia melhoram a comunicação, inteligibilidade, higienização e umidificação das vias aéreas dos pacientes traqueotomizados. Há também melhora no aspecto emocional e diminuição das secreções orais e traqueais. O custo de produção dessa VF nacional é baixo e milhares de pacientes poderão ser beneficiados no Brasil. As crianças com traqueotomia podem apresentar retardo no desenvolvimento da linguagem. O uso da VF facilitará a comunicação e a interação social dessas crianças. Conclusão: A válvula fonatória metálica, desenvolvida na Universidade Estadual de Campinas, acoplada a uma cânula de traqueotomia metálica permite fonação, sem a oclusão digital da cânula, e respiração sob conforto.ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial2002-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992002000400015Revista Brasileira de Otorrinolaringologia v.68 n.4 2002reponame:Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-F10.1590/S0034-72992002000400015info:eu-repo/semantics/openAccessChone,Carlos T.Bortoleto,AntonioGripp,Flávio M.Crespo,Agricio N.por2002-09-23T00:00:00Zoai:scielo:S0034-72992002000400015Revistahttp://www.bjorl.org/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@sborl.org.br||revista@aborlccf.org.br1806-93120034-7299opendoar:2002-09-23T00:00Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online) - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Nova válvula fonatória para traqueotomia: uma proposta brasileira
title Nova válvula fonatória para traqueotomia: uma proposta brasileira
spellingShingle Nova válvula fonatória para traqueotomia: uma proposta brasileira
Chone,Carlos T.
traqueotomia
insuficiência respiratória
válvula fonatória
title_short Nova válvula fonatória para traqueotomia: uma proposta brasileira
title_full Nova válvula fonatória para traqueotomia: uma proposta brasileira
title_fullStr Nova válvula fonatória para traqueotomia: uma proposta brasileira
title_full_unstemmed Nova válvula fonatória para traqueotomia: uma proposta brasileira
title_sort Nova válvula fonatória para traqueotomia: uma proposta brasileira
author Chone,Carlos T.
author_facet Chone,Carlos T.
Bortoleto,Antonio
Gripp,Flávio M.
Crespo,Agricio N.
author_role author
author2 Bortoleto,Antonio
Gripp,Flávio M.
Crespo,Agricio N.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chone,Carlos T.
Bortoleto,Antonio
Gripp,Flávio M.
Crespo,Agricio N.
dc.subject.por.fl_str_mv traqueotomia
insuficiência respiratória
válvula fonatória
topic traqueotomia
insuficiência respiratória
válvula fonatória
description Introdução: A traqueotomia está indicada em condições com obstrução respiratória alta ou doença pulmonar obstrutiva crônica. As válvulas fonatórias (VF) de traqueotomia já foram anteriormente descritas, porém apresentam alto custo para o paciente, pois são todas importadas. Objetivo: Demonstrar a VF, desenvolvida na Universidade Estadual de Campinas, confeccionada em aço inox, para cânula de traqueotomia e a possibilidade de sua utilização na reabilitação fonatória desses pacientes. Forma de estudo: Clínico prospectivo. Material e Método: A VF, desenvolvida na Universidade Estadual de Campinas, foi utilizada em dez pacientes consecutivos. A válvula tem diafragma dentro de um corpo em aço inox com encaixes de plástico. Ela permite o direcionamento do ar para a laringe durante a fonação com oclusão do traqueotoma e abertura do mesmo na inspiração, sob baixa pressão. Resultados: Atualmente dez pacientes estão utilizando estas VF com fonação sem necessidade de oclusão do orifício externo da cânula e confortavelmente, inclusive durante o sono. Discussão: As VF para cânulas de traqueotomia melhoram a comunicação, inteligibilidade, higienização e umidificação das vias aéreas dos pacientes traqueotomizados. Há também melhora no aspecto emocional e diminuição das secreções orais e traqueais. O custo de produção dessa VF nacional é baixo e milhares de pacientes poderão ser beneficiados no Brasil. As crianças com traqueotomia podem apresentar retardo no desenvolvimento da linguagem. O uso da VF facilitará a comunicação e a interação social dessas crianças. Conclusão: A válvula fonatória metálica, desenvolvida na Universidade Estadual de Campinas, acoplada a uma cânula de traqueotomia metálica permite fonação, sem a oclusão digital da cânula, e respiração sob conforto.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992002000400015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992002000400015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-72992002000400015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
publisher.none.fl_str_mv ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Otorrinolaringologia v.68 n.4 2002
reponame:Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-F
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-F
institution ABORL-F
reponame_str Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
collection Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online) - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@sborl.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754820957317365760