Doença de Ménière e vertigem postural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boaglio,Mirella
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Soares,Letícia Clemente Alvim, Ibrahim,Carmem Silvia Marsiglia Natal, Ganança,Fernando Freitas, Cruz,Oswaldo Laércio Mendonça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992003000100012
Resumo: OBJETIVO: A associação entre doença de Ménière e a vertigem postural tem sido descrita por vários autores. O objetivo deste estudo foi avaliar a presença do nistagmo de posicionamento e da sensação vertiginosa posicional em pacientes portadores de Doença de Ménière. FORMA DE ESTUDO: Clínico prospectivo. MÉTODO: Foram avaliados 44 pacientes com diagnóstico definitivo de doença de Ménière segundo avaliação clínica e audiológica (preenchendo os critérios diagnósticos da American Academy of Otolaryngology) e confirmação da hidropisia endolinfática por eletrococleografia (relação SP/AP >30%). O estudo do nistagmo de posicionamento foi realizado por meio da manobra de Brandt-Daroff com utilização das lentes de Frenzel -13 dioptrias. O exame foi considerado alterado pela presença de nistagmo e/ou vertigem. RESULTADOS: Na pesquisa do nistagmo de posicionamento, 7 pacientes (16%) apresentaram nistagmo e vertigem, 23 (52,2%) apresentaram vertigem sem o registro de nistagmo, e 14 (31,8%) não apresentaram alteração alguma. Considerando a presença isolada de vertigem como alteração do exame e a presença de vertigem postural associada à presença de nistagmo postural, o total de alterações foi de 68,1% (30 pacientes) nesta amostra. CONCLUSÃO: A associação entre Doença de Menière e vertigem postural é relevante e sua real incidência dependerá dos critérios utilizados para definir esta associação. Neste trabalho, tanto o desencadeamento de nistagmo quanto de sensação vertiginosa à manobra de Brandt-Daroff foram considerados positivos para a constatação desta associação. Com esta metodologia, a presença de vertigem postural em pacientes com Ménière foi de 68%.
id ABORL-F-2_7e832841ac2d887cf64093b3dbfed9d9
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-72992003000100012
network_acronym_str ABORL-F-2
network_name_str Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
repository_id_str
spelling Doença de Ménière e vertigem posturalDoença Ménièrevertigem posturalOBJETIVO: A associação entre doença de Ménière e a vertigem postural tem sido descrita por vários autores. O objetivo deste estudo foi avaliar a presença do nistagmo de posicionamento e da sensação vertiginosa posicional em pacientes portadores de Doença de Ménière. FORMA DE ESTUDO: Clínico prospectivo. MÉTODO: Foram avaliados 44 pacientes com diagnóstico definitivo de doença de Ménière segundo avaliação clínica e audiológica (preenchendo os critérios diagnósticos da American Academy of Otolaryngology) e confirmação da hidropisia endolinfática por eletrococleografia (relação SP/AP >30%). O estudo do nistagmo de posicionamento foi realizado por meio da manobra de Brandt-Daroff com utilização das lentes de Frenzel -13 dioptrias. O exame foi considerado alterado pela presença de nistagmo e/ou vertigem. RESULTADOS: Na pesquisa do nistagmo de posicionamento, 7 pacientes (16%) apresentaram nistagmo e vertigem, 23 (52,2%) apresentaram vertigem sem o registro de nistagmo, e 14 (31,8%) não apresentaram alteração alguma. Considerando a presença isolada de vertigem como alteração do exame e a presença de vertigem postural associada à presença de nistagmo postural, o total de alterações foi de 68,1% (30 pacientes) nesta amostra. CONCLUSÃO: A associação entre Doença de Menière e vertigem postural é relevante e sua real incidência dependerá dos critérios utilizados para definir esta associação. Neste trabalho, tanto o desencadeamento de nistagmo quanto de sensação vertiginosa à manobra de Brandt-Daroff foram considerados positivos para a constatação desta associação. Com esta metodologia, a presença de vertigem postural em pacientes com Ménière foi de 68%.ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial2003-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992003000100012Revista Brasileira de Otorrinolaringologia v.69 n.1 2003reponame:Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-F10.1590/S0034-72992003000100012info:eu-repo/semantics/openAccessBoaglio,MirellaSoares,Letícia Clemente AlvimIbrahim,Carmem Silvia Marsiglia NatalGanança,Fernando FreitasCruz,Oswaldo Laércio Mendonçapor2003-11-10T00:00:00Zoai:scielo:S0034-72992003000100012Revistahttp://www.bjorl.org/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@sborl.org.br||revista@aborlccf.org.br1806-93120034-7299opendoar:2003-11-10T00:00Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online) - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Doença de Ménière e vertigem postural
title Doença de Ménière e vertigem postural
spellingShingle Doença de Ménière e vertigem postural
Boaglio,Mirella
Doença Ménière
vertigem postural
title_short Doença de Ménière e vertigem postural
title_full Doença de Ménière e vertigem postural
title_fullStr Doença de Ménière e vertigem postural
title_full_unstemmed Doença de Ménière e vertigem postural
title_sort Doença de Ménière e vertigem postural
author Boaglio,Mirella
author_facet Boaglio,Mirella
Soares,Letícia Clemente Alvim
Ibrahim,Carmem Silvia Marsiglia Natal
Ganança,Fernando Freitas
Cruz,Oswaldo Laércio Mendonça
author_role author
author2 Soares,Letícia Clemente Alvim
Ibrahim,Carmem Silvia Marsiglia Natal
Ganança,Fernando Freitas
Cruz,Oswaldo Laércio Mendonça
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boaglio,Mirella
Soares,Letícia Clemente Alvim
Ibrahim,Carmem Silvia Marsiglia Natal
Ganança,Fernando Freitas
Cruz,Oswaldo Laércio Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Doença Ménière
vertigem postural
topic Doença Ménière
vertigem postural
description OBJETIVO: A associação entre doença de Ménière e a vertigem postural tem sido descrita por vários autores. O objetivo deste estudo foi avaliar a presença do nistagmo de posicionamento e da sensação vertiginosa posicional em pacientes portadores de Doença de Ménière. FORMA DE ESTUDO: Clínico prospectivo. MÉTODO: Foram avaliados 44 pacientes com diagnóstico definitivo de doença de Ménière segundo avaliação clínica e audiológica (preenchendo os critérios diagnósticos da American Academy of Otolaryngology) e confirmação da hidropisia endolinfática por eletrococleografia (relação SP/AP >30%). O estudo do nistagmo de posicionamento foi realizado por meio da manobra de Brandt-Daroff com utilização das lentes de Frenzel -13 dioptrias. O exame foi considerado alterado pela presença de nistagmo e/ou vertigem. RESULTADOS: Na pesquisa do nistagmo de posicionamento, 7 pacientes (16%) apresentaram nistagmo e vertigem, 23 (52,2%) apresentaram vertigem sem o registro de nistagmo, e 14 (31,8%) não apresentaram alteração alguma. Considerando a presença isolada de vertigem como alteração do exame e a presença de vertigem postural associada à presença de nistagmo postural, o total de alterações foi de 68,1% (30 pacientes) nesta amostra. CONCLUSÃO: A associação entre Doença de Menière e vertigem postural é relevante e sua real incidência dependerá dos critérios utilizados para definir esta associação. Neste trabalho, tanto o desencadeamento de nistagmo quanto de sensação vertiginosa à manobra de Brandt-Daroff foram considerados positivos para a constatação desta associação. Com esta metodologia, a presença de vertigem postural em pacientes com Ménière foi de 68%.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992003000100012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992003000100012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-72992003000100012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
publisher.none.fl_str_mv ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Otorrinolaringologia v.69 n.1 2003
reponame:Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-F
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-F
institution ABORL-F
reponame_str Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
collection Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online) - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@sborl.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754820957388668928