Análise das principais etiologias de deficiência auditiva em Escola Especial "Anne Sullivan"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cecatto,Suzana B.
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Garcia,Roberta I. D., Costa,Kátia S., Abdo,Tatiana R. T., Rezende,Carlos E. B., Rapoport,Priscila B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992003000200014
Resumo: OBJETIVO: Determinar as principais etiologias de deficiência auditiva em estudantes da Escola de Ensino Especial para surdos "Anne Sullivan" em São Caetano do Sul e comparar com os dados da literatura mundial. FORMA DE ESTUDO: Estudo retrospectivo. MATERIAL E MÉTODO: Cento e trinta e um alunos da escola no ano de 2001 foram avaliados através de análise de seus prontuários, levando-se em conta dados de anamnese com a família, exame físico otorrinolaringológico, avaliação fonoaudiológica e psicológica. RESULTADOS: Dos 131 pacientes, 67 (51%) eram do sexo masculino e 64 (49%) do sexo feminino. A perda auditiva sensorioneural foi a mais encontrada, representando 99% dos casos. Quanto ao grau de disacusia, 65% foi classificado como profundo. Quanto à etiologia, 24% foi classificada como desconhecida e das causas identificáveis a rubéola congênita foi a mais encontrada (22%). Na maioria dos pacientes a suspeita e o diagnóstico foram feitos com 12 meses de idade. CONCLUSÕES: A etiologia não definida foi a mais representativa, seguida pela rubéola, e a idade de diagnóstico predominou entre 12 e 30 meses.
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