Ressecção subcapsular da glândula submandibular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira,Mauro Becker Martins
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Pereira,Rodrigo de Andrade, Santos Júnior,Nilson Barbosa dos, Pinto,Raissa Vianna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992001000600011
Resumo: Introdução: A cirurgia das patologias inflamatórias das glândulas salivares está associada a uma maior incidência de paralisias temporárias pós-operatórias se comparada a cirurgia dos tumores. Tal fato se deve à dissecção mais laboriosa e mais traumática dos ramos motores do nervo facial, e sua exposição ao processo inflamatório dos tecidos vizinhos. A glândula submandibular é o tecido salivar mais freqüentemente ressecado devido à patologia inflamatória e a não rara paresia temporária do ramo mandibular é fonte de desconforto para o paciente. A remoção da gordura peri-glandular com seus linfonodos não tem a mesma importância que para os tumores. Objetivo: Portanto, temos realizado para sialolitíase e sialoadenites crônicas da submandibular a ressecção subcapsular da glândula. Forma de estudo: Propectivo randomizado. Material e método: Após uma incisão cervical transversa, a cápsula é aberta na parte inferior da glândula e descolada da mesma em sentido superior. O ramo mandibular do nervo facial não é identificado e os vasos faciais são preservados após cuidadosa ligadura dos ramos para a glândula. Na suspeita de patologia neoplásica mudamos o procedimento para a cirurgia tradicional. Resultados: Nos 5 casos estudados, 2 femininos e 3 masculinos, não foi observada paresia pós-operatória. Outras vantagens são a economia do tempo cirúrgico normalmente necessário para a dissecção do nervo e a preservação dos vasos faciais que podem ser usados no futuro como base de retalhos.
id ABORL-F-2_c22d8b3e597460979c38cb6e2e8f0260
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-72992001000600011
network_acronym_str ABORL-F-2
network_name_str Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
repository_id_str
spelling Ressecção subcapsular da glândula submandibularsubmandibularcirurgiaglândulaIntrodução: A cirurgia das patologias inflamatórias das glândulas salivares está associada a uma maior incidência de paralisias temporárias pós-operatórias se comparada a cirurgia dos tumores. Tal fato se deve à dissecção mais laboriosa e mais traumática dos ramos motores do nervo facial, e sua exposição ao processo inflamatório dos tecidos vizinhos. A glândula submandibular é o tecido salivar mais freqüentemente ressecado devido à patologia inflamatória e a não rara paresia temporária do ramo mandibular é fonte de desconforto para o paciente. A remoção da gordura peri-glandular com seus linfonodos não tem a mesma importância que para os tumores. Objetivo: Portanto, temos realizado para sialolitíase e sialoadenites crônicas da submandibular a ressecção subcapsular da glândula. Forma de estudo: Propectivo randomizado. Material e método: Após uma incisão cervical transversa, a cápsula é aberta na parte inferior da glândula e descolada da mesma em sentido superior. O ramo mandibular do nervo facial não é identificado e os vasos faciais são preservados após cuidadosa ligadura dos ramos para a glândula. Na suspeita de patologia neoplásica mudamos o procedimento para a cirurgia tradicional. Resultados: Nos 5 casos estudados, 2 femininos e 3 masculinos, não foi observada paresia pós-operatória. Outras vantagens são a economia do tempo cirúrgico normalmente necessário para a dissecção do nervo e a preservação dos vasos faciais que podem ser usados no futuro como base de retalhos.ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial2001-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992001000600011Revista Brasileira de Otorrinolaringologia v.67 n.6 2001reponame:Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-F10.1590/S0034-72992001000600011info:eu-repo/semantics/openAccessVieira,Mauro Becker MartinsPereira,Rodrigo de AndradeSantos Júnior,Nilson Barbosa dosPinto,Raissa Viannapor2002-06-18T00:00:00Zoai:scielo:S0034-72992001000600011Revistahttp://www.bjorl.org/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@sborl.org.br||revista@aborlccf.org.br1806-93120034-7299opendoar:2002-06-18T00:00Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online) - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ressecção subcapsular da glândula submandibular
title Ressecção subcapsular da glândula submandibular
spellingShingle Ressecção subcapsular da glândula submandibular
Vieira,Mauro Becker Martins
submandibular
cirurgia
glândula
title_short Ressecção subcapsular da glândula submandibular
title_full Ressecção subcapsular da glândula submandibular
title_fullStr Ressecção subcapsular da glândula submandibular
title_full_unstemmed Ressecção subcapsular da glândula submandibular
title_sort Ressecção subcapsular da glândula submandibular
author Vieira,Mauro Becker Martins
author_facet Vieira,Mauro Becker Martins
Pereira,Rodrigo de Andrade
Santos Júnior,Nilson Barbosa dos
Pinto,Raissa Vianna
author_role author
author2 Pereira,Rodrigo de Andrade
Santos Júnior,Nilson Barbosa dos
Pinto,Raissa Vianna
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira,Mauro Becker Martins
Pereira,Rodrigo de Andrade
Santos Júnior,Nilson Barbosa dos
Pinto,Raissa Vianna
dc.subject.por.fl_str_mv submandibular
cirurgia
glândula
topic submandibular
cirurgia
glândula
description Introdução: A cirurgia das patologias inflamatórias das glândulas salivares está associada a uma maior incidência de paralisias temporárias pós-operatórias se comparada a cirurgia dos tumores. Tal fato se deve à dissecção mais laboriosa e mais traumática dos ramos motores do nervo facial, e sua exposição ao processo inflamatório dos tecidos vizinhos. A glândula submandibular é o tecido salivar mais freqüentemente ressecado devido à patologia inflamatória e a não rara paresia temporária do ramo mandibular é fonte de desconforto para o paciente. A remoção da gordura peri-glandular com seus linfonodos não tem a mesma importância que para os tumores. Objetivo: Portanto, temos realizado para sialolitíase e sialoadenites crônicas da submandibular a ressecção subcapsular da glândula. Forma de estudo: Propectivo randomizado. Material e método: Após uma incisão cervical transversa, a cápsula é aberta na parte inferior da glândula e descolada da mesma em sentido superior. O ramo mandibular do nervo facial não é identificado e os vasos faciais são preservados após cuidadosa ligadura dos ramos para a glândula. Na suspeita de patologia neoplásica mudamos o procedimento para a cirurgia tradicional. Resultados: Nos 5 casos estudados, 2 femininos e 3 masculinos, não foi observada paresia pós-operatória. Outras vantagens são a economia do tempo cirúrgico normalmente necessário para a dissecção do nervo e a preservação dos vasos faciais que podem ser usados no futuro como base de retalhos.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992001000600011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992001000600011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-72992001000600011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
publisher.none.fl_str_mv ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Otorrinolaringologia v.67 n.6 2001
reponame:Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-F
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-F
institution ABORL-F
reponame_str Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
collection Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online) - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@sborl.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754820956895838208