Potenciais evocados auditivos de longa latência: um estudo comparativo entre hemisférios cerebrais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frizzo,Ana Claudia F.
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Alves,Renata P. C., Colafêmina,José F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992001000500004
Resumo: Introdução: A partir dos primeiros registros de atividades elétricas cerebrais (EEG) em resposta à apresentação de estímulos auditivos em seres humanos, durante a década de 30, pôde-se observar os potenciais evocados auditivos de longa latência - PEALLs (Mendel, 1989). Desde então, muitas pesquisas têm sido realizadas enfatizando o estudo do sistema auditivo em sua totalidade (periférico e central). Considerando a diferenciação funcional entre os hemisférios cerebrais, o presente estudo procurou identificar evidências eletrofisiológicas que constatem diferenciações interhemisféricas. Forma de estudo: Prospectivo clínico randomizado. Objetivo: O objetivo principal foi verificar a ocorrência de possíveis diferenciações entre os PEALLs dos hemisférios direito (Cz/A2) e esquerdo (Cz/A1) em um grupo de normoouvintes entre 8 e 18 anos de idade, por meio da análise comparativa dos registros dos PEALLs, quanto à latência e amplitude. Resultados: Não foram observadas diferenças estatisticamente significantes entre as medidas, exceto para o componente P2, na população masculina. Porém, não se pode negar a diferenciação funcional entre os hemisférios e deve-se considerar essa variável durante a realização da pesquisa dos PEALLs. Conclusão: Contudo, futuros trabalhos ainda serão necessários, com amostras maiores ou até mesmo com diferentes posicionamentos de eletrodos, a fim de verificarmos a existência ou não de evidências eletrofisiológicas que constatam essas diferenciações, garantindo a aplicação mais segura e efetiva deste método.
id ABORL-F-2_cdeb5127a241fcc0e23ad613c8b36ebb
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-72992001000500004
network_acronym_str ABORL-F-2
network_name_str Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
repository_id_str
spelling Potenciais evocados auditivos de longa latência: um estudo comparativo entre hemisférios cerebraispotenciais evocados auditivos de longa latênciapotenciais evocados relacionados a eventoshemisférios cerebraisIntrodução: A partir dos primeiros registros de atividades elétricas cerebrais (EEG) em resposta à apresentação de estímulos auditivos em seres humanos, durante a década de 30, pôde-se observar os potenciais evocados auditivos de longa latência - PEALLs (Mendel, 1989). Desde então, muitas pesquisas têm sido realizadas enfatizando o estudo do sistema auditivo em sua totalidade (periférico e central). Considerando a diferenciação funcional entre os hemisférios cerebrais, o presente estudo procurou identificar evidências eletrofisiológicas que constatem diferenciações interhemisféricas. Forma de estudo: Prospectivo clínico randomizado. Objetivo: O objetivo principal foi verificar a ocorrência de possíveis diferenciações entre os PEALLs dos hemisférios direito (Cz/A2) e esquerdo (Cz/A1) em um grupo de normoouvintes entre 8 e 18 anos de idade, por meio da análise comparativa dos registros dos PEALLs, quanto à latência e amplitude. Resultados: Não foram observadas diferenças estatisticamente significantes entre as medidas, exceto para o componente P2, na população masculina. Porém, não se pode negar a diferenciação funcional entre os hemisférios e deve-se considerar essa variável durante a realização da pesquisa dos PEALLs. Conclusão: Contudo, futuros trabalhos ainda serão necessários, com amostras maiores ou até mesmo com diferentes posicionamentos de eletrodos, a fim de verificarmos a existência ou não de evidências eletrofisiológicas que constatam essas diferenciações, garantindo a aplicação mais segura e efetiva deste método.ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial2001-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992001000500004Revista Brasileira de Otorrinolaringologia v.67 n.5 2001reponame:Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-F10.1590/S0034-72992001000500004info:eu-repo/semantics/openAccessFrizzo,Ana Claudia F.Alves,Renata P. C.Colafêmina,José F.por2002-10-10T00:00:00Zoai:scielo:S0034-72992001000500004Revistahttp://www.bjorl.org/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@sborl.org.br||revista@aborlccf.org.br1806-93120034-7299opendoar:2002-10-10T00:00Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online) - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Potenciais evocados auditivos de longa latência: um estudo comparativo entre hemisférios cerebrais
title Potenciais evocados auditivos de longa latência: um estudo comparativo entre hemisférios cerebrais
spellingShingle Potenciais evocados auditivos de longa latência: um estudo comparativo entre hemisférios cerebrais
Frizzo,Ana Claudia F.
potenciais evocados auditivos de longa latência
potenciais evocados relacionados a eventos
hemisférios cerebrais
title_short Potenciais evocados auditivos de longa latência: um estudo comparativo entre hemisférios cerebrais
title_full Potenciais evocados auditivos de longa latência: um estudo comparativo entre hemisférios cerebrais
title_fullStr Potenciais evocados auditivos de longa latência: um estudo comparativo entre hemisférios cerebrais
title_full_unstemmed Potenciais evocados auditivos de longa latência: um estudo comparativo entre hemisférios cerebrais
title_sort Potenciais evocados auditivos de longa latência: um estudo comparativo entre hemisférios cerebrais
author Frizzo,Ana Claudia F.
author_facet Frizzo,Ana Claudia F.
Alves,Renata P. C.
Colafêmina,José F.
author_role author
author2 Alves,Renata P. C.
Colafêmina,José F.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frizzo,Ana Claudia F.
Alves,Renata P. C.
Colafêmina,José F.
dc.subject.por.fl_str_mv potenciais evocados auditivos de longa latência
potenciais evocados relacionados a eventos
hemisférios cerebrais
topic potenciais evocados auditivos de longa latência
potenciais evocados relacionados a eventos
hemisférios cerebrais
description Introdução: A partir dos primeiros registros de atividades elétricas cerebrais (EEG) em resposta à apresentação de estímulos auditivos em seres humanos, durante a década de 30, pôde-se observar os potenciais evocados auditivos de longa latência - PEALLs (Mendel, 1989). Desde então, muitas pesquisas têm sido realizadas enfatizando o estudo do sistema auditivo em sua totalidade (periférico e central). Considerando a diferenciação funcional entre os hemisférios cerebrais, o presente estudo procurou identificar evidências eletrofisiológicas que constatem diferenciações interhemisféricas. Forma de estudo: Prospectivo clínico randomizado. Objetivo: O objetivo principal foi verificar a ocorrência de possíveis diferenciações entre os PEALLs dos hemisférios direito (Cz/A2) e esquerdo (Cz/A1) em um grupo de normoouvintes entre 8 e 18 anos de idade, por meio da análise comparativa dos registros dos PEALLs, quanto à latência e amplitude. Resultados: Não foram observadas diferenças estatisticamente significantes entre as medidas, exceto para o componente P2, na população masculina. Porém, não se pode negar a diferenciação funcional entre os hemisférios e deve-se considerar essa variável durante a realização da pesquisa dos PEALLs. Conclusão: Contudo, futuros trabalhos ainda serão necessários, com amostras maiores ou até mesmo com diferentes posicionamentos de eletrodos, a fim de verificarmos a existência ou não de evidências eletrofisiológicas que constatam essas diferenciações, garantindo a aplicação mais segura e efetiva deste método.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992001000500004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992001000500004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-72992001000500004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
publisher.none.fl_str_mv ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Otorrinolaringologia v.67 n.5 2001
reponame:Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-F
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-F
institution ABORL-F
reponame_str Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
collection Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online) - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@sborl.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754820956850749440