Avaliação auditiva em escolares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992002000200017 |
Resumo: | Introdução: A avaliação auditiva na faixa etária escolar é necessária para a identificação e correção precoce das alterações auditivas. Objetivos: Identificar e quantificar as alterações audiométricas mais freqüentes em escolares. Casuística e Método: Pesquisa realizada com 121 escolares da 1ª a 8ª séries, faixa etária de 7 a 14 anos no mês de novembro de 1998 na cidade de Goiânia, por médicos otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos através de exame clínico otorrinolaringológico, audiometria tonal e imitânciometria no Ambulatório de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. Resultados: Audiometrias realizadas em 242 orelhas foram encontradas: 76% (184) orelhas com audiometria dentro dos limites da normalidade e 24% (58) orelhas com audiometria alterada. As alterações audiométricas mais freqüentes foram: perda auditiva condutiva em 12% (26) sendo 8% (16) esquerdas e 4% (9) direitas, perda auditiva neurossensorial leve em 7% (15) orelhas sendo 2% (5) esquerdas e 5% (10) direitas. Imitânciometria realizada em 242 orelhas obtendo timpanometrias alteradas sendo: curva do tipo B 3% (6) e do tipo C 3% (6). Conclusão: Concluímos que as alterações auditivas que ocorrem podem prejudicar a atenção e compreensão dos escolares, sendo importante o seu diagnóstico e tratamento precoce para obtenção de um melhor rendimento escolar. |
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