Epidemiologia dos transtornos alimentares: estado atual e desenvolvimentos futuros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hay,Phillipa J
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Psychiatry (São Paulo. 1999. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462002000700004
Resumo: Os objetivos do presente trabalho foram: fornecer uma avaliação do progresso da epidemiologia na área de transtornos alimentares, desde estudos sobre incidência e prevalência até os estudos comunitários prospectivos, bem como estudos caso-controle; sintetizar o atual estado da incidência e prevalência dos transtornos alimentares; discutir os estudos epidemiológicos analíticos sobre os transtornos alimentares, enfocando estudos comunitários sobre fatores de risco e nosologia; e apontar as áreas de estudos futuros, especialmente sobre a carga social e econômica e o grau de "conhecimento sobre saúde mental" da população em geral a respeito das pessoas com transtornos alimentares. Apesar dos problemas para identificar e recrutar um número suficiente de pessoas com anorexia nervosa e os métodos variáveis de recrutamento de casos, os estudos sobre incidência e prevalência dos transtornos alimentares atingiram um consenso e em geral não corroboram uma incidência ascendente atual, exceto, possivelmente, por um pequeno aumento na anorexia nervosa em mulheres jovens. A aplicação de métodos epidemiológicos analíticos permitiu uma compreensão melhor dos fatores ambientais e genéticos, em comparação com os sociais e econômicos, quanto ao risco de desenvolvimento de transtornos alimentares, bem como ajudaram no refinamento da nosologia desses transtornos. Futuramente, a epidemiologia analítica terá potencial para responder a questões-chave sobre a natureza e os determinantes dos transtornos alimentares e para ajudar a decidir como auxiliar os que mais necessitem.
id ABP-1_17b4596e69248335ed9c98998d371529
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-44462002000700004
network_acronym_str ABP-1
network_name_str Brazilian Journal of Psychiatry (São Paulo. 1999. Online)
repository_id_str
spelling Epidemiologia dos transtornos alimentares: estado atual e desenvolvimentos futurosTranstornos alimentaresBulimia nervosaAnorexia nervosaEpidemiologiaFatores de riscoEstudos longitudinaisEstudos comunitários de classificaçãoOs objetivos do presente trabalho foram: fornecer uma avaliação do progresso da epidemiologia na área de transtornos alimentares, desde estudos sobre incidência e prevalência até os estudos comunitários prospectivos, bem como estudos caso-controle; sintetizar o atual estado da incidência e prevalência dos transtornos alimentares; discutir os estudos epidemiológicos analíticos sobre os transtornos alimentares, enfocando estudos comunitários sobre fatores de risco e nosologia; e apontar as áreas de estudos futuros, especialmente sobre a carga social e econômica e o grau de "conhecimento sobre saúde mental" da população em geral a respeito das pessoas com transtornos alimentares. Apesar dos problemas para identificar e recrutar um número suficiente de pessoas com anorexia nervosa e os métodos variáveis de recrutamento de casos, os estudos sobre incidência e prevalência dos transtornos alimentares atingiram um consenso e em geral não corroboram uma incidência ascendente atual, exceto, possivelmente, por um pequeno aumento na anorexia nervosa em mulheres jovens. A aplicação de métodos epidemiológicos analíticos permitiu uma compreensão melhor dos fatores ambientais e genéticos, em comparação com os sociais e econômicos, quanto ao risco de desenvolvimento de transtornos alimentares, bem como ajudaram no refinamento da nosologia desses transtornos. Futuramente, a epidemiologia analítica terá potencial para responder a questões-chave sobre a natureza e os determinantes dos transtornos alimentares e para ajudar a decidir como auxiliar os que mais necessitem.Associação Brasileira de Psiquiatria2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462002000700004Brazilian Journal of Psychiatry v.24 suppl.3 2002reponame:Brazilian Journal of Psychiatry (São Paulo. 1999. Online)instname:Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)instacron:ABP10.1590/S1516-44462002000700004info:eu-repo/semantics/openAccessHay,Phillipa Jpor2003-03-31T00:00:00Zoai:scielo:S1516-44462002000700004Revistahttp://www.bjp.org.br/ahead_of_print.asphttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbp@abpbrasil.org.br1809-452X1516-4446opendoar:2003-03-31T00:00Brazilian Journal of Psychiatry (São Paulo. 1999. Online) - Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)false
dc.title.none.fl_str_mv Epidemiologia dos transtornos alimentares: estado atual e desenvolvimentos futuros
title Epidemiologia dos transtornos alimentares: estado atual e desenvolvimentos futuros
spellingShingle Epidemiologia dos transtornos alimentares: estado atual e desenvolvimentos futuros
Hay,Phillipa J
Transtornos alimentares
Bulimia nervosa
Anorexia nervosa
Epidemiologia
Fatores de risco
Estudos longitudinais
Estudos comunitários de classificação
title_short Epidemiologia dos transtornos alimentares: estado atual e desenvolvimentos futuros
title_full Epidemiologia dos transtornos alimentares: estado atual e desenvolvimentos futuros
title_fullStr Epidemiologia dos transtornos alimentares: estado atual e desenvolvimentos futuros
title_full_unstemmed Epidemiologia dos transtornos alimentares: estado atual e desenvolvimentos futuros
title_sort Epidemiologia dos transtornos alimentares: estado atual e desenvolvimentos futuros
author Hay,Phillipa J
author_facet Hay,Phillipa J
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hay,Phillipa J
dc.subject.por.fl_str_mv Transtornos alimentares
Bulimia nervosa
Anorexia nervosa
Epidemiologia
Fatores de risco
Estudos longitudinais
Estudos comunitários de classificação
topic Transtornos alimentares
Bulimia nervosa
Anorexia nervosa
Epidemiologia
Fatores de risco
Estudos longitudinais
Estudos comunitários de classificação
description Os objetivos do presente trabalho foram: fornecer uma avaliação do progresso da epidemiologia na área de transtornos alimentares, desde estudos sobre incidência e prevalência até os estudos comunitários prospectivos, bem como estudos caso-controle; sintetizar o atual estado da incidência e prevalência dos transtornos alimentares; discutir os estudos epidemiológicos analíticos sobre os transtornos alimentares, enfocando estudos comunitários sobre fatores de risco e nosologia; e apontar as áreas de estudos futuros, especialmente sobre a carga social e econômica e o grau de "conhecimento sobre saúde mental" da população em geral a respeito das pessoas com transtornos alimentares. Apesar dos problemas para identificar e recrutar um número suficiente de pessoas com anorexia nervosa e os métodos variáveis de recrutamento de casos, os estudos sobre incidência e prevalência dos transtornos alimentares atingiram um consenso e em geral não corroboram uma incidência ascendente atual, exceto, possivelmente, por um pequeno aumento na anorexia nervosa em mulheres jovens. A aplicação de métodos epidemiológicos analíticos permitiu uma compreensão melhor dos fatores ambientais e genéticos, em comparação com os sociais e econômicos, quanto ao risco de desenvolvimento de transtornos alimentares, bem como ajudaram no refinamento da nosologia desses transtornos. Futuramente, a epidemiologia analítica terá potencial para responder a questões-chave sobre a natureza e os determinantes dos transtornos alimentares e para ajudar a decidir como auxiliar os que mais necessitem.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462002000700004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462002000700004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-44462002000700004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psiquiatria
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psiquiatria
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Psychiatry v.24 suppl.3 2002
reponame:Brazilian Journal of Psychiatry (São Paulo. 1999. Online)
instname:Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)
instacron:ABP
instname_str Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)
instacron_str ABP
institution ABP
reponame_str Brazilian Journal of Psychiatry (São Paulo. 1999. Online)
collection Brazilian Journal of Psychiatry (São Paulo. 1999. Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Psychiatry (São Paulo. 1999. Online) - Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)
repository.mail.fl_str_mv ||rbp@abpbrasil.org.br
_version_ 1754212552386019328