Estudo-piloto com clozapina em hospital público: resultados de um ano de acompanhamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Carlos Eduardo da Rocha e
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Pereira,Basilio de B, Rozenthal,Marcia, Elkis,Helio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Psychiatry (São Paulo. 1999. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462001000400004
Resumo: OBJETIVOS: Estudo-piloto prospectivo e naturalístico para avaliação da efetividade e segurança do uso da clozapina em pacientes esquizofrênicos crônicos resistentes, em tratamento num hospital psiquiátrico público -- Instituto Municipal Nise da Silveira, localizado no Rio de Janeiro, RJ. MÉTODO: Foram tratados com clozapina, por um período de um ano, monitorados com hemogramas semanais nas 18 primeiras semanas e mensais nas subseqüentes, nove pacientes (sete homens e duas mulheres) com média de idade de 32,8 (variação entre 23 e 49) anos e duração média da doença de 11,3 (variação entre 3 e 29) anos, com diagnóstico de esquizofrenia (CID-10). Os pacientes foram avaliados pela PANSS e BPRS na admissão, no terceiro, no sexto, no nono e no 12º mês de tratamento. Os resultados foram analisados estatisticamente pelo teste t. RESULTADOS: Ao final do primeiro ano, houve redução significativa dos valores dos sintomas positivos, negativos e de psicopatologia geral (PANSS). Quando da análise dos cinco componentes principais da PANSS (positivo, negativo, excitação, ansiedade/depressão, cognitivo), apenas o cognitivo não apresentou redução estatisticamente significativa. O escore total médio da BPRS apresentou diminuição significante após um ano. Não foram observados efeitos adversos importantes. CONCLUSÕES: Esses resultados sugerem que a clozapina, usada em programas de reabilitação psicossocial de hospitais públicos com um adequado monitoramento hematológico, é um antipsicótico seguro e efetivo, devendo ser incluída no arsenal terapêutico dos pacientes esquizofrênicos crônicos resistentes. Estudos controlados com tempo de seguimento longo e amostras maiores são necessários para determinar os benefícios da clozapina e demais novos antipsicóticos em pacientes esquizofrênicos resistentes.
id ABP-1_2e837a87c04bd101b09fd43f42d3ab95
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-44462001000400004
network_acronym_str ABP-1
network_name_str Brazilian Journal of Psychiatry (São Paulo. 1999. Online)
repository_id_str
spelling Estudo-piloto com clozapina em hospital público: resultados de um ano de acompanhamentoEsquizofreniaClozapinaResultado de tratamentoAvaliação de resultadosOBJETIVOS: Estudo-piloto prospectivo e naturalístico para avaliação da efetividade e segurança do uso da clozapina em pacientes esquizofrênicos crônicos resistentes, em tratamento num hospital psiquiátrico público -- Instituto Municipal Nise da Silveira, localizado no Rio de Janeiro, RJ. MÉTODO: Foram tratados com clozapina, por um período de um ano, monitorados com hemogramas semanais nas 18 primeiras semanas e mensais nas subseqüentes, nove pacientes (sete homens e duas mulheres) com média de idade de 32,8 (variação entre 23 e 49) anos e duração média da doença de 11,3 (variação entre 3 e 29) anos, com diagnóstico de esquizofrenia (CID-10). Os pacientes foram avaliados pela PANSS e BPRS na admissão, no terceiro, no sexto, no nono e no 12º mês de tratamento. Os resultados foram analisados estatisticamente pelo teste t. RESULTADOS: Ao final do primeiro ano, houve redução significativa dos valores dos sintomas positivos, negativos e de psicopatologia geral (PANSS). Quando da análise dos cinco componentes principais da PANSS (positivo, negativo, excitação, ansiedade/depressão, cognitivo), apenas o cognitivo não apresentou redução estatisticamente significativa. O escore total médio da BPRS apresentou diminuição significante após um ano. Não foram observados efeitos adversos importantes. CONCLUSÕES: Esses resultados sugerem que a clozapina, usada em programas de reabilitação psicossocial de hospitais públicos com um adequado monitoramento hematológico, é um antipsicótico seguro e efetivo, devendo ser incluída no arsenal terapêutico dos pacientes esquizofrênicos crônicos resistentes. Estudos controlados com tempo de seguimento longo e amostras maiores são necessários para determinar os benefícios da clozapina e demais novos antipsicóticos em pacientes esquizofrênicos resistentes.Associação Brasileira de Psiquiatria2001-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462001000400004Brazilian Journal of Psychiatry v.23 n.4 2001reponame:Brazilian Journal of Psychiatry (São Paulo. 1999. Online)instname:Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)instacron:ABP10.1590/S1516-44462001000400004info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Carlos Eduardo da Rocha ePereira,Basilio de BRozenthal,MarciaElkis,Heliopor2002-03-06T00:00:00Zoai:scielo:S1516-44462001000400004Revistahttp://www.bjp.org.br/ahead_of_print.asphttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbp@abpbrasil.org.br1809-452X1516-4446opendoar:2002-03-06T00:00Brazilian Journal of Psychiatry (São Paulo. 1999. Online) - Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo-piloto com clozapina em hospital público: resultados de um ano de acompanhamento
title Estudo-piloto com clozapina em hospital público: resultados de um ano de acompanhamento
spellingShingle Estudo-piloto com clozapina em hospital público: resultados de um ano de acompanhamento
Silva,Carlos Eduardo da Rocha e
Esquizofrenia
Clozapina
Resultado de tratamento
Avaliação de resultados
title_short Estudo-piloto com clozapina em hospital público: resultados de um ano de acompanhamento
title_full Estudo-piloto com clozapina em hospital público: resultados de um ano de acompanhamento
title_fullStr Estudo-piloto com clozapina em hospital público: resultados de um ano de acompanhamento
title_full_unstemmed Estudo-piloto com clozapina em hospital público: resultados de um ano de acompanhamento
title_sort Estudo-piloto com clozapina em hospital público: resultados de um ano de acompanhamento
author Silva,Carlos Eduardo da Rocha e
author_facet Silva,Carlos Eduardo da Rocha e
Pereira,Basilio de B
Rozenthal,Marcia
Elkis,Helio
author_role author
author2 Pereira,Basilio de B
Rozenthal,Marcia
Elkis,Helio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Carlos Eduardo da Rocha e
Pereira,Basilio de B
Rozenthal,Marcia
Elkis,Helio
dc.subject.por.fl_str_mv Esquizofrenia
Clozapina
Resultado de tratamento
Avaliação de resultados
topic Esquizofrenia
Clozapina
Resultado de tratamento
Avaliação de resultados
description OBJETIVOS: Estudo-piloto prospectivo e naturalístico para avaliação da efetividade e segurança do uso da clozapina em pacientes esquizofrênicos crônicos resistentes, em tratamento num hospital psiquiátrico público -- Instituto Municipal Nise da Silveira, localizado no Rio de Janeiro, RJ. MÉTODO: Foram tratados com clozapina, por um período de um ano, monitorados com hemogramas semanais nas 18 primeiras semanas e mensais nas subseqüentes, nove pacientes (sete homens e duas mulheres) com média de idade de 32,8 (variação entre 23 e 49) anos e duração média da doença de 11,3 (variação entre 3 e 29) anos, com diagnóstico de esquizofrenia (CID-10). Os pacientes foram avaliados pela PANSS e BPRS na admissão, no terceiro, no sexto, no nono e no 12º mês de tratamento. Os resultados foram analisados estatisticamente pelo teste t. RESULTADOS: Ao final do primeiro ano, houve redução significativa dos valores dos sintomas positivos, negativos e de psicopatologia geral (PANSS). Quando da análise dos cinco componentes principais da PANSS (positivo, negativo, excitação, ansiedade/depressão, cognitivo), apenas o cognitivo não apresentou redução estatisticamente significativa. O escore total médio da BPRS apresentou diminuição significante após um ano. Não foram observados efeitos adversos importantes. CONCLUSÕES: Esses resultados sugerem que a clozapina, usada em programas de reabilitação psicossocial de hospitais públicos com um adequado monitoramento hematológico, é um antipsicótico seguro e efetivo, devendo ser incluída no arsenal terapêutico dos pacientes esquizofrênicos crônicos resistentes. Estudos controlados com tempo de seguimento longo e amostras maiores são necessários para determinar os benefícios da clozapina e demais novos antipsicóticos em pacientes esquizofrênicos resistentes.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462001000400004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462001000400004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-44462001000400004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psiquiatria
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psiquiatria
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Psychiatry v.23 n.4 2001
reponame:Brazilian Journal of Psychiatry (São Paulo. 1999. Online)
instname:Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)
instacron:ABP
instname_str Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)
instacron_str ABP
institution ABP
reponame_str Brazilian Journal of Psychiatry (São Paulo. 1999. Online)
collection Brazilian Journal of Psychiatry (São Paulo. 1999. Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Psychiatry (São Paulo. 1999. Online) - Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)
repository.mail.fl_str_mv ||rbp@abpbrasil.org.br
_version_ 1754212552026357760