Uma revisão dos estudos latino-americanos sobre o transtorno da compulsão alimentar periódica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palavras,Marly Amorim
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Kaio,Glauber Higa, Mari,Jair de Jesus, Claudino,Angélica Medeiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Psychiatry (São Paulo. 1999. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462011000500007
Resumo: OBJETIVO: Revisar o estado de arte da literatura latino-americana sobre o transtorno da compulsão alimentar periódica. MÉTODO: Foi feita uma busca sobre estudos realizados em países latino-americanos usando-se o termo "binge eating", nas seguintes bases eletrônicas: PubMed, LILACS, SciELO e PsycINFO. O critério de inclusão foi selecionar estudos desenvolvidos com amostras latino-americanas que preencheram critérios parciais ou completos do transtorno da compulsão alimentar periódica pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais-4ª Edição. RESULTADOS: Foram rastreados 8.123 artigos e 30 preencheram o critério de inclusão (18 estudos de corte transversal, cinco ensaios clínicos, quatro relatos de casos, dois estudos de validade, um estudo de coorte). A maioria dos estudos foi conduzida no Brasil (27), um na Argentina, um na Colômbia e um na Venezuela. A prevalência de transtorno da compulsão alimentar periódica em obesos em programas para perda de peso esteve entre 16% e 51,6%. A comparação entre obesos com e sem transtorno da compulsão alimentar periódica mostrou uma maior tendência para peso mais alto, oscilação ponderal, preocupação com peso e forma corporal e associação com comorbidades psiquiátricas naqueles com transtorno da compulsão alimentar periódica. CONCLUSÃO: O transtorno da compulsão alimentar periódica mostra-se um fenômeno verificável na América Latina com características clínicas semelhantes às encontradas na literatura internacional. Esta revisão fornece subsídios para que o transtorno da compulsão alimentar periódica seja considerado uma categoria distinta de transtorno alimentar na Classificação Internacional de Doenças-11ª Edição.
id ABP-1_f73d0f633c024f207b890a2738e2489e
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-44462011000500007
network_acronym_str ABP-1
network_name_str Brazilian Journal of Psychiatry (São Paulo. 1999. Online)
repository_id_str
spelling Uma revisão dos estudos latino-americanos sobre o transtorno da compulsão alimentar periódicaTranstorno da compulsão alimentarClassificação Internacional de DoençasManual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos MentaisDiagnósticoClassificaçãoOBJETIVO: Revisar o estado de arte da literatura latino-americana sobre o transtorno da compulsão alimentar periódica. MÉTODO: Foi feita uma busca sobre estudos realizados em países latino-americanos usando-se o termo "binge eating", nas seguintes bases eletrônicas: PubMed, LILACS, SciELO e PsycINFO. O critério de inclusão foi selecionar estudos desenvolvidos com amostras latino-americanas que preencheram critérios parciais ou completos do transtorno da compulsão alimentar periódica pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais-4ª Edição. RESULTADOS: Foram rastreados 8.123 artigos e 30 preencheram o critério de inclusão (18 estudos de corte transversal, cinco ensaios clínicos, quatro relatos de casos, dois estudos de validade, um estudo de coorte). A maioria dos estudos foi conduzida no Brasil (27), um na Argentina, um na Colômbia e um na Venezuela. A prevalência de transtorno da compulsão alimentar periódica em obesos em programas para perda de peso esteve entre 16% e 51,6%. A comparação entre obesos com e sem transtorno da compulsão alimentar periódica mostrou uma maior tendência para peso mais alto, oscilação ponderal, preocupação com peso e forma corporal e associação com comorbidades psiquiátricas naqueles com transtorno da compulsão alimentar periódica. CONCLUSÃO: O transtorno da compulsão alimentar periódica mostra-se um fenômeno verificável na América Latina com características clínicas semelhantes às encontradas na literatura internacional. Esta revisão fornece subsídios para que o transtorno da compulsão alimentar periódica seja considerado uma categoria distinta de transtorno alimentar na Classificação Internacional de Doenças-11ª Edição.Associação Brasileira de Psiquiatria2011-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462011000500007Brazilian Journal of Psychiatry v.33 suppl.1 2011reponame:Brazilian Journal of Psychiatry (São Paulo. 1999. Online)instname:Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)instacron:ABP10.1590/S1516-44462011000500007info:eu-repo/semantics/openAccessPalavras,Marly AmorimKaio,Glauber HigaMari,Jair de JesusClaudino,Angélica Medeirospor2011-08-08T00:00:00Zoai:scielo:S1516-44462011000500007Revistahttp://www.bjp.org.br/ahead_of_print.asphttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbp@abpbrasil.org.br1809-452X1516-4446opendoar:2011-08-08T00:00Brazilian Journal of Psychiatry (São Paulo. 1999. Online) - Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma revisão dos estudos latino-americanos sobre o transtorno da compulsão alimentar periódica
title Uma revisão dos estudos latino-americanos sobre o transtorno da compulsão alimentar periódica
spellingShingle Uma revisão dos estudos latino-americanos sobre o transtorno da compulsão alimentar periódica
Palavras,Marly Amorim
Transtorno da compulsão alimentar
Classificação Internacional de Doenças
Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais
Diagnóstico
Classificação
title_short Uma revisão dos estudos latino-americanos sobre o transtorno da compulsão alimentar periódica
title_full Uma revisão dos estudos latino-americanos sobre o transtorno da compulsão alimentar periódica
title_fullStr Uma revisão dos estudos latino-americanos sobre o transtorno da compulsão alimentar periódica
title_full_unstemmed Uma revisão dos estudos latino-americanos sobre o transtorno da compulsão alimentar periódica
title_sort Uma revisão dos estudos latino-americanos sobre o transtorno da compulsão alimentar periódica
author Palavras,Marly Amorim
author_facet Palavras,Marly Amorim
Kaio,Glauber Higa
Mari,Jair de Jesus
Claudino,Angélica Medeiros
author_role author
author2 Kaio,Glauber Higa
Mari,Jair de Jesus
Claudino,Angélica Medeiros
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Palavras,Marly Amorim
Kaio,Glauber Higa
Mari,Jair de Jesus
Claudino,Angélica Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno da compulsão alimentar
Classificação Internacional de Doenças
Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais
Diagnóstico
Classificação
topic Transtorno da compulsão alimentar
Classificação Internacional de Doenças
Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais
Diagnóstico
Classificação
description OBJETIVO: Revisar o estado de arte da literatura latino-americana sobre o transtorno da compulsão alimentar periódica. MÉTODO: Foi feita uma busca sobre estudos realizados em países latino-americanos usando-se o termo "binge eating", nas seguintes bases eletrônicas: PubMed, LILACS, SciELO e PsycINFO. O critério de inclusão foi selecionar estudos desenvolvidos com amostras latino-americanas que preencheram critérios parciais ou completos do transtorno da compulsão alimentar periódica pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais-4ª Edição. RESULTADOS: Foram rastreados 8.123 artigos e 30 preencheram o critério de inclusão (18 estudos de corte transversal, cinco ensaios clínicos, quatro relatos de casos, dois estudos de validade, um estudo de coorte). A maioria dos estudos foi conduzida no Brasil (27), um na Argentina, um na Colômbia e um na Venezuela. A prevalência de transtorno da compulsão alimentar periódica em obesos em programas para perda de peso esteve entre 16% e 51,6%. A comparação entre obesos com e sem transtorno da compulsão alimentar periódica mostrou uma maior tendência para peso mais alto, oscilação ponderal, preocupação com peso e forma corporal e associação com comorbidades psiquiátricas naqueles com transtorno da compulsão alimentar periódica. CONCLUSÃO: O transtorno da compulsão alimentar periódica mostra-se um fenômeno verificável na América Latina com características clínicas semelhantes às encontradas na literatura internacional. Esta revisão fornece subsídios para que o transtorno da compulsão alimentar periódica seja considerado uma categoria distinta de transtorno alimentar na Classificação Internacional de Doenças-11ª Edição.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462011000500007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462011000500007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-44462011000500007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psiquiatria
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psiquiatria
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Psychiatry v.33 suppl.1 2011
reponame:Brazilian Journal of Psychiatry (São Paulo. 1999. Online)
instname:Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)
instacron:ABP
instname_str Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)
instacron_str ABP
institution ABP
reponame_str Brazilian Journal of Psychiatry (São Paulo. 1999. Online)
collection Brazilian Journal of Psychiatry (São Paulo. 1999. Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Psychiatry (São Paulo. 1999. Online) - Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)
repository.mail.fl_str_mv ||rbp@abpbrasil.org.br
_version_ 1754212555534893056