Sintomas de conteúdo religioso em pacientes psiquiátricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas,Clarissa de Rosalmeida
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Pavarin,Lilian Bianchi, Dalgalarrondo,Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Psychiatry (São Paulo. 1999. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44461999000300007
Resumo: INTRODUÇÃO: Vários trabalhos têm identificado a importância da religiosidade na vida pessoal, nas relações sociais, nas atitudes e representações relacionadas a saúde e doença, assim como na composição dos sintomas psiquiátricos. Poucos estudos empíricos em nosso meio têm investigado as relações entre religiosidade e perfil psicopatológico. OBJETIVO: O presente trabalho visa avaliar fatores socioculturais e sintomas psicopatológicos gerais associados à presença e intensidade de sintomas com conteúdos religiosos ou místicos. MÉTODO: Foram estudadas 200 internações consecutivas na unidade psiquiátrica da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). As escalas de avaliação de sintomas psicopatológicos foram: BPRS-forma expandida e o GAS, acrescentando-se um item referente a sintomas religiosos, o qual explicitamente solicitava ao avaliador que verificasse a presença e intensidade de sintomas de conteúdo religioso. O nível de significância estatística considerado foi p<0,01. RESULTADO: Sintomas religiosos com grau de intensidade moderado a muito intenso estiveram presentes em 15,7% dos casos (n=28). Não foram encontradas relações significativas entre presença e intensidade de sintomas religiosos e as seguintes variáveis socioculturais: filiação religiosa, intensidade de prática religiosa e diagnóstico psiquiátrico. Foram encontradas correlações positivas entre presença e intensidade dos sintomas religiosos e sintomas do espectro maníaco. CONCLUSÕES: O presente trabalho, embora de natureza exploratória e preliminar, sugere que se deva estudar com mais cuidado e profundidade as experiências religiosas de pacientes bipolares, particularmente a associação de vivências maníacas a vivências religiosas e místicas.
id ABP-1_fd527be0e92fe428ba01ab2bbe6c33cb
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-44461999000300007
network_acronym_str ABP-1
network_name_str Brazilian Journal of Psychiatry (São Paulo. 1999. Online)
repository_id_str
spelling Sintomas de conteúdo religioso em pacientes psiquiátricosReligiãopsicopatologiasintomas maníacosculturaINTRODUÇÃO: Vários trabalhos têm identificado a importância da religiosidade na vida pessoal, nas relações sociais, nas atitudes e representações relacionadas a saúde e doença, assim como na composição dos sintomas psiquiátricos. Poucos estudos empíricos em nosso meio têm investigado as relações entre religiosidade e perfil psicopatológico. OBJETIVO: O presente trabalho visa avaliar fatores socioculturais e sintomas psicopatológicos gerais associados à presença e intensidade de sintomas com conteúdos religiosos ou místicos. MÉTODO: Foram estudadas 200 internações consecutivas na unidade psiquiátrica da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). As escalas de avaliação de sintomas psicopatológicos foram: BPRS-forma expandida e o GAS, acrescentando-se um item referente a sintomas religiosos, o qual explicitamente solicitava ao avaliador que verificasse a presença e intensidade de sintomas de conteúdo religioso. O nível de significância estatística considerado foi p<0,01. RESULTADO: Sintomas religiosos com grau de intensidade moderado a muito intenso estiveram presentes em 15,7% dos casos (n=28). Não foram encontradas relações significativas entre presença e intensidade de sintomas religiosos e as seguintes variáveis socioculturais: filiação religiosa, intensidade de prática religiosa e diagnóstico psiquiátrico. Foram encontradas correlações positivas entre presença e intensidade dos sintomas religiosos e sintomas do espectro maníaco. CONCLUSÕES: O presente trabalho, embora de natureza exploratória e preliminar, sugere que se deva estudar com mais cuidado e profundidade as experiências religiosas de pacientes bipolares, particularmente a associação de vivências maníacas a vivências religiosas e místicas.Associação Brasileira de Psiquiatria1999-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44461999000300007Brazilian Journal of Psychiatry v.21 n.3 1999reponame:Brazilian Journal of Psychiatry (São Paulo. 1999. Online)instname:Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)instacron:ABP10.1590/S1516-44461999000300007info:eu-repo/semantics/openAccessDantas,Clarissa de RosalmeidaPavarin,Lilian BianchiDalgalarrondo,Paulopor2000-03-21T00:00:00Zoai:scielo:S1516-44461999000300007Revistahttp://www.bjp.org.br/ahead_of_print.asphttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbp@abpbrasil.org.br1809-452X1516-4446opendoar:2000-03-21T00:00Brazilian Journal of Psychiatry (São Paulo. 1999. Online) - Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sintomas de conteúdo religioso em pacientes psiquiátricos
title Sintomas de conteúdo religioso em pacientes psiquiátricos
spellingShingle Sintomas de conteúdo religioso em pacientes psiquiátricos
Dantas,Clarissa de Rosalmeida
Religião
psicopatologia
sintomas maníacos
cultura
title_short Sintomas de conteúdo religioso em pacientes psiquiátricos
title_full Sintomas de conteúdo religioso em pacientes psiquiátricos
title_fullStr Sintomas de conteúdo religioso em pacientes psiquiátricos
title_full_unstemmed Sintomas de conteúdo religioso em pacientes psiquiátricos
title_sort Sintomas de conteúdo religioso em pacientes psiquiátricos
author Dantas,Clarissa de Rosalmeida
author_facet Dantas,Clarissa de Rosalmeida
Pavarin,Lilian Bianchi
Dalgalarrondo,Paulo
author_role author
author2 Pavarin,Lilian Bianchi
Dalgalarrondo,Paulo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas,Clarissa de Rosalmeida
Pavarin,Lilian Bianchi
Dalgalarrondo,Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Religião
psicopatologia
sintomas maníacos
cultura
topic Religião
psicopatologia
sintomas maníacos
cultura
description INTRODUÇÃO: Vários trabalhos têm identificado a importância da religiosidade na vida pessoal, nas relações sociais, nas atitudes e representações relacionadas a saúde e doença, assim como na composição dos sintomas psiquiátricos. Poucos estudos empíricos em nosso meio têm investigado as relações entre religiosidade e perfil psicopatológico. OBJETIVO: O presente trabalho visa avaliar fatores socioculturais e sintomas psicopatológicos gerais associados à presença e intensidade de sintomas com conteúdos religiosos ou místicos. MÉTODO: Foram estudadas 200 internações consecutivas na unidade psiquiátrica da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). As escalas de avaliação de sintomas psicopatológicos foram: BPRS-forma expandida e o GAS, acrescentando-se um item referente a sintomas religiosos, o qual explicitamente solicitava ao avaliador que verificasse a presença e intensidade de sintomas de conteúdo religioso. O nível de significância estatística considerado foi p<0,01. RESULTADO: Sintomas religiosos com grau de intensidade moderado a muito intenso estiveram presentes em 15,7% dos casos (n=28). Não foram encontradas relações significativas entre presença e intensidade de sintomas religiosos e as seguintes variáveis socioculturais: filiação religiosa, intensidade de prática religiosa e diagnóstico psiquiátrico. Foram encontradas correlações positivas entre presença e intensidade dos sintomas religiosos e sintomas do espectro maníaco. CONCLUSÕES: O presente trabalho, embora de natureza exploratória e preliminar, sugere que se deva estudar com mais cuidado e profundidade as experiências religiosas de pacientes bipolares, particularmente a associação de vivências maníacas a vivências religiosas e místicas.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44461999000300007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44461999000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-44461999000300007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psiquiatria
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psiquiatria
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Psychiatry v.21 n.3 1999
reponame:Brazilian Journal of Psychiatry (São Paulo. 1999. Online)
instname:Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)
instacron:ABP
instname_str Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)
instacron_str ABP
institution ABP
reponame_str Brazilian Journal of Psychiatry (São Paulo. 1999. Online)
collection Brazilian Journal of Psychiatry (São Paulo. 1999. Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Psychiatry (São Paulo. 1999. Online) - Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)
repository.mail.fl_str_mv ||rbp@abpbrasil.org.br
_version_ 1754212551665647616