Campanha eleitoral no Facebook: usos, configurações e o papel atribuído a este site pelos candidatos durante as eleições municipais de 2012
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Compolítica |
Texto Completo: | https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/48 |
Resumo: | As campanhas eleitorais online vêm, ao menos desde 2004, atuando nos chamados sites de redes sociais ou social media. Facebook, Twitter e MySpace são algumas das plataformas mais populares entre partidos e candidatos em disputa eleitoral e, consequentemente, têm atraído a atenção de pesquisadores da área da comunicação política. Mundialmente mais popular dentre os três sites mencionados, o Facebook ainda possui lacunas a serem exploradas pela pesquisa acadêmica no concernente ao modo como tem sido apropriado pelas campanhas e qual o nível de integração com outros sites de redes sociais. Este artigo busca preencher essa lacuna presente na literatura ao quantificar quão extensiva foi a presença dos candidatos a prefeito em três capitais brasileiras nas eleições de 2012: São Paulo, Salvador e Manaus. Além disso, busca-se entender como se deu a atuação das campanhas nesta rede, se houve adequação dos conteúdos publicados à gramática pré-existente, mas também de que maneira ocorreu a relação com os conteúdos produzidos em outras redes. A partir dessa análise demonstramos que o Facebook cumpriu um papel central e integrador das estratégias de comunicação online das campanhas analisadas. |
id |
ABPCP-2_200ef7f6e2b50025959f1b3f75c31f2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.compolitica.ojsbrasil.com.br:article/48 |
network_acronym_str |
ABPCP-2 |
network_name_str |
Revista Compolítica |
repository_id_str |
|
spelling |
Campanha eleitoral no Facebook: usos, configurações e o papel atribuído a este site pelos candidatos durante as eleições municipais de 2012As campanhas eleitorais online vêm, ao menos desde 2004, atuando nos chamados sites de redes sociais ou social media. Facebook, Twitter e MySpace são algumas das plataformas mais populares entre partidos e candidatos em disputa eleitoral e, consequentemente, têm atraído a atenção de pesquisadores da área da comunicação política. Mundialmente mais popular dentre os três sites mencionados, o Facebook ainda possui lacunas a serem exploradas pela pesquisa acadêmica no concernente ao modo como tem sido apropriado pelas campanhas e qual o nível de integração com outros sites de redes sociais. Este artigo busca preencher essa lacuna presente na literatura ao quantificar quão extensiva foi a presença dos candidatos a prefeito em três capitais brasileiras nas eleições de 2012: São Paulo, Salvador e Manaus. Além disso, busca-se entender como se deu a atuação das campanhas nesta rede, se houve adequação dos conteúdos publicados à gramática pré-existente, mas também de que maneira ocorreu a relação com os conteúdos produzidos em outras redes. A partir dessa análise demonstramos que o Facebook cumpriu um papel central e integrador das estratégias de comunicação online das campanhas analisadas. Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política2013-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/octet-streamhttps://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/4810.21878/compolitica.2013.3.2.48Compolítica; Vol. 3 No. 2 (2013); 155-188Compolítica; v. 3 n. 2 (2013); 155-1882236-478110.21878/compolitica.2013.3.2reponame:Revista Compolíticainstname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)instacron:ABPCPporhttps://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/48/50https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/48/153Copyright (c) 2017 Compoliticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAggio, Camilo de OliveiraReis, Lucas Dos Santos2021-07-13T04:59:15Zoai:ojs2.compolitica.ojsbrasil.com.br:article/48RevistaONGhttp://compolitica.org/revista/index.php/revista/oairevista@compolitica.org2236-47812236-4781opendoar:2021-07-13T04:59:15Revista Compolítica - Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Campanha eleitoral no Facebook: usos, configurações e o papel atribuído a este site pelos candidatos durante as eleições municipais de 2012 |
title |
Campanha eleitoral no Facebook: usos, configurações e o papel atribuído a este site pelos candidatos durante as eleições municipais de 2012 |
spellingShingle |
Campanha eleitoral no Facebook: usos, configurações e o papel atribuído a este site pelos candidatos durante as eleições municipais de 2012 Aggio, Camilo de Oliveira |
title_short |
Campanha eleitoral no Facebook: usos, configurações e o papel atribuído a este site pelos candidatos durante as eleições municipais de 2012 |
title_full |
Campanha eleitoral no Facebook: usos, configurações e o papel atribuído a este site pelos candidatos durante as eleições municipais de 2012 |
title_fullStr |
Campanha eleitoral no Facebook: usos, configurações e o papel atribuído a este site pelos candidatos durante as eleições municipais de 2012 |
title_full_unstemmed |
Campanha eleitoral no Facebook: usos, configurações e o papel atribuído a este site pelos candidatos durante as eleições municipais de 2012 |
title_sort |
Campanha eleitoral no Facebook: usos, configurações e o papel atribuído a este site pelos candidatos durante as eleições municipais de 2012 |
author |
Aggio, Camilo de Oliveira |
author_facet |
Aggio, Camilo de Oliveira Reis, Lucas Dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Lucas Dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aggio, Camilo de Oliveira Reis, Lucas Dos Santos |
description |
As campanhas eleitorais online vêm, ao menos desde 2004, atuando nos chamados sites de redes sociais ou social media. Facebook, Twitter e MySpace são algumas das plataformas mais populares entre partidos e candidatos em disputa eleitoral e, consequentemente, têm atraído a atenção de pesquisadores da área da comunicação política. Mundialmente mais popular dentre os três sites mencionados, o Facebook ainda possui lacunas a serem exploradas pela pesquisa acadêmica no concernente ao modo como tem sido apropriado pelas campanhas e qual o nível de integração com outros sites de redes sociais. Este artigo busca preencher essa lacuna presente na literatura ao quantificar quão extensiva foi a presença dos candidatos a prefeito em três capitais brasileiras nas eleições de 2012: São Paulo, Salvador e Manaus. Além disso, busca-se entender como se deu a atuação das campanhas nesta rede, se houve adequação dos conteúdos publicados à gramática pré-existente, mas também de que maneira ocorreu a relação com os conteúdos produzidos em outras redes. A partir dessa análise demonstramos que o Facebook cumpriu um papel central e integrador das estratégias de comunicação online das campanhas analisadas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/48 10.21878/compolitica.2013.3.2.48 |
url |
https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/48 |
identifier_str_mv |
10.21878/compolitica.2013.3.2.48 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/48/50 https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/48/153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Compolitica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Compolitica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política |
dc.source.none.fl_str_mv |
Compolítica; Vol. 3 No. 2 (2013); 155-188 Compolítica; v. 3 n. 2 (2013); 155-188 2236-4781 10.21878/compolitica.2013.3.2 reponame:Revista Compolítica instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica) instacron:ABPCP |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica) |
instacron_str |
ABPCP |
institution |
ABPCP |
reponame_str |
Revista Compolítica |
collection |
Revista Compolítica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Compolítica - Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@compolitica.org |
_version_ |
1797049676924452864 |