Campanha eleitoral no Facebook: usos, configurações e o papel atribuí­do a este site pelos candidatos durante as eleições municipais de 2012

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aggio, Camilo de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Reis, Lucas Dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Compolítica
Texto Completo: https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/48
Resumo: As campanhas eleitorais online vêm, ao menos desde 2004, atuando nos chamados sites de redes sociais ou social media. Facebook, Twitter e MySpace são algumas das plataformas mais populares entre partidos e candidatos em disputa eleitoral e, consequentemente, têm atraído a atenção de pesquisadores da área da comunicação política. Mundialmente mais popular dentre os três sites mencionados, o Facebook ainda possui lacunas a serem exploradas pela pesquisa acadêmica no concernente ao modo como tem sido apropriado pelas campanhas e qual o nível de integração com outros sites de redes sociais. Este artigo busca preencher essa lacuna presente na literatura ao quantificar quão extensiva foi a presença dos candidatos a prefeito em três capitais brasileiras nas eleições de 2012: São Paulo, Salvador e Manaus. Além disso, busca-se entender como se deu a atuação das campanhas nesta rede, se houve adequação dos conteúdos publicados à gramática pré-existente, mas também de que maneira ocorreu a relação com os conteúdos produzidos em outras redes. A partir dessa análise demonstramos que o Facebook cumpriu um papel central e integrador das estratégias de comunicação online das campanhas analisadas. 
id ABPCP-2_200ef7f6e2b50025959f1b3f75c31f2d
oai_identifier_str oai:ojs2.compolitica.ojsbrasil.com.br:article/48
network_acronym_str ABPCP-2
network_name_str Revista Compolítica
repository_id_str
spelling Campanha eleitoral no Facebook: usos, configurações e o papel atribuí­do a este site pelos candidatos durante as eleições municipais de 2012As campanhas eleitorais online vêm, ao menos desde 2004, atuando nos chamados sites de redes sociais ou social media. Facebook, Twitter e MySpace são algumas das plataformas mais populares entre partidos e candidatos em disputa eleitoral e, consequentemente, têm atraído a atenção de pesquisadores da área da comunicação política. Mundialmente mais popular dentre os três sites mencionados, o Facebook ainda possui lacunas a serem exploradas pela pesquisa acadêmica no concernente ao modo como tem sido apropriado pelas campanhas e qual o nível de integração com outros sites de redes sociais. Este artigo busca preencher essa lacuna presente na literatura ao quantificar quão extensiva foi a presença dos candidatos a prefeito em três capitais brasileiras nas eleições de 2012: São Paulo, Salvador e Manaus. Além disso, busca-se entender como se deu a atuação das campanhas nesta rede, se houve adequação dos conteúdos publicados à gramática pré-existente, mas também de que maneira ocorreu a relação com os conteúdos produzidos em outras redes. A partir dessa análise demonstramos que o Facebook cumpriu um papel central e integrador das estratégias de comunicação online das campanhas analisadas. Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política2013-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/octet-streamhttps://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/4810.21878/compolitica.2013.3.2.48Compolítica; Vol. 3 No. 2 (2013); 155-188Compolítica; v. 3 n. 2 (2013); 155-1882236-478110.21878/compolitica.2013.3.2reponame:Revista Compolíticainstname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)instacron:ABPCPporhttps://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/48/50https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/48/153Copyright (c) 2017 Compoliticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAggio, Camilo de OliveiraReis, Lucas Dos Santos2021-07-13T04:59:15Zoai:ojs2.compolitica.ojsbrasil.com.br:article/48RevistaONGhttp://compolitica.org/revista/index.php/revista/oairevista@compolitica.org2236-47812236-4781opendoar:2021-07-13T04:59:15Revista Compolítica - Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)false
dc.title.none.fl_str_mv Campanha eleitoral no Facebook: usos, configurações e o papel atribuí­do a este site pelos candidatos durante as eleições municipais de 2012
title Campanha eleitoral no Facebook: usos, configurações e o papel atribuí­do a este site pelos candidatos durante as eleições municipais de 2012
spellingShingle Campanha eleitoral no Facebook: usos, configurações e o papel atribuí­do a este site pelos candidatos durante as eleições municipais de 2012
Aggio, Camilo de Oliveira
title_short Campanha eleitoral no Facebook: usos, configurações e o papel atribuí­do a este site pelos candidatos durante as eleições municipais de 2012
title_full Campanha eleitoral no Facebook: usos, configurações e o papel atribuí­do a este site pelos candidatos durante as eleições municipais de 2012
title_fullStr Campanha eleitoral no Facebook: usos, configurações e o papel atribuí­do a este site pelos candidatos durante as eleições municipais de 2012
title_full_unstemmed Campanha eleitoral no Facebook: usos, configurações e o papel atribuí­do a este site pelos candidatos durante as eleições municipais de 2012
title_sort Campanha eleitoral no Facebook: usos, configurações e o papel atribuí­do a este site pelos candidatos durante as eleições municipais de 2012
author Aggio, Camilo de Oliveira
author_facet Aggio, Camilo de Oliveira
Reis, Lucas Dos Santos
author_role author
author2 Reis, Lucas Dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aggio, Camilo de Oliveira
Reis, Lucas Dos Santos
description As campanhas eleitorais online vêm, ao menos desde 2004, atuando nos chamados sites de redes sociais ou social media. Facebook, Twitter e MySpace são algumas das plataformas mais populares entre partidos e candidatos em disputa eleitoral e, consequentemente, têm atraído a atenção de pesquisadores da área da comunicação política. Mundialmente mais popular dentre os três sites mencionados, o Facebook ainda possui lacunas a serem exploradas pela pesquisa acadêmica no concernente ao modo como tem sido apropriado pelas campanhas e qual o nível de integração com outros sites de redes sociais. Este artigo busca preencher essa lacuna presente na literatura ao quantificar quão extensiva foi a presença dos candidatos a prefeito em três capitais brasileiras nas eleições de 2012: São Paulo, Salvador e Manaus. Além disso, busca-se entender como se deu a atuação das campanhas nesta rede, se houve adequação dos conteúdos publicados à gramática pré-existente, mas também de que maneira ocorreu a relação com os conteúdos produzidos em outras redes. A partir dessa análise demonstramos que o Facebook cumpriu um papel central e integrador das estratégias de comunicação online das campanhas analisadas. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/48
10.21878/compolitica.2013.3.2.48
url https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/48
identifier_str_mv 10.21878/compolitica.2013.3.2.48
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/48/50
https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/48/153
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Compolitica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Compolitica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política
dc.source.none.fl_str_mv Compolítica; Vol. 3 No. 2 (2013); 155-188
Compolítica; v. 3 n. 2 (2013); 155-188
2236-4781
10.21878/compolitica.2013.3.2
reponame:Revista Compolítica
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)
instacron:ABPCP
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)
instacron_str ABPCP
institution ABPCP
reponame_str Revista Compolítica
collection Revista Compolítica
repository.name.fl_str_mv Revista Compolítica - Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)
repository.mail.fl_str_mv revista@compolitica.org
_version_ 1797049676924452864