Produção da campanha "Voto limpo": atores e protagonistas nas eleições municipais de 2012

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaia, Vera
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Chagas, Genira, Fernandes, Carla Montuori
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Compolítica
Texto Completo: https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/66
Resumo: O Superior Tribunal Federal (STF) considerou válida, a partir das eleições municipais de 2012, a Lei n. 135 de 2010 ou Lei da Ficha Limpa. Em função desse novo instrumento jurídico, este texto propõe um retrospecto da ação da Justiça Eleitoral na governança dos processos, mostrando a importância do órgão na institucionalização da Ficha Limpa e como esse novo mecanismo passou a influenciar os pleitos. Na eleição de 2012 a lei foi utilizada como recurso de comunicação para produzir a campanha “Voto Limpo”. Este texto também sugere uma discussão sobre a campanha e, dessa forma, busca contribuir para evidenciar os efeitos de sentido criados pelas peças publicitárias. Com este movimento multidisciplinar o artigo reafirma o STF e o TSE como instituições consolidadas no papel da governança eleitoral, além da ação do eleitor no avanço do processo democrático.
id ABPCP-2_84de811633e5ac7a3117adaba2d675d6
oai_identifier_str oai:ojs2.compolitica.ojsbrasil.com.br:article/66
network_acronym_str ABPCP-2
network_name_str Revista Compolítica
repository_id_str
spelling Produção da campanha "Voto limpo": atores e protagonistas nas eleições municipais de 2012O Superior Tribunal Federal (STF) considerou válida, a partir das eleições municipais de 2012, a Lei n. 135 de 2010 ou Lei da Ficha Limpa. Em função desse novo instrumento jurídico, este texto propõe um retrospecto da ação da Justiça Eleitoral na governança dos processos, mostrando a importância do órgão na institucionalização da Ficha Limpa e como esse novo mecanismo passou a influenciar os pleitos. Na eleição de 2012 a lei foi utilizada como recurso de comunicação para produzir a campanha “Voto Limpo”. Este texto também sugere uma discussão sobre a campanha e, dessa forma, busca contribuir para evidenciar os efeitos de sentido criados pelas peças publicitárias. Com este movimento multidisciplinar o artigo reafirma o STF e o TSE como instituições consolidadas no papel da governança eleitoral, além da ação do eleitor no avanço do processo democrático.Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política2015-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/6610.21878/compolitica.2014.4.2.66Compolítica; Vol. 4 No. 2 (2014); 5-26Compolítica; v. 4 n. 2 (2014); 5-262236-478110.21878/compolitica.2014.4.2reponame:Revista Compolíticainstname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)instacron:ABPCPporhttps://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/66/69Copyright (c) 2017 Compoliticainfo:eu-repo/semantics/openAccessChaia, VeraChagas, GeniraFernandes, Carla Montuori2021-07-13T04:59:07Zoai:ojs2.compolitica.ojsbrasil.com.br:article/66RevistaONGhttp://compolitica.org/revista/index.php/revista/oairevista@compolitica.org2236-47812236-4781opendoar:2021-07-13T04:59:07Revista Compolítica - Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção da campanha "Voto limpo": atores e protagonistas nas eleições municipais de 2012
title Produção da campanha "Voto limpo": atores e protagonistas nas eleições municipais de 2012
spellingShingle Produção da campanha "Voto limpo": atores e protagonistas nas eleições municipais de 2012
Chaia, Vera
title_short Produção da campanha "Voto limpo": atores e protagonistas nas eleições municipais de 2012
title_full Produção da campanha "Voto limpo": atores e protagonistas nas eleições municipais de 2012
title_fullStr Produção da campanha "Voto limpo": atores e protagonistas nas eleições municipais de 2012
title_full_unstemmed Produção da campanha "Voto limpo": atores e protagonistas nas eleições municipais de 2012
title_sort Produção da campanha "Voto limpo": atores e protagonistas nas eleições municipais de 2012
author Chaia, Vera
author_facet Chaia, Vera
Chagas, Genira
Fernandes, Carla Montuori
author_role author
author2 Chagas, Genira
Fernandes, Carla Montuori
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaia, Vera
Chagas, Genira
Fernandes, Carla Montuori
description O Superior Tribunal Federal (STF) considerou válida, a partir das eleições municipais de 2012, a Lei n. 135 de 2010 ou Lei da Ficha Limpa. Em função desse novo instrumento jurídico, este texto propõe um retrospecto da ação da Justiça Eleitoral na governança dos processos, mostrando a importância do órgão na institucionalização da Ficha Limpa e como esse novo mecanismo passou a influenciar os pleitos. Na eleição de 2012 a lei foi utilizada como recurso de comunicação para produzir a campanha “Voto Limpo”. Este texto também sugere uma discussão sobre a campanha e, dessa forma, busca contribuir para evidenciar os efeitos de sentido criados pelas peças publicitárias. Com este movimento multidisciplinar o artigo reafirma o STF e o TSE como instituições consolidadas no papel da governança eleitoral, além da ação do eleitor no avanço do processo democrático.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/66
10.21878/compolitica.2014.4.2.66
url https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/66
identifier_str_mv 10.21878/compolitica.2014.4.2.66
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/66/69
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Compolitica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Compolitica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política
dc.source.none.fl_str_mv Compolítica; Vol. 4 No. 2 (2014); 5-26
Compolítica; v. 4 n. 2 (2014); 5-26
2236-4781
10.21878/compolitica.2014.4.2
reponame:Revista Compolítica
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)
instacron:ABPCP
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)
instacron_str ABPCP
institution ABPCP
reponame_str Revista Compolítica
collection Revista Compolítica
repository.name.fl_str_mv Revista Compolítica - Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)
repository.mail.fl_str_mv revista@compolitica.org
_version_ 1797049676944375809