Eleitor, que cidadão é esse? A representação do sujeito-povo nas propagandas televisivas presidenciais de 2006
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Compolítica |
Texto Completo: | https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/40 |
Resumo: | Ao presente trabalho interessa identificar e analisar na propaganda televisiva das coligações com melhores resultados nas urnas nas eleições presidenciais de 2006, no primeiro turno, os elementos que dizem quem é o sujeito, na visão dos atores políticos (partido/candidato), para o qual os discursos são dirigidos. Trata-se de propor uma reflexão sobre o tema, pautada no seguinte questionamento: em que medida a “construção” da imagem do eleitor nas propagandas se aproxima ou não à de um eleitor cidadão? A hipótese é que a maneira como o sujeito-eleitor é representado nas campanhas desfavorece a sua condição de cidadão. São objeto de estudo o universo das propagandas das coligações A Força do Povo (PT/PRB/PCdoB), Por um Brasil Decente (PSDB/PFL) e Frente de Esquerda (PSOL/PSTU/PCB). |
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Eleitor, que cidadão é esse? A representação do sujeito-povo nas propagandas televisivas presidenciais de 2006Ao presente trabalho interessa identificar e analisar na propaganda televisiva das coligações com melhores resultados nas urnas nas eleições presidenciais de 2006, no primeiro turno, os elementos que dizem quem é o sujeito, na visão dos atores políticos (partido/candidato), para o qual os discursos são dirigidos. Trata-se de propor uma reflexão sobre o tema, pautada no seguinte questionamento: em que medida a “construção” da imagem do eleitor nas propagandas se aproxima ou não à de um eleitor cidadão? A hipótese é que a maneira como o sujeito-eleitor é representado nas campanhas desfavorece a sua condição de cidadão. São objeto de estudo o universo das propagandas das coligações A Força do Povo (PT/PRB/PCdoB), Por um Brasil Decente (PSDB/PFL) e Frente de Esquerda (PSOL/PSTU/PCB). Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política2013-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/4010.21878/compolitica.2013.3.1.40Compolítica; Vol. 3 No. 1 (2013); 95-114Compolítica; v. 3 n. 1 (2013); 95-1142236-478110.21878/compolitica.2013.3.1reponame:Revista Compolíticainstname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)instacron:ABPCPporhttps://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/40/40Copyright (c) 2017 Compoliticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, DanielaBorges, Thiago2021-07-13T04:59:20Zoai:ojs2.compolitica.ojsbrasil.com.br:article/40RevistaONGhttp://compolitica.org/revista/index.php/revista/oairevista@compolitica.org2236-47812236-4781opendoar:2021-07-13T04:59:20Revista Compolítica - Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)false |
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