O que interessa ao público nos portais informativos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cervi, Emerson Urizzi
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Massuchin, Michele Goulart
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Compolítica
Texto Completo: https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/47
Resumo: O artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada durante o período eleitoral de 2012 que pretende identificar as notícias mais acessadas nos grandes portais informativos brasileiros e o lugar ocupado pelo tema política no interesse do público. Para a análise trabalha-se com 1142 notícias que estiveram presentes diariamente na seção “mais lida do dia” de cinco portais: Folha.com, UOL, Terra, O Globo e G1. Como aponta Shoemaker et al. (2000) ao observar as notícias mais lidas, é possível perceber o perfil dos veículos já que eles se adaptam ao conteúdo que interessa ao público. A metodologia utilizada é quantitativa de análise de conteúdo e para desenvolver este artigo trabalha-se com duas hipóteses centrais: 1) os portais apresentam diferentes perfis, sendo que nem todos possuem a temática política como central; 2) nos portais onde o tema política se destaca entre os mais lidos, o interesse do leitor se dá por algum tema específico e não há crescimento contínuo.
id ABPCP-2_a1c477455819f6dbde9ee70fd677ae6a
oai_identifier_str oai:ojs2.compolitica.ojsbrasil.com.br:article/47
network_acronym_str ABPCP-2
network_name_str Revista Compolítica
repository_id_str
spelling O que interessa ao público nos portais informativos?O artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada durante o período eleitoral de 2012 que pretende identificar as notícias mais acessadas nos grandes portais informativos brasileiros e o lugar ocupado pelo tema política no interesse do público. Para a análise trabalha-se com 1142 notícias que estiveram presentes diariamente na seção “mais lida do dia” de cinco portais: Folha.com, UOL, Terra, O Globo e G1. Como aponta Shoemaker et al. (2000) ao observar as notícias mais lidas, é possível perceber o perfil dos veículos já que eles se adaptam ao conteúdo que interessa ao público. A metodologia utilizada é quantitativa de análise de conteúdo e para desenvolver este artigo trabalha-se com duas hipóteses centrais: 1) os portais apresentam diferentes perfis, sendo que nem todos possuem a temática política como central; 2) nos portais onde o tema política se destaca entre os mais lidos, o interesse do leitor se dá por algum tema específico e não há crescimento contínuo.Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política2013-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/4710.21878/compolitica.2013.3.2.47Compolítica; Vol. 3 No. 2 (2013); 123-154Compolítica; v. 3 n. 2 (2013); 123-1542236-478110.21878/compolitica.2013.3.2reponame:Revista Compolíticainstname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)instacron:ABPCPporhttps://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/47/49Copyright (c) 2017 Compoliticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCervi, Emerson UrizziMassuchin, Michele Goulart2021-07-13T04:59:16Zoai:ojs2.compolitica.ojsbrasil.com.br:article/47RevistaONGhttp://compolitica.org/revista/index.php/revista/oairevista@compolitica.org2236-47812236-4781opendoar:2021-07-13T04:59:16Revista Compolítica - Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)false
dc.title.none.fl_str_mv O que interessa ao público nos portais informativos?
title O que interessa ao público nos portais informativos?
spellingShingle O que interessa ao público nos portais informativos?
Cervi, Emerson Urizzi
title_short O que interessa ao público nos portais informativos?
title_full O que interessa ao público nos portais informativos?
title_fullStr O que interessa ao público nos portais informativos?
title_full_unstemmed O que interessa ao público nos portais informativos?
title_sort O que interessa ao público nos portais informativos?
author Cervi, Emerson Urizzi
author_facet Cervi, Emerson Urizzi
Massuchin, Michele Goulart
author_role author
author2 Massuchin, Michele Goulart
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cervi, Emerson Urizzi
Massuchin, Michele Goulart
description O artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada durante o período eleitoral de 2012 que pretende identificar as notícias mais acessadas nos grandes portais informativos brasileiros e o lugar ocupado pelo tema política no interesse do público. Para a análise trabalha-se com 1142 notícias que estiveram presentes diariamente na seção “mais lida do dia” de cinco portais: Folha.com, UOL, Terra, O Globo e G1. Como aponta Shoemaker et al. (2000) ao observar as notícias mais lidas, é possível perceber o perfil dos veículos já que eles se adaptam ao conteúdo que interessa ao público. A metodologia utilizada é quantitativa de análise de conteúdo e para desenvolver este artigo trabalha-se com duas hipóteses centrais: 1) os portais apresentam diferentes perfis, sendo que nem todos possuem a temática política como central; 2) nos portais onde o tema política se destaca entre os mais lidos, o interesse do leitor se dá por algum tema específico e não há crescimento contínuo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/47
10.21878/compolitica.2013.3.2.47
url https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/47
identifier_str_mv 10.21878/compolitica.2013.3.2.47
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/47/49
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Compolitica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Compolitica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política
dc.source.none.fl_str_mv Compolítica; Vol. 3 No. 2 (2013); 123-154
Compolítica; v. 3 n. 2 (2013); 123-154
2236-4781
10.21878/compolitica.2013.3.2
reponame:Revista Compolítica
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)
instacron:ABPCP
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)
instacron_str ABPCP
institution ABPCP
reponame_str Revista Compolítica
collection Revista Compolítica
repository.name.fl_str_mv Revista Compolítica - Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)
repository.mail.fl_str_mv revista@compolitica.org
_version_ 1797049676923404288