Proposta de uma Gramática Visual para Descrição e Análise Composicional de Vídeos Digitais em Línguas de Sinais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROSADO,Luiz Alexandre da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: TAVEIRA,Cristiane Correia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382019000300355
Resumo: RESUMO Com o advento da produção e ampla circulação de vídeos por meio da internet, os surdos ganharam um espaço novo e independente para expressão cultural, formando, nos últimos 20 anos, acervos digitais que configuram materialmente uma surdo-memória em línguas de sinais. Assim sendo, este artigo apresenta o mapeamento e a proposta de uma gramática visual para os vídeos didáticos e acadêmicos-culturais em línguas de sinais que circulam hoje em repositórios digitais, em especial o YouTube. O objetivo deste estudo é duplo: conceber uma representação icônica para os artefatos produzidos pela/para a comunidade surda no formato vídeo e apresentar um catálogo inicial de soluções visuais capturadas dessas produções, sistematizando-as para futuros autores e criadores de conteúdos. Metodologicamente, focamos na abordagem composicional utilizada na análise de 24 produções selecionadas e estudadas por nosso grupo de pesquisa ao longo do biênio 2017-2018. Como resultado do estudo, definimos sete elementos basilares constituintes e um conjunto de variações e relações possíveis entre eles, tomando por empréstimo e inspiração categorias inicialmente apresentadas por teóricos da imagem e das artes visuais, em especial Arnheim, Dondis e Leborg.
id ABPEE-1_049c00139db5e5180ae551e271a49446
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382019000300355
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Proposta de uma Gramática Visual para Descrição e Análise Composicional de Vídeos Digitais em Línguas de SinaisGramática visualAnálise composicionalVídeo digitalLínguas de sinaisSurdosRESUMO Com o advento da produção e ampla circulação de vídeos por meio da internet, os surdos ganharam um espaço novo e independente para expressão cultural, formando, nos últimos 20 anos, acervos digitais que configuram materialmente uma surdo-memória em línguas de sinais. Assim sendo, este artigo apresenta o mapeamento e a proposta de uma gramática visual para os vídeos didáticos e acadêmicos-culturais em línguas de sinais que circulam hoje em repositórios digitais, em especial o YouTube. O objetivo deste estudo é duplo: conceber uma representação icônica para os artefatos produzidos pela/para a comunidade surda no formato vídeo e apresentar um catálogo inicial de soluções visuais capturadas dessas produções, sistematizando-as para futuros autores e criadores de conteúdos. Metodologicamente, focamos na abordagem composicional utilizada na análise de 24 produções selecionadas e estudadas por nosso grupo de pesquisa ao longo do biênio 2017-2018. Como resultado do estudo, definimos sete elementos basilares constituintes e um conjunto de variações e relações possíveis entre eles, tomando por empréstimo e inspiração categorias inicialmente apresentadas por teóricos da imagem e das artes visuais, em especial Arnheim, Dondis e Leborg.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2019-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382019000300355Revista Brasileira de Educação Especial v.25 n.3 2019reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/s1413-65382519000300001info:eu-repo/semantics/openAccessROSADO,Luiz Alexandre da SilvaTAVEIRA,Cristiane Correiapor2019-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382019000300355Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2019-09-10T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de uma Gramática Visual para Descrição e Análise Composicional de Vídeos Digitais em Línguas de Sinais
title Proposta de uma Gramática Visual para Descrição e Análise Composicional de Vídeos Digitais em Línguas de Sinais
spellingShingle Proposta de uma Gramática Visual para Descrição e Análise Composicional de Vídeos Digitais em Línguas de Sinais
ROSADO,Luiz Alexandre da Silva
Gramática visual
Análise composicional
Vídeo digital
Línguas de sinais
Surdos
title_short Proposta de uma Gramática Visual para Descrição e Análise Composicional de Vídeos Digitais em Línguas de Sinais
title_full Proposta de uma Gramática Visual para Descrição e Análise Composicional de Vídeos Digitais em Línguas de Sinais
title_fullStr Proposta de uma Gramática Visual para Descrição e Análise Composicional de Vídeos Digitais em Línguas de Sinais
title_full_unstemmed Proposta de uma Gramática Visual para Descrição e Análise Composicional de Vídeos Digitais em Línguas de Sinais
title_sort Proposta de uma Gramática Visual para Descrição e Análise Composicional de Vídeos Digitais em Línguas de Sinais
author ROSADO,Luiz Alexandre da Silva
author_facet ROSADO,Luiz Alexandre da Silva
TAVEIRA,Cristiane Correia
author_role author
author2 TAVEIRA,Cristiane Correia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ROSADO,Luiz Alexandre da Silva
TAVEIRA,Cristiane Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Gramática visual
Análise composicional
Vídeo digital
Línguas de sinais
Surdos
topic Gramática visual
Análise composicional
Vídeo digital
Línguas de sinais
Surdos
description RESUMO Com o advento da produção e ampla circulação de vídeos por meio da internet, os surdos ganharam um espaço novo e independente para expressão cultural, formando, nos últimos 20 anos, acervos digitais que configuram materialmente uma surdo-memória em línguas de sinais. Assim sendo, este artigo apresenta o mapeamento e a proposta de uma gramática visual para os vídeos didáticos e acadêmicos-culturais em línguas de sinais que circulam hoje em repositórios digitais, em especial o YouTube. O objetivo deste estudo é duplo: conceber uma representação icônica para os artefatos produzidos pela/para a comunidade surda no formato vídeo e apresentar um catálogo inicial de soluções visuais capturadas dessas produções, sistematizando-as para futuros autores e criadores de conteúdos. Metodologicamente, focamos na abordagem composicional utilizada na análise de 24 produções selecionadas e estudadas por nosso grupo de pesquisa ao longo do biênio 2017-2018. Como resultado do estudo, definimos sete elementos basilares constituintes e um conjunto de variações e relações possíveis entre eles, tomando por empréstimo e inspiração categorias inicialmente apresentadas por teóricos da imagem e das artes visuais, em especial Arnheim, Dondis e Leborg.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382019000300355
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382019000300355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-65382519000300001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.25 n.3 2019
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212574689230848