Correlações entre a Participação Ocupacional, Independência e Cognição em Adultos com Deficiência Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de educação especial (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382021000100316 |
Resumo: | RESUMO: A participação ocupacional é uma questão crucial para a atenção à pessoa com deficiência e caracteriza-se pelo grau de participação de uma pessoa em várias ocupações, tais como as de autocuidado, trabalho, escola, lazer, dentre outras. O objetivo deste estudo foi, assim, verificar se a participação ocupacional avaliada pelo Model of Human Occupation Screening Tool (MOHOST Brasil) apresenta correlações com as medidas de independência funcional e de cognição em adultos com deficiências. Foram avaliadas 41 pessoas com deficiência física usando o MOHOST Brasil, a Medida de Independência Funcional (MIF) e o Mini Exame do Estado Mental (MEEM). A subescala motora da MIF apresentou correlação moderada com o fator de habilidades motoras MOHOST (r 0,586 p = 0,001). O item "Linguagem e práxis" do MEEM apresentou correlação moderada com o fator "habilidades de processo" do MOHOST (r 0,573 p = 0,001). As correlações entre o MOHOST e a MIF e entre o MOHOST e o MEEM mostram que há relação entre as dimensões de participação, desempenho e habilidades, confirmando que o MOHOST é útil para avaliar a participação ocupacional de pessoas com deficiências físicas. Conclui-se também que o MOHOST pode fornecer dados que possam contribuir para o planejamento de intervenções que estimulem a participação ocupacional em diferentes papéis no âmbito da Terapia Ocupacional e na sua inferface com a Educação Especial. |
id |
ABPEE-1_0e247b174e4d4672c27559d14dd4dff7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-65382021000100316 |
network_acronym_str |
ABPEE-1 |
network_name_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Correlações entre a Participação Ocupacional, Independência e Cognição em Adultos com Deficiência FísicaOcupaçõesAvaliação de resultados de intervenções terapêuticasPrática clínica baseada em evidênciasTerapia OcupacionalEducação EspecialRESUMO: A participação ocupacional é uma questão crucial para a atenção à pessoa com deficiência e caracteriza-se pelo grau de participação de uma pessoa em várias ocupações, tais como as de autocuidado, trabalho, escola, lazer, dentre outras. O objetivo deste estudo foi, assim, verificar se a participação ocupacional avaliada pelo Model of Human Occupation Screening Tool (MOHOST Brasil) apresenta correlações com as medidas de independência funcional e de cognição em adultos com deficiências. Foram avaliadas 41 pessoas com deficiência física usando o MOHOST Brasil, a Medida de Independência Funcional (MIF) e o Mini Exame do Estado Mental (MEEM). A subescala motora da MIF apresentou correlação moderada com o fator de habilidades motoras MOHOST (r 0,586 p = 0,001). O item "Linguagem e práxis" do MEEM apresentou correlação moderada com o fator "habilidades de processo" do MOHOST (r 0,573 p = 0,001). As correlações entre o MOHOST e a MIF e entre o MOHOST e o MEEM mostram que há relação entre as dimensões de participação, desempenho e habilidades, confirmando que o MOHOST é útil para avaliar a participação ocupacional de pessoas com deficiências físicas. Conclui-se também que o MOHOST pode fornecer dados que possam contribuir para o planejamento de intervenções que estimulem a participação ocupacional em diferentes papéis no âmbito da Terapia Ocupacional e na sua inferface com a Educação Especial.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382021000100316Revista Brasileira de Educação Especial v.27 2021reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/1980-54702021v27e0162info:eu-repo/semantics/openAccessCRUZ,Daniel Marinho Cezar daPARKINSON,SueCARRIJO,Débora Couto de MeloCOSTA,Jacqueline DenubilaFACHIN-MARTINS,EmersonMANZINI,Mariana GurianPFEIFER,Luzia Iarapor2021-03-17T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382021000100316Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2021-03-17T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Correlações entre a Participação Ocupacional, Independência e Cognição em Adultos com Deficiência Física |
title |
Correlações entre a Participação Ocupacional, Independência e Cognição em Adultos com Deficiência Física |
spellingShingle |
Correlações entre a Participação Ocupacional, Independência e Cognição em Adultos com Deficiência Física CRUZ,Daniel Marinho Cezar da Ocupações Avaliação de resultados de intervenções terapêuticas Prática clínica baseada em evidências Terapia Ocupacional Educação Especial |
title_short |
Correlações entre a Participação Ocupacional, Independência e Cognição em Adultos com Deficiência Física |
title_full |
Correlações entre a Participação Ocupacional, Independência e Cognição em Adultos com Deficiência Física |
title_fullStr |
Correlações entre a Participação Ocupacional, Independência e Cognição em Adultos com Deficiência Física |
title_full_unstemmed |
Correlações entre a Participação Ocupacional, Independência e Cognição em Adultos com Deficiência Física |
title_sort |
Correlações entre a Participação Ocupacional, Independência e Cognição em Adultos com Deficiência Física |
author |
CRUZ,Daniel Marinho Cezar da |
author_facet |
CRUZ,Daniel Marinho Cezar da PARKINSON,Sue CARRIJO,Débora Couto de Melo COSTA,Jacqueline Denubila FACHIN-MARTINS,Emerson MANZINI,Mariana Gurian PFEIFER,Luzia Iara |
author_role |
author |
author2 |
PARKINSON,Sue CARRIJO,Débora Couto de Melo COSTA,Jacqueline Denubila FACHIN-MARTINS,Emerson MANZINI,Mariana Gurian PFEIFER,Luzia Iara |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CRUZ,Daniel Marinho Cezar da PARKINSON,Sue CARRIJO,Débora Couto de Melo COSTA,Jacqueline Denubila FACHIN-MARTINS,Emerson MANZINI,Mariana Gurian PFEIFER,Luzia Iara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ocupações Avaliação de resultados de intervenções terapêuticas Prática clínica baseada em evidências Terapia Ocupacional Educação Especial |
topic |
Ocupações Avaliação de resultados de intervenções terapêuticas Prática clínica baseada em evidências Terapia Ocupacional Educação Especial |
description |
RESUMO: A participação ocupacional é uma questão crucial para a atenção à pessoa com deficiência e caracteriza-se pelo grau de participação de uma pessoa em várias ocupações, tais como as de autocuidado, trabalho, escola, lazer, dentre outras. O objetivo deste estudo foi, assim, verificar se a participação ocupacional avaliada pelo Model of Human Occupation Screening Tool (MOHOST Brasil) apresenta correlações com as medidas de independência funcional e de cognição em adultos com deficiências. Foram avaliadas 41 pessoas com deficiência física usando o MOHOST Brasil, a Medida de Independência Funcional (MIF) e o Mini Exame do Estado Mental (MEEM). A subescala motora da MIF apresentou correlação moderada com o fator de habilidades motoras MOHOST (r 0,586 p = 0,001). O item "Linguagem e práxis" do MEEM apresentou correlação moderada com o fator "habilidades de processo" do MOHOST (r 0,573 p = 0,001). As correlações entre o MOHOST e a MIF e entre o MOHOST e o MEEM mostram que há relação entre as dimensões de participação, desempenho e habilidades, confirmando que o MOHOST é útil para avaliar a participação ocupacional de pessoas com deficiências físicas. Conclui-se também que o MOHOST pode fornecer dados que possam contribuir para o planejamento de intervenções que estimulem a participação ocupacional em diferentes papéis no âmbito da Terapia Ocupacional e na sua inferface com a Educação Especial. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382021000100316 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382021000100316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1980-54702021v27e0162 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Especial v.27 2021 reponame:Revista brasileira de educação especial (Online) instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) instacron:ABPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
instacron_str |
ABPEE |
institution |
ABPEE |
reponame_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
collection |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@abpee.net |
_version_ |
1754212575045746688 |