Correlações entre a Participação Ocupacional, Independência e Cognição em Adultos com Deficiência Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRUZ,Daniel Marinho Cezar da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: PARKINSON,Sue, CARRIJO,Débora Couto de Melo, COSTA,Jacqueline Denubila, FACHIN-MARTINS,Emerson, MANZINI,Mariana Gurian, PFEIFER,Luzia Iara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382021000100316
Resumo: RESUMO: A participação ocupacional é uma questão crucial para a atenção à pessoa com deficiência e caracteriza-se pelo grau de participação de uma pessoa em várias ocupações, tais como as de autocuidado, trabalho, escola, lazer, dentre outras. O objetivo deste estudo foi, assim, verificar se a participação ocupacional avaliada pelo Model of Human Occupation Screening Tool (MOHOST Brasil) apresenta correlações com as medidas de independência funcional e de cognição em adultos com deficiências. Foram avaliadas 41 pessoas com deficiência física usando o MOHOST Brasil, a Medida de Independência Funcional (MIF) e o Mini Exame do Estado Mental (MEEM). A subescala motora da MIF apresentou correlação moderada com o fator de habilidades motoras MOHOST (r 0,586 p = 0,001). O item "Linguagem e práxis" do MEEM apresentou correlação moderada com o fator "habilidades de processo" do MOHOST (r 0,573 p = 0,001). As correlações entre o MOHOST e a MIF e entre o MOHOST e o MEEM mostram que há relação entre as dimensões de participação, desempenho e habilidades, confirmando que o MOHOST é útil para avaliar a participação ocupacional de pessoas com deficiências físicas. Conclui-se também que o MOHOST pode fornecer dados que possam contribuir para o planejamento de intervenções que estimulem a participação ocupacional em diferentes papéis no âmbito da Terapia Ocupacional e na sua inferface com a Educação Especial.
id ABPEE-1_0e247b174e4d4672c27559d14dd4dff7
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382021000100316
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Correlações entre a Participação Ocupacional, Independência e Cognição em Adultos com Deficiência FísicaOcupaçõesAvaliação de resultados de intervenções terapêuticasPrática clínica baseada em evidênciasTerapia OcupacionalEducação EspecialRESUMO: A participação ocupacional é uma questão crucial para a atenção à pessoa com deficiência e caracteriza-se pelo grau de participação de uma pessoa em várias ocupações, tais como as de autocuidado, trabalho, escola, lazer, dentre outras. O objetivo deste estudo foi, assim, verificar se a participação ocupacional avaliada pelo Model of Human Occupation Screening Tool (MOHOST Brasil) apresenta correlações com as medidas de independência funcional e de cognição em adultos com deficiências. Foram avaliadas 41 pessoas com deficiência física usando o MOHOST Brasil, a Medida de Independência Funcional (MIF) e o Mini Exame do Estado Mental (MEEM). A subescala motora da MIF apresentou correlação moderada com o fator de habilidades motoras MOHOST (r 0,586 p = 0,001). O item "Linguagem e práxis" do MEEM apresentou correlação moderada com o fator "habilidades de processo" do MOHOST (r 0,573 p = 0,001). As correlações entre o MOHOST e a MIF e entre o MOHOST e o MEEM mostram que há relação entre as dimensões de participação, desempenho e habilidades, confirmando que o MOHOST é útil para avaliar a participação ocupacional de pessoas com deficiências físicas. Conclui-se também que o MOHOST pode fornecer dados que possam contribuir para o planejamento de intervenções que estimulem a participação ocupacional em diferentes papéis no âmbito da Terapia Ocupacional e na sua inferface com a Educação Especial.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382021000100316Revista Brasileira de Educação Especial v.27 2021reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/1980-54702021v27e0162info:eu-repo/semantics/openAccessCRUZ,Daniel Marinho Cezar daPARKINSON,SueCARRIJO,Débora Couto de MeloCOSTA,Jacqueline DenubilaFACHIN-MARTINS,EmersonMANZINI,Mariana GurianPFEIFER,Luzia Iarapor2021-03-17T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382021000100316Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2021-03-17T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Correlações entre a Participação Ocupacional, Independência e Cognição em Adultos com Deficiência Física
title Correlações entre a Participação Ocupacional, Independência e Cognição em Adultos com Deficiência Física
spellingShingle Correlações entre a Participação Ocupacional, Independência e Cognição em Adultos com Deficiência Física
CRUZ,Daniel Marinho Cezar da
Ocupações
Avaliação de resultados de intervenções terapêuticas
Prática clínica baseada em evidências
Terapia Ocupacional
Educação Especial
title_short Correlações entre a Participação Ocupacional, Independência e Cognição em Adultos com Deficiência Física
title_full Correlações entre a Participação Ocupacional, Independência e Cognição em Adultos com Deficiência Física
title_fullStr Correlações entre a Participação Ocupacional, Independência e Cognição em Adultos com Deficiência Física
title_full_unstemmed Correlações entre a Participação Ocupacional, Independência e Cognição em Adultos com Deficiência Física
title_sort Correlações entre a Participação Ocupacional, Independência e Cognição em Adultos com Deficiência Física
author CRUZ,Daniel Marinho Cezar da
author_facet CRUZ,Daniel Marinho Cezar da
PARKINSON,Sue
CARRIJO,Débora Couto de Melo
COSTA,Jacqueline Denubila
FACHIN-MARTINS,Emerson
MANZINI,Mariana Gurian
PFEIFER,Luzia Iara
author_role author
author2 PARKINSON,Sue
CARRIJO,Débora Couto de Melo
COSTA,Jacqueline Denubila
FACHIN-MARTINS,Emerson
MANZINI,Mariana Gurian
PFEIFER,Luzia Iara
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CRUZ,Daniel Marinho Cezar da
PARKINSON,Sue
CARRIJO,Débora Couto de Melo
COSTA,Jacqueline Denubila
FACHIN-MARTINS,Emerson
MANZINI,Mariana Gurian
PFEIFER,Luzia Iara
dc.subject.por.fl_str_mv Ocupações
Avaliação de resultados de intervenções terapêuticas
Prática clínica baseada em evidências
Terapia Ocupacional
Educação Especial
topic Ocupações
Avaliação de resultados de intervenções terapêuticas
Prática clínica baseada em evidências
Terapia Ocupacional
Educação Especial
description RESUMO: A participação ocupacional é uma questão crucial para a atenção à pessoa com deficiência e caracteriza-se pelo grau de participação de uma pessoa em várias ocupações, tais como as de autocuidado, trabalho, escola, lazer, dentre outras. O objetivo deste estudo foi, assim, verificar se a participação ocupacional avaliada pelo Model of Human Occupation Screening Tool (MOHOST Brasil) apresenta correlações com as medidas de independência funcional e de cognição em adultos com deficiências. Foram avaliadas 41 pessoas com deficiência física usando o MOHOST Brasil, a Medida de Independência Funcional (MIF) e o Mini Exame do Estado Mental (MEEM). A subescala motora da MIF apresentou correlação moderada com o fator de habilidades motoras MOHOST (r 0,586 p = 0,001). O item "Linguagem e práxis" do MEEM apresentou correlação moderada com o fator "habilidades de processo" do MOHOST (r 0,573 p = 0,001). As correlações entre o MOHOST e a MIF e entre o MOHOST e o MEEM mostram que há relação entre as dimensões de participação, desempenho e habilidades, confirmando que o MOHOST é útil para avaliar a participação ocupacional de pessoas com deficiências físicas. Conclui-se também que o MOHOST pode fornecer dados que possam contribuir para o planejamento de intervenções que estimulem a participação ocupacional em diferentes papéis no âmbito da Terapia Ocupacional e na sua inferface com a Educação Especial.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382021000100316
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382021000100316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1980-54702021v27e0162
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.27 2021
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212575045746688