O Ensino de Física para Surdos: o Estado da Arte da Pesquisa em Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PICANÇO,Lucas Teixeira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: ANDRADE NETO,Agostinho Serrano de, GELLER,Marlise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382021000100401
Resumo: RESUMO: A Educação Especial, no Brasil e em outros lugares do mundo, ao longo de décadas, tem passado por muitas transformações, e novos paradigmas estão sendo criados, outros abandonados, porém muitas questões ainda continuam em aberto. Uma delas refere-se ao ensino na área das Ciências da Natureza para surdos. Com o objetivo de compreender como está ocorrendo o ensino em um dos importantes campos das Ciências Naturais, a Física, este artigo compôs o estado da arte de pesquisas sobre a educação de surdos, nessa área do conhecimento. Para tanto, esta pesquisa bibliográfica utilizou como suporte metodológico a análise de conteúdo de Bardin, com o intuito de identificar tendências em pesquisas que envolvam essa temática, e, como base de dados, foi usado o banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e os diretórios Education Resources Information Center (ERIC), Scientific Electronic Library Online (SciELO), SciVerse Scopus e Google Acadêmico. Entretanto, foi encontrado um número pequeno de pesquisas em relação ao volume de produções acadêmicas consultadas, ressaltando que existe um grande déficit a ser sanado. Além disso, a maioria das pesquisas encontradas, apesar de apresentarem estratégias de ensino relevantes, não utilizam satisfatoriamente os diferentes níveis de representação de fenômenos físicos, algo que pode eventualmente causar obstáculos de natureza epistemológica e visões inadequadas para os modelos desses fenômenos.
id ABPEE-1_0ebff41bb92d73eefe5fe4b20497f4d1
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382021000100401
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling O Ensino de Física para Surdos: o Estado da Arte da Pesquisa em EducaçãoEducação EspecialEnsino de FísicaEducação dos surdosRevisão de literaturaDiferentes níveis de representaçãoRESUMO: A Educação Especial, no Brasil e em outros lugares do mundo, ao longo de décadas, tem passado por muitas transformações, e novos paradigmas estão sendo criados, outros abandonados, porém muitas questões ainda continuam em aberto. Uma delas refere-se ao ensino na área das Ciências da Natureza para surdos. Com o objetivo de compreender como está ocorrendo o ensino em um dos importantes campos das Ciências Naturais, a Física, este artigo compôs o estado da arte de pesquisas sobre a educação de surdos, nessa área do conhecimento. Para tanto, esta pesquisa bibliográfica utilizou como suporte metodológico a análise de conteúdo de Bardin, com o intuito de identificar tendências em pesquisas que envolvam essa temática, e, como base de dados, foi usado o banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e os diretórios Education Resources Information Center (ERIC), Scientific Electronic Library Online (SciELO), SciVerse Scopus e Google Acadêmico. Entretanto, foi encontrado um número pequeno de pesquisas em relação ao volume de produções acadêmicas consultadas, ressaltando que existe um grande déficit a ser sanado. Além disso, a maioria das pesquisas encontradas, apesar de apresentarem estratégias de ensino relevantes, não utilizam satisfatoriamente os diferentes níveis de representação de fenômenos físicos, algo que pode eventualmente causar obstáculos de natureza epistemológica e visões inadequadas para os modelos desses fenômenos.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382021000100401Revista Brasileira de Educação Especial v.27 2021reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/1980-54702021v27e0123info:eu-repo/semantics/openAccessPICANÇO,Lucas TeixeiraANDRADE NETO,Agostinho Serrano deGELLER,Marlisepor2021-03-17T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382021000100401Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2021-03-17T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de Física para Surdos: o Estado da Arte da Pesquisa em Educação
title O Ensino de Física para Surdos: o Estado da Arte da Pesquisa em Educação
spellingShingle O Ensino de Física para Surdos: o Estado da Arte da Pesquisa em Educação
PICANÇO,Lucas Teixeira
Educação Especial
Ensino de Física
Educação dos surdos
Revisão de literatura
Diferentes níveis de representação
title_short O Ensino de Física para Surdos: o Estado da Arte da Pesquisa em Educação
title_full O Ensino de Física para Surdos: o Estado da Arte da Pesquisa em Educação
title_fullStr O Ensino de Física para Surdos: o Estado da Arte da Pesquisa em Educação
title_full_unstemmed O Ensino de Física para Surdos: o Estado da Arte da Pesquisa em Educação
title_sort O Ensino de Física para Surdos: o Estado da Arte da Pesquisa em Educação
author PICANÇO,Lucas Teixeira
author_facet PICANÇO,Lucas Teixeira
ANDRADE NETO,Agostinho Serrano de
GELLER,Marlise
author_role author
author2 ANDRADE NETO,Agostinho Serrano de
GELLER,Marlise
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PICANÇO,Lucas Teixeira
ANDRADE NETO,Agostinho Serrano de
GELLER,Marlise
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Ensino de Física
Educação dos surdos
Revisão de literatura
Diferentes níveis de representação
topic Educação Especial
Ensino de Física
Educação dos surdos
Revisão de literatura
Diferentes níveis de representação
description RESUMO: A Educação Especial, no Brasil e em outros lugares do mundo, ao longo de décadas, tem passado por muitas transformações, e novos paradigmas estão sendo criados, outros abandonados, porém muitas questões ainda continuam em aberto. Uma delas refere-se ao ensino na área das Ciências da Natureza para surdos. Com o objetivo de compreender como está ocorrendo o ensino em um dos importantes campos das Ciências Naturais, a Física, este artigo compôs o estado da arte de pesquisas sobre a educação de surdos, nessa área do conhecimento. Para tanto, esta pesquisa bibliográfica utilizou como suporte metodológico a análise de conteúdo de Bardin, com o intuito de identificar tendências em pesquisas que envolvam essa temática, e, como base de dados, foi usado o banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e os diretórios Education Resources Information Center (ERIC), Scientific Electronic Library Online (SciELO), SciVerse Scopus e Google Acadêmico. Entretanto, foi encontrado um número pequeno de pesquisas em relação ao volume de produções acadêmicas consultadas, ressaltando que existe um grande déficit a ser sanado. Além disso, a maioria das pesquisas encontradas, apesar de apresentarem estratégias de ensino relevantes, não utilizam satisfatoriamente os diferentes níveis de representação de fenômenos físicos, algo que pode eventualmente causar obstáculos de natureza epistemológica e visões inadequadas para os modelos desses fenômenos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382021000100401
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382021000100401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1980-54702021v27e0123
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.27 2021
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212575099224064