Concepção do Primeiro Curso Online de Pedagogia em uma Perspectiva Bilíngue Libras-Português1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACHADO,Erica Esch
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: TEIXEIRA,Dirceu Esdras, GALASSO,Bruno José Betti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382017000100021
Resumo: RESUMO: o presente artigo tem como objetivo contextualizar o processo de construção do primeiro curso superior online de Pedagogia Bilíngue (Libras- Português). Esta iniciativa é resultado de demanda do Governo Federal que instituiu a criação de cursos de Pedagogia na perspectiva bilíngue como parte integrante do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Neste artigo, procuramos evidenciar o posicionamento político-pedagógico do Curso, a dinâmica entre os fundamentos da educação online colaborativa e as especificidades da educação de surdos, criando um lócus de realização capaz de potencializar as interações entre estudantes surdos e não-surdos por meio do círculo de cultura.
id ABPEE-1_222bdd2a72c1844695a3c7d67ec87511
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382017000100021
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Concepção do Primeiro Curso Online de Pedagogia em uma Perspectiva Bilíngue Libras-Português1Educação EspecialEducação a DistânciaSurdezEducação BilíngueInclusão SocialRESUMO: o presente artigo tem como objetivo contextualizar o processo de construção do primeiro curso superior online de Pedagogia Bilíngue (Libras- Português). Esta iniciativa é resultado de demanda do Governo Federal que instituiu a criação de cursos de Pedagogia na perspectiva bilíngue como parte integrante do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Neste artigo, procuramos evidenciar o posicionamento político-pedagógico do Curso, a dinâmica entre os fundamentos da educação online colaborativa e as especificidades da educação de surdos, criando um lócus de realização capaz de potencializar as interações entre estudantes surdos e não-surdos por meio do círculo de cultura.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2017-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382017000100021Revista Brasileira de Educação Especial v.23 n.1 2017reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/s1413-65382317000100003info:eu-repo/semantics/openAccessMACHADO,Erica EschTEIXEIRA,Dirceu EsdrasGALASSO,Bruno José Bettipor2017-05-04T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382017000100021Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2017-05-04T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepção do Primeiro Curso Online de Pedagogia em uma Perspectiva Bilíngue Libras-Português1
title Concepção do Primeiro Curso Online de Pedagogia em uma Perspectiva Bilíngue Libras-Português1
spellingShingle Concepção do Primeiro Curso Online de Pedagogia em uma Perspectiva Bilíngue Libras-Português1
MACHADO,Erica Esch
Educação Especial
Educação a Distância
Surdez
Educação Bilíngue
Inclusão Social
title_short Concepção do Primeiro Curso Online de Pedagogia em uma Perspectiva Bilíngue Libras-Português1
title_full Concepção do Primeiro Curso Online de Pedagogia em uma Perspectiva Bilíngue Libras-Português1
title_fullStr Concepção do Primeiro Curso Online de Pedagogia em uma Perspectiva Bilíngue Libras-Português1
title_full_unstemmed Concepção do Primeiro Curso Online de Pedagogia em uma Perspectiva Bilíngue Libras-Português1
title_sort Concepção do Primeiro Curso Online de Pedagogia em uma Perspectiva Bilíngue Libras-Português1
author MACHADO,Erica Esch
author_facet MACHADO,Erica Esch
TEIXEIRA,Dirceu Esdras
GALASSO,Bruno José Betti
author_role author
author2 TEIXEIRA,Dirceu Esdras
GALASSO,Bruno José Betti
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MACHADO,Erica Esch
TEIXEIRA,Dirceu Esdras
GALASSO,Bruno José Betti
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Educação a Distância
Surdez
Educação Bilíngue
Inclusão Social
topic Educação Especial
Educação a Distância
Surdez
Educação Bilíngue
Inclusão Social
description RESUMO: o presente artigo tem como objetivo contextualizar o processo de construção do primeiro curso superior online de Pedagogia Bilíngue (Libras- Português). Esta iniciativa é resultado de demanda do Governo Federal que instituiu a criação de cursos de Pedagogia na perspectiva bilíngue como parte integrante do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Neste artigo, procuramos evidenciar o posicionamento político-pedagógico do Curso, a dinâmica entre os fundamentos da educação online colaborativa e as especificidades da educação de surdos, criando um lócus de realização capaz de potencializar as interações entre estudantes surdos e não-surdos por meio do círculo de cultura.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382017000100021
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382017000100021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-65382317000100003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.23 n.1 2017
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212574248828928