Intervenções e Metodologias Empregadas no Ensino da Escrita e Leitura de Indivíduos Surdos: Revisão de Literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de educação especial (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000300459 |
Resumo: | RESUMOO texto teve como objetivo verificar, na literatura disponível, intervenções/metodologias aplicadas no processo de aprendizagem da escrita por indivíduos surdos. Os dados foram coletados nas bases de dados Lilacs e SciELO, foram feitas buscas utilizando os seguintes termos de pesquisa: "leitura", "escrita", "aprendizagem", "distúrbios de aprendizagem" e "bilinguismo", sempre associados a "surdez". Os resumos dos textos encontrados foram lidos, tendo sido excluídos aqueles: cuja publicação excedesse há 10 anos; cujo objetivos/metodologia não privilegiassem abordagens metodológicas/ de intervenção para o ensino da língua escrita pelo surdo. Dos textos selecionados foram discutidas as intervenções realizadas e resultados apresentados. Os resultados indicaram que a maioria dos estudos acredita na língua de sinais sendo a língua materna do surdo, e que esta será utilizada como base para a escrita dos sujeitos surdos. Estratégias facilitadoras para aquisição da escrita foram apontadas, como: utilização de métodos visuais (textos escritos, imagens, dramatizações etc.); conversas, de forma a proporcionar o uso social da escrita; utilização de assuntos que interessem ao surdo; adequação espacial da sala de aula pelo professor, tornando-a mais favorável a situações de comunicação. Constata-se, assim, que os estudos têm pensado em melhorias para o ensino/intervenção na escrita de sujeitos surdos e que a Fonoaudiologia mostrou que está se inserindo nessa área tanto clinicamente como em pesquisas. |
id |
ABPEE-1_2e29f51dc799ce70903df7e6b121760d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-65382015000300459 |
network_acronym_str |
ABPEE-1 |
network_name_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Intervenções e Metodologias Empregadas no Ensino da Escrita e Leitura de Indivíduos Surdos: Revisão de LiteraturaEducação EspecialSurdoLeituraEscrita.RESUMOO texto teve como objetivo verificar, na literatura disponível, intervenções/metodologias aplicadas no processo de aprendizagem da escrita por indivíduos surdos. Os dados foram coletados nas bases de dados Lilacs e SciELO, foram feitas buscas utilizando os seguintes termos de pesquisa: "leitura", "escrita", "aprendizagem", "distúrbios de aprendizagem" e "bilinguismo", sempre associados a "surdez". Os resumos dos textos encontrados foram lidos, tendo sido excluídos aqueles: cuja publicação excedesse há 10 anos; cujo objetivos/metodologia não privilegiassem abordagens metodológicas/ de intervenção para o ensino da língua escrita pelo surdo. Dos textos selecionados foram discutidas as intervenções realizadas e resultados apresentados. Os resultados indicaram que a maioria dos estudos acredita na língua de sinais sendo a língua materna do surdo, e que esta será utilizada como base para a escrita dos sujeitos surdos. Estratégias facilitadoras para aquisição da escrita foram apontadas, como: utilização de métodos visuais (textos escritos, imagens, dramatizações etc.); conversas, de forma a proporcionar o uso social da escrita; utilização de assuntos que interessem ao surdo; adequação espacial da sala de aula pelo professor, tornando-a mais favorável a situações de comunicação. Constata-se, assim, que os estudos têm pensado em melhorias para o ensino/intervenção na escrita de sujeitos surdos e que a Fonoaudiologia mostrou que está se inserindo nessa área tanto clinicamente como em pesquisas.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000300459Revista Brasileira de Educação Especial v.21 n.3 2015reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382115000300011info:eu-repo/semantics/openAccessWELTER,GabrielaVIDOR,Deisi Cristina Gollo MarquesCRUZ,Carina Rebellopor2015-10-30T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382015000300459Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2015-10-30T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenções e Metodologias Empregadas no Ensino da Escrita e Leitura de Indivíduos Surdos: Revisão de Literatura |
title |
Intervenções e Metodologias Empregadas no Ensino da Escrita e Leitura de Indivíduos Surdos: Revisão de Literatura |
spellingShingle |
Intervenções e Metodologias Empregadas no Ensino da Escrita e Leitura de Indivíduos Surdos: Revisão de Literatura WELTER,Gabriela Educação Especial Surdo Leitura Escrita. |
title_short |
Intervenções e Metodologias Empregadas no Ensino da Escrita e Leitura de Indivíduos Surdos: Revisão de Literatura |
title_full |
Intervenções e Metodologias Empregadas no Ensino da Escrita e Leitura de Indivíduos Surdos: Revisão de Literatura |
title_fullStr |
Intervenções e Metodologias Empregadas no Ensino da Escrita e Leitura de Indivíduos Surdos: Revisão de Literatura |
title_full_unstemmed |
Intervenções e Metodologias Empregadas no Ensino da Escrita e Leitura de Indivíduos Surdos: Revisão de Literatura |
title_sort |
Intervenções e Metodologias Empregadas no Ensino da Escrita e Leitura de Indivíduos Surdos: Revisão de Literatura |
author |
WELTER,Gabriela |
author_facet |
WELTER,Gabriela VIDOR,Deisi Cristina Gollo Marques CRUZ,Carina Rebello |
author_role |
author |
author2 |
VIDOR,Deisi Cristina Gollo Marques CRUZ,Carina Rebello |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
WELTER,Gabriela VIDOR,Deisi Cristina Gollo Marques CRUZ,Carina Rebello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Surdo Leitura Escrita. |
topic |
Educação Especial Surdo Leitura Escrita. |
description |
RESUMOO texto teve como objetivo verificar, na literatura disponível, intervenções/metodologias aplicadas no processo de aprendizagem da escrita por indivíduos surdos. Os dados foram coletados nas bases de dados Lilacs e SciELO, foram feitas buscas utilizando os seguintes termos de pesquisa: "leitura", "escrita", "aprendizagem", "distúrbios de aprendizagem" e "bilinguismo", sempre associados a "surdez". Os resumos dos textos encontrados foram lidos, tendo sido excluídos aqueles: cuja publicação excedesse há 10 anos; cujo objetivos/metodologia não privilegiassem abordagens metodológicas/ de intervenção para o ensino da língua escrita pelo surdo. Dos textos selecionados foram discutidas as intervenções realizadas e resultados apresentados. Os resultados indicaram que a maioria dos estudos acredita na língua de sinais sendo a língua materna do surdo, e que esta será utilizada como base para a escrita dos sujeitos surdos. Estratégias facilitadoras para aquisição da escrita foram apontadas, como: utilização de métodos visuais (textos escritos, imagens, dramatizações etc.); conversas, de forma a proporcionar o uso social da escrita; utilização de assuntos que interessem ao surdo; adequação espacial da sala de aula pelo professor, tornando-a mais favorável a situações de comunicação. Constata-se, assim, que os estudos têm pensado em melhorias para o ensino/intervenção na escrita de sujeitos surdos e que a Fonoaudiologia mostrou que está se inserindo nessa área tanto clinicamente como em pesquisas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000300459 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000300459 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-65382115000300011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Especial v.21 n.3 2015 reponame:Revista brasileira de educação especial (Online) instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) instacron:ABPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
instacron_str |
ABPEE |
institution |
ABPEE |
reponame_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
collection |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@abpee.net |
_version_ |
1754212573902798848 |