Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão,Maria Teresa
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ferreira,Marco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382013000400002
Resumo: Este artigo discute a importância da inclusão nas instituições de educação pré-escolar. Todas as crianças têm direito à educação em classes do ensino regular, em escolas abertas à comunidade, onde se ofereça um ambiente educativo de qualidade e se vá ao encontro das necessidades pedagógicas e terapêuticas de cada criança. Numa filosofia de educação pré-escolar inclusiva, todos os intervenientes no processo educativo, crianças, educadores, terapeutas e órgãos de gestão trabalham de forma cooperativa na tarefa de ensinar e aprender, proporcionando experiências significativas para todas as crianças. Este artigo destaca alguns fatores que consideramos fundamentais para uma plena inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais na Educação pré-escolar.
id ABPEE-1_2f49cc5f79183092ce0a0ba2d1de10c2
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382013000400002
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação infantilEducação EspecialInclusãoEducação InfantilRelação escola-famíliaEste artigo discute a importância da inclusão nas instituições de educação pré-escolar. Todas as crianças têm direito à educação em classes do ensino regular, em escolas abertas à comunidade, onde se ofereça um ambiente educativo de qualidade e se vá ao encontro das necessidades pedagógicas e terapêuticas de cada criança. Numa filosofia de educação pré-escolar inclusiva, todos os intervenientes no processo educativo, crianças, educadores, terapeutas e órgãos de gestão trabalham de forma cooperativa na tarefa de ensinar e aprender, proporcionando experiências significativas para todas as crianças. Este artigo destaca alguns fatores que consideramos fundamentais para uma plena inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais na Educação pré-escolar.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382013000400002Revista Brasileira de Educação Especial v.19 n.4 2013reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEEinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrandão,Maria TeresaFerreira,Marcopor2014-01-07T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382013000400002Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2014-01-07T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação infantil
title Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação infantil
spellingShingle Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação infantil
Brandão,Maria Teresa
Educação Especial
Inclusão
Educação Infantil
Relação escola-família
title_short Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação infantil
title_full Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação infantil
title_fullStr Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação infantil
title_full_unstemmed Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação infantil
title_sort Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação infantil
author Brandão,Maria Teresa
author_facet Brandão,Maria Teresa
Ferreira,Marco
author_role author
author2 Ferreira,Marco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão,Maria Teresa
Ferreira,Marco
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Inclusão
Educação Infantil
Relação escola-família
topic Educação Especial
Inclusão
Educação Infantil
Relação escola-família
description Este artigo discute a importância da inclusão nas instituições de educação pré-escolar. Todas as crianças têm direito à educação em classes do ensino regular, em escolas abertas à comunidade, onde se ofereça um ambiente educativo de qualidade e se vá ao encontro das necessidades pedagógicas e terapêuticas de cada criança. Numa filosofia de educação pré-escolar inclusiva, todos os intervenientes no processo educativo, crianças, educadores, terapeutas e órgãos de gestão trabalham de forma cooperativa na tarefa de ensinar e aprender, proporcionando experiências significativas para todas as crianças. Este artigo destaca alguns fatores que consideramos fundamentais para uma plena inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais na Educação pré-escolar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382013000400002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382013000400002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.19 n.4 2013
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212573564108800