O Ato Educativo de Escrita, Revisão E Reescrita Em Adultos Com Deficiência Intelectual Educational
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista brasileira de educação especial (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382022000100323 |
Resumo: | RESUMO: Esta pesquisa discute sobre a apropriação de conceitos científicos na escrita de adultos com deficiência intelectual. Tem como referenciais teóricos a Teoria Histórico-Cultural, o Dialogismo e a concepção de escrita como trabalho, oriunda do Interacionismo linguístico. O estudo foi desenvolvido com cinco jovens e adultos com deficiência intelectual, em situação de ensino, em projeto de extensão universitária. O percurso metodológico da “Ação no ato Educativo”, respaldada nas contribuições de Vygotski (1997a), foi a escolha para o trabalho de produção de registros coletados por meio de planejamentos de aula e de atividades desenvolvidas pelos sujeitos durante as sessões videografadas e transcritas. Os dados foram analisados de forma qualitativa. A síntese da notícia, em forma de resumo, gênero textual produzido pelos sujeitos, constituiu-se como categoria de análise e discussão para as produções realizadas. Os resultados demonstraram melhorias na qualidade discursiva dos resumos produzidos, com ampliações socioideológicas sobre o uso da escrita, a partir da noção da escrita como trabalho. |
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O Ato Educativo de Escrita, Revisão E Reescrita Em Adultos Com Deficiência Intelectual EducationalEnsinoDeficiência intelectualEscritaRevisão e reescritaRESUMO: Esta pesquisa discute sobre a apropriação de conceitos científicos na escrita de adultos com deficiência intelectual. Tem como referenciais teóricos a Teoria Histórico-Cultural, o Dialogismo e a concepção de escrita como trabalho, oriunda do Interacionismo linguístico. O estudo foi desenvolvido com cinco jovens e adultos com deficiência intelectual, em situação de ensino, em projeto de extensão universitária. O percurso metodológico da “Ação no ato Educativo”, respaldada nas contribuições de Vygotski (1997a), foi a escolha para o trabalho de produção de registros coletados por meio de planejamentos de aula e de atividades desenvolvidas pelos sujeitos durante as sessões videografadas e transcritas. Os dados foram analisados de forma qualitativa. A síntese da notícia, em forma de resumo, gênero textual produzido pelos sujeitos, constituiu-se como categoria de análise e discussão para as produções realizadas. Os resultados demonstraram melhorias na qualidade discursiva dos resumos produzidos, com ampliações socioideológicas sobre o uso da escrita, a partir da noção da escrita como trabalho.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382022000100323Revista Brasileira de Educação Especial v.28 2022reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/1980-54702022v28e0073info:eu-repo/semantics/openAccessCAETANO,Viviane GislaineMENEGASSI,Renilson JoséSHIMAZAKI,Elsa Midoripor2022-11-30T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382022000100323Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2022-11-30T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false |
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