Características de Alunos com Deficiência Física na Percepção de Seus Professores: um Estudo sob os Parâmetros Conceituais da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de educação especial (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000100003 |
Resumo: | RESUMO à medida que se compreende a escola como núcleo social, identificar como os professores caracterizam a deficiência de seus alunos constitui um importante enfoque de pesquisa, uma vez que essas concepções moldam as atitudes e as abordagens educacionais disponibilizadas. Este estudo teve por objetivos: identificar como os professores caracterizam a deficiência física de seus alunos e discutir sobre possíveis implicações das tendências perceptivas envolvidas nessa caracterização. Participaram deste estudo nove alunos com deficiência física com idades entre seis e doze anos e seus professores. Os diagnósticos abrangeram Paralisia Cerebral, Malformação Congênita e Mielomeningocele. A pesquisa foi realizada em seis escolas de Ensino Fundamental da rede regular de ensino, localizadas no interior do Estado de São Paulo, no período de novembro a dezembro de 2014. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada, cujo roteiro foi elaborado com base em três categorias sob os parâmetros conceituais da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, sendo elas: funções e estruturas corporais, atividade e participação, fatores ambientais. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo e análise estatística. A análise de conteúdo demonstrou predomínio do enfoque na categoria atividade e participação. No entanto, o teste Qui-Quadrado demonstrou que a diferença não foi estatisticamente significante. Ainda assim, o estudo aponta para um movimento perceptivo do professor em direção ao foco biopsicossocial da funcionalidade uma vez que desvia o foco dos atributos corporais para a funcionalidade e passa a considerar a necessidade de se investir em recursos de Tecnologia Assistiva para o sucesso do desempenho escolar do aluno. |
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Características de Alunos com Deficiência Física na Percepção de Seus Professores: um Estudo sob os Parâmetros Conceituais da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e SaúdeEducação EspecialDeficiênciaDesempenhoRESUMO à medida que se compreende a escola como núcleo social, identificar como os professores caracterizam a deficiência de seus alunos constitui um importante enfoque de pesquisa, uma vez que essas concepções moldam as atitudes e as abordagens educacionais disponibilizadas. Este estudo teve por objetivos: identificar como os professores caracterizam a deficiência física de seus alunos e discutir sobre possíveis implicações das tendências perceptivas envolvidas nessa caracterização. Participaram deste estudo nove alunos com deficiência física com idades entre seis e doze anos e seus professores. Os diagnósticos abrangeram Paralisia Cerebral, Malformação Congênita e Mielomeningocele. A pesquisa foi realizada em seis escolas de Ensino Fundamental da rede regular de ensino, localizadas no interior do Estado de São Paulo, no período de novembro a dezembro de 2014. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada, cujo roteiro foi elaborado com base em três categorias sob os parâmetros conceituais da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, sendo elas: funções e estruturas corporais, atividade e participação, fatores ambientais. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo e análise estatística. A análise de conteúdo demonstrou predomínio do enfoque na categoria atividade e participação. No entanto, o teste Qui-Quadrado demonstrou que a diferença não foi estatisticamente significante. Ainda assim, o estudo aponta para um movimento perceptivo do professor em direção ao foco biopsicossocial da funcionalidade uma vez que desvia o foco dos atributos corporais para a funcionalidade e passa a considerar a necessidade de se investir em recursos de Tecnologia Assistiva para o sucesso do desempenho escolar do aluno.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2018-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000100003Revista Brasileira de Educação Especial v.24 n.1 2018reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/s1413-65382418000100002info:eu-repo/semantics/openAccessANDRADE,Mirela Moreno de AlmeidaARAÚJO,Rita de Cássia Tibériopor2018-04-18T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382018000100003Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2018-04-18T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false |
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