O autoconceito do adolescente deficiente auditivo e sua relação com o uso do aparelho de amplificação sonora individual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de educação especial (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382007000100007 |
Resumo: | Para o adolescente com deficiência auditiva, o processo de formação da identidade tem nuances próprias. Além do conflito específico da fase, ele tem que formar sua identidade como pessoa que possui uma perda auditiva e que necessita usar aparelho de amplificação sonora individual (AASI). Considerando que os fatores que influenciam o uso desse recurso são inúmeros, este trabalho teve por objetivo verificar a relação do autoconceito do adolescente deficiente auditivo (DA) com o uso do AASI, a partir da percepção do próprio adolescente e de seus pais. A Escala de Autoconceito - EACIJ - e questionários foram aplicados a 30 adolescentes deficientes auditivos, com idades de 12 a 16 anos, em tratamento no Centro de Distúrbios da Audição, Linguagem e Visão (CEDALVI) do HRAC/USP e a seus pais. Os resultados mostraram que a maioria dos adolescentes estudados faz uso efetivo de seu AASI e tem autoconceito positivo. Concluiu-se que o uso constante desse recurso está associado às boas condições do autoconceito e ao suporte psicossocial da equipe multi / interdisciplinar. |
id |
ABPEE-1_85f83f4cceb3d48e6abf4d3c97548037 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-65382007000100007 |
network_acronym_str |
ABPEE-1 |
network_name_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O autoconceito do adolescente deficiente auditivo e sua relação com o uso do aparelho de amplificação sonora individualautoconceitoadolescênciadeficiência auditivaeducação especialPara o adolescente com deficiência auditiva, o processo de formação da identidade tem nuances próprias. Além do conflito específico da fase, ele tem que formar sua identidade como pessoa que possui uma perda auditiva e que necessita usar aparelho de amplificação sonora individual (AASI). Considerando que os fatores que influenciam o uso desse recurso são inúmeros, este trabalho teve por objetivo verificar a relação do autoconceito do adolescente deficiente auditivo (DA) com o uso do AASI, a partir da percepção do próprio adolescente e de seus pais. A Escala de Autoconceito - EACIJ - e questionários foram aplicados a 30 adolescentes deficientes auditivos, com idades de 12 a 16 anos, em tratamento no Centro de Distúrbios da Audição, Linguagem e Visão (CEDALVI) do HRAC/USP e a seus pais. Os resultados mostraram que a maioria dos adolescentes estudados faz uso efetivo de seu AASI e tem autoconceito positivo. Concluiu-se que o uso constante desse recurso está associado às boas condições do autoconceito e ao suporte psicossocial da equipe multi / interdisciplinar.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2007-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382007000100007Revista Brasileira de Educação Especial v.13 n.1 2007reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382007000100007info:eu-repo/semantics/openAccessZugliani,Ana PaulaMotti,Telma Flores GenaroCastanho,Rosicler Morenopor2007-08-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382007000100007Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2007-08-09T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O autoconceito do adolescente deficiente auditivo e sua relação com o uso do aparelho de amplificação sonora individual |
title |
O autoconceito do adolescente deficiente auditivo e sua relação com o uso do aparelho de amplificação sonora individual |
spellingShingle |
O autoconceito do adolescente deficiente auditivo e sua relação com o uso do aparelho de amplificação sonora individual Zugliani,Ana Paula autoconceito adolescência deficiência auditiva educação especial |
title_short |
O autoconceito do adolescente deficiente auditivo e sua relação com o uso do aparelho de amplificação sonora individual |
title_full |
O autoconceito do adolescente deficiente auditivo e sua relação com o uso do aparelho de amplificação sonora individual |
title_fullStr |
O autoconceito do adolescente deficiente auditivo e sua relação com o uso do aparelho de amplificação sonora individual |
title_full_unstemmed |
O autoconceito do adolescente deficiente auditivo e sua relação com o uso do aparelho de amplificação sonora individual |
title_sort |
O autoconceito do adolescente deficiente auditivo e sua relação com o uso do aparelho de amplificação sonora individual |
author |
Zugliani,Ana Paula |
author_facet |
Zugliani,Ana Paula Motti,Telma Flores Genaro Castanho,Rosicler Moreno |
author_role |
author |
author2 |
Motti,Telma Flores Genaro Castanho,Rosicler Moreno |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zugliani,Ana Paula Motti,Telma Flores Genaro Castanho,Rosicler Moreno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
autoconceito adolescência deficiência auditiva educação especial |
topic |
autoconceito adolescência deficiência auditiva educação especial |
description |
Para o adolescente com deficiência auditiva, o processo de formação da identidade tem nuances próprias. Além do conflito específico da fase, ele tem que formar sua identidade como pessoa que possui uma perda auditiva e que necessita usar aparelho de amplificação sonora individual (AASI). Considerando que os fatores que influenciam o uso desse recurso são inúmeros, este trabalho teve por objetivo verificar a relação do autoconceito do adolescente deficiente auditivo (DA) com o uso do AASI, a partir da percepção do próprio adolescente e de seus pais. A Escala de Autoconceito - EACIJ - e questionários foram aplicados a 30 adolescentes deficientes auditivos, com idades de 12 a 16 anos, em tratamento no Centro de Distúrbios da Audição, Linguagem e Visão (CEDALVI) do HRAC/USP e a seus pais. Os resultados mostraram que a maioria dos adolescentes estudados faz uso efetivo de seu AASI e tem autoconceito positivo. Concluiu-se que o uso constante desse recurso está associado às boas condições do autoconceito e ao suporte psicossocial da equipe multi / interdisciplinar. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382007000100007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382007000100007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-65382007000100007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Especial v.13 n.1 2007 reponame:Revista brasileira de educação especial (Online) instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) instacron:ABPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
instacron_str |
ABPEE |
institution |
ABPEE |
reponame_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
collection |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@abpee.net |
_version_ |
1754212572708470784 |