Autoconceito e Autoeficácia em Crianças com Deficiência Física: Revisão Sistemática da Literatura1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA,Alyne Kalyane Câmara de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: MATSUKURA,Thelma Simões, FONTAINE,Anne Marie Germaine Victorine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382017000100145
Resumo: RESUMO: a presente pesquisa objetivou identificar estudos que investigaram sobre o autoconceito e a autoeficácia em crianças com deficiência física, evidenciar e discutir sobre o que eles têm revelado acerca das autoavaliações nesta população. Trata-se de um levantamento bibliográfico com critérios de revisão sistemática da literatura. A busca foi realizada nas bases de dados eletrônicas MEDLINE, LILACS, SCIELO, Biblioteca Cochrane, Index Psi Periódicos, PubMed, PePSIC e Redalyc, utilizando os termos criança, autoeficácia, autoconceito, autopercepção, pessoas com deficiência e paralisia cerebral, além de seus respectivos em inglês. Após triagem e seleção dos artigos por meio de critérios de inclusão, sete estudos foram analisados. Observou-se que todos os estudos analisados são estrangeiros, apenas um deles aborda a autoeficácia e seis investigaram sobre o autoconceito especificamente em crianças com paralisia cerebral. Os resultados sugerem que não há conformidade sobre o autoconceito em crianças com paralisia cerebral, sem evidências suficientes para concluir que este constructo seja inferior nestas crianças. Em relação a autoeficácia, crianças com deficiência física se classificam como menos competentes que crianças com outros problemas no neurodesenvolvimento. Considera-se que novas investigações são necessárias para confirmar o que a literatura sugere sobre o autoconceito e a autoeficácia em crianças com deficiência física, incluindo investigação no cenário brasileiro e contribuindo para o conhecimento de profissionais da Educação e Saúde acerca das autoavaliações nesta população.
id ABPEE-1_895b58b1f58cbe31e22b1bb945e7910e
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382017000100145
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Autoconceito e Autoeficácia em Crianças com Deficiência Física: Revisão Sistemática da Literatura1Educação EspecialCriançaAutoconceitoAutopercepçãoParalisia cerebralRESUMO: a presente pesquisa objetivou identificar estudos que investigaram sobre o autoconceito e a autoeficácia em crianças com deficiência física, evidenciar e discutir sobre o que eles têm revelado acerca das autoavaliações nesta população. Trata-se de um levantamento bibliográfico com critérios de revisão sistemática da literatura. A busca foi realizada nas bases de dados eletrônicas MEDLINE, LILACS, SCIELO, Biblioteca Cochrane, Index Psi Periódicos, PubMed, PePSIC e Redalyc, utilizando os termos criança, autoeficácia, autoconceito, autopercepção, pessoas com deficiência e paralisia cerebral, além de seus respectivos em inglês. Após triagem e seleção dos artigos por meio de critérios de inclusão, sete estudos foram analisados. Observou-se que todos os estudos analisados são estrangeiros, apenas um deles aborda a autoeficácia e seis investigaram sobre o autoconceito especificamente em crianças com paralisia cerebral. Os resultados sugerem que não há conformidade sobre o autoconceito em crianças com paralisia cerebral, sem evidências suficientes para concluir que este constructo seja inferior nestas crianças. Em relação a autoeficácia, crianças com deficiência física se classificam como menos competentes que crianças com outros problemas no neurodesenvolvimento. Considera-se que novas investigações são necessárias para confirmar o que a literatura sugere sobre o autoconceito e a autoeficácia em crianças com deficiência física, incluindo investigação no cenário brasileiro e contribuindo para o conhecimento de profissionais da Educação e Saúde acerca das autoavaliações nesta população.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2017-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382017000100145Revista Brasileira de Educação Especial v.23 n.1 2017reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/s1413-65382317000100011info:eu-repo/semantics/openAccessOLIVEIRA,Alyne Kalyane Câmara deMATSUKURA,Thelma SimõesFONTAINE,Anne Marie Germaine Victorinepor2017-05-04T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382017000100145Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2017-05-04T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoconceito e Autoeficácia em Crianças com Deficiência Física: Revisão Sistemática da Literatura1
title Autoconceito e Autoeficácia em Crianças com Deficiência Física: Revisão Sistemática da Literatura1
spellingShingle Autoconceito e Autoeficácia em Crianças com Deficiência Física: Revisão Sistemática da Literatura1
OLIVEIRA,Alyne Kalyane Câmara de
Educação Especial
Criança
Autoconceito
Autopercepção
Paralisia cerebral
title_short Autoconceito e Autoeficácia em Crianças com Deficiência Física: Revisão Sistemática da Literatura1
title_full Autoconceito e Autoeficácia em Crianças com Deficiência Física: Revisão Sistemática da Literatura1
title_fullStr Autoconceito e Autoeficácia em Crianças com Deficiência Física: Revisão Sistemática da Literatura1
title_full_unstemmed Autoconceito e Autoeficácia em Crianças com Deficiência Física: Revisão Sistemática da Literatura1
title_sort Autoconceito e Autoeficácia em Crianças com Deficiência Física: Revisão Sistemática da Literatura1
author OLIVEIRA,Alyne Kalyane Câmara de
author_facet OLIVEIRA,Alyne Kalyane Câmara de
MATSUKURA,Thelma Simões
FONTAINE,Anne Marie Germaine Victorine
author_role author
author2 MATSUKURA,Thelma Simões
FONTAINE,Anne Marie Germaine Victorine
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA,Alyne Kalyane Câmara de
MATSUKURA,Thelma Simões
FONTAINE,Anne Marie Germaine Victorine
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Criança
Autoconceito
Autopercepção
Paralisia cerebral
topic Educação Especial
Criança
Autoconceito
Autopercepção
Paralisia cerebral
description RESUMO: a presente pesquisa objetivou identificar estudos que investigaram sobre o autoconceito e a autoeficácia em crianças com deficiência física, evidenciar e discutir sobre o que eles têm revelado acerca das autoavaliações nesta população. Trata-se de um levantamento bibliográfico com critérios de revisão sistemática da literatura. A busca foi realizada nas bases de dados eletrônicas MEDLINE, LILACS, SCIELO, Biblioteca Cochrane, Index Psi Periódicos, PubMed, PePSIC e Redalyc, utilizando os termos criança, autoeficácia, autoconceito, autopercepção, pessoas com deficiência e paralisia cerebral, além de seus respectivos em inglês. Após triagem e seleção dos artigos por meio de critérios de inclusão, sete estudos foram analisados. Observou-se que todos os estudos analisados são estrangeiros, apenas um deles aborda a autoeficácia e seis investigaram sobre o autoconceito especificamente em crianças com paralisia cerebral. Os resultados sugerem que não há conformidade sobre o autoconceito em crianças com paralisia cerebral, sem evidências suficientes para concluir que este constructo seja inferior nestas crianças. Em relação a autoeficácia, crianças com deficiência física se classificam como menos competentes que crianças com outros problemas no neurodesenvolvimento. Considera-se que novas investigações são necessárias para confirmar o que a literatura sugere sobre o autoconceito e a autoeficácia em crianças com deficiência física, incluindo investigação no cenário brasileiro e contribuindo para o conhecimento de profissionais da Educação e Saúde acerca das autoavaliações nesta população.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382017000100145
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382017000100145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-65382317000100011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.23 n.1 2017
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212574261411840