Brinquedos Educativos Associados à Contação de Histórias Aplicados a uma Criança com Deficiência Múltipla

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FELÍCIO,Franciele Aparecida dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SEABRA JUNIOR,Manoel Osmar, RODRIGUES,Viviane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382019000100067
Resumo: RESUMO: Este estudo teve por objetivo analisar os efeitos dos brinquedos educativos associados à contação de histórias na interação de uma criança com deficiência múltipla. Participou do estudo uma criança de dez anos com diagnóstico de deficiência múltipla (paralisia cerebral e deficiência visual). Foi empregado o delineamento de sujeito único, no modelo AB, para verificar e avaliar as variáveis do estudo, sendo a variável dependente as habilidades de interação com os brinquedos educativos. A variável independente caracterizou-se pela aplicação de brinquedos educativos associados à contação de histórias e estratégias adicionais. Como materiais, foram selecionados oito brinquedos do kit da Instituição LARAMARA para cegos, que atendiam ao objetivo da pesquisa. O treinamento baseou-se na contação de histórias seguidas pelo uso de estratégias adaptadas em diferentes situações, totalizando seis sessões para cada brinquedo, divididas em duas etapas, linha de base (A) e intervenção (B). Todas as sessões foram filmadas, analisadas e pontuadas de acordo com a folha de registro, para mensurar a interação do participante com os brinquedos. Como resultados, pode-se demonstrar que, nas fases de linha de base, o participante não interagiu com o brinquedo. Entretanto, quando foi introduzida a intervenção, houve aumento no número de interações com os brinquedos educativos, pois o participante conseguiu manipulá-los e dar função a todos os brinquedos. Em síntese, o uso dos brinquedos educativos associados à contação de histórias pode ser uma possibilidade de intervenção para pessoas com deficiências múltiplas de modo a oferecer mais interação com o brinquedo.
id ABPEE-1_8c9b59e2892a604b2b1b30fc5e47ac7d
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382019000100067
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Brinquedos Educativos Associados à Contação de Histórias Aplicados a uma Criança com Deficiência MúltiplaEducação EspecialDeficiência múltiplaBrinquedo educativoContação de históriasEstratégias de ensinoRESUMO: Este estudo teve por objetivo analisar os efeitos dos brinquedos educativos associados à contação de histórias na interação de uma criança com deficiência múltipla. Participou do estudo uma criança de dez anos com diagnóstico de deficiência múltipla (paralisia cerebral e deficiência visual). Foi empregado o delineamento de sujeito único, no modelo AB, para verificar e avaliar as variáveis do estudo, sendo a variável dependente as habilidades de interação com os brinquedos educativos. A variável independente caracterizou-se pela aplicação de brinquedos educativos associados à contação de histórias e estratégias adicionais. Como materiais, foram selecionados oito brinquedos do kit da Instituição LARAMARA para cegos, que atendiam ao objetivo da pesquisa. O treinamento baseou-se na contação de histórias seguidas pelo uso de estratégias adaptadas em diferentes situações, totalizando seis sessões para cada brinquedo, divididas em duas etapas, linha de base (A) e intervenção (B). Todas as sessões foram filmadas, analisadas e pontuadas de acordo com a folha de registro, para mensurar a interação do participante com os brinquedos. Como resultados, pode-se demonstrar que, nas fases de linha de base, o participante não interagiu com o brinquedo. Entretanto, quando foi introduzida a intervenção, houve aumento no número de interações com os brinquedos educativos, pois o participante conseguiu manipulá-los e dar função a todos os brinquedos. Em síntese, o uso dos brinquedos educativos associados à contação de histórias pode ser uma possibilidade de intervenção para pessoas com deficiências múltiplas de modo a oferecer mais interação com o brinquedo.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2019-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382019000100067Revista Brasileira de Educação Especial v.25 n.1 2019reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/s1413-65382519000100005info:eu-repo/semantics/openAccessFELÍCIO,Franciele Aparecida dos SantosSEABRA JUNIOR,Manoel OsmarRODRIGUES,Vivianepor2019-03-18T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382019000100067Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2019-03-18T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Brinquedos Educativos Associados à Contação de Histórias Aplicados a uma Criança com Deficiência Múltipla
title Brinquedos Educativos Associados à Contação de Histórias Aplicados a uma Criança com Deficiência Múltipla
spellingShingle Brinquedos Educativos Associados à Contação de Histórias Aplicados a uma Criança com Deficiência Múltipla
FELÍCIO,Franciele Aparecida dos Santos
Educação Especial
Deficiência múltipla
Brinquedo educativo
Contação de histórias
Estratégias de ensino
title_short Brinquedos Educativos Associados à Contação de Histórias Aplicados a uma Criança com Deficiência Múltipla
title_full Brinquedos Educativos Associados à Contação de Histórias Aplicados a uma Criança com Deficiência Múltipla
title_fullStr Brinquedos Educativos Associados à Contação de Histórias Aplicados a uma Criança com Deficiência Múltipla
title_full_unstemmed Brinquedos Educativos Associados à Contação de Histórias Aplicados a uma Criança com Deficiência Múltipla
title_sort Brinquedos Educativos Associados à Contação de Histórias Aplicados a uma Criança com Deficiência Múltipla
author FELÍCIO,Franciele Aparecida dos Santos
author_facet FELÍCIO,Franciele Aparecida dos Santos
SEABRA JUNIOR,Manoel Osmar
RODRIGUES,Viviane
author_role author
author2 SEABRA JUNIOR,Manoel Osmar
RODRIGUES,Viviane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FELÍCIO,Franciele Aparecida dos Santos
SEABRA JUNIOR,Manoel Osmar
RODRIGUES,Viviane
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Deficiência múltipla
Brinquedo educativo
Contação de histórias
Estratégias de ensino
topic Educação Especial
Deficiência múltipla
Brinquedo educativo
Contação de histórias
Estratégias de ensino
description RESUMO: Este estudo teve por objetivo analisar os efeitos dos brinquedos educativos associados à contação de histórias na interação de uma criança com deficiência múltipla. Participou do estudo uma criança de dez anos com diagnóstico de deficiência múltipla (paralisia cerebral e deficiência visual). Foi empregado o delineamento de sujeito único, no modelo AB, para verificar e avaliar as variáveis do estudo, sendo a variável dependente as habilidades de interação com os brinquedos educativos. A variável independente caracterizou-se pela aplicação de brinquedos educativos associados à contação de histórias e estratégias adicionais. Como materiais, foram selecionados oito brinquedos do kit da Instituição LARAMARA para cegos, que atendiam ao objetivo da pesquisa. O treinamento baseou-se na contação de histórias seguidas pelo uso de estratégias adaptadas em diferentes situações, totalizando seis sessões para cada brinquedo, divididas em duas etapas, linha de base (A) e intervenção (B). Todas as sessões foram filmadas, analisadas e pontuadas de acordo com a folha de registro, para mensurar a interação do participante com os brinquedos. Como resultados, pode-se demonstrar que, nas fases de linha de base, o participante não interagiu com o brinquedo. Entretanto, quando foi introduzida a intervenção, houve aumento no número de interações com os brinquedos educativos, pois o participante conseguiu manipulá-los e dar função a todos os brinquedos. Em síntese, o uso dos brinquedos educativos associados à contação de histórias pode ser uma possibilidade de intervenção para pessoas com deficiências múltiplas de modo a oferecer mais interação com o brinquedo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382019000100067
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382019000100067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-65382519000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.25 n.1 2019
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212574404018176