A aprendizagem simbólica em crianças com deficit atencional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte,Gladys Mabel
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: De Rose,Júlio Cesar Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382006000300004
Resumo: Foram participantes deste estudo seis crianças da escola regular, das quais três apresentavam distúrbios atencionais associados a dificuldades de aprendizagem escolar. Todas as crianças foram submetidas a sete experimentos visando avaliar a formação de classes de equivalência. O procedimento incluiu a manipulação de diferentes variáveis tais como estrutura de treino, aspectos dimensionais dos estímulos e contingências de reforçamento, com o objetivo de analisar o impacto destes fatores na formação de classes. Os dados mostram que as mudanças na natureza dos reforçamentos parece m ser altamente críticas para induzir respostas de observação e o incremento na precisão das respostas de emparelhamento de acordo com o modelo. O treino multinodal (experimento 6) e o tamanho das classes (experimento 1 e 2) mostraram uma diminuição dos efeitos negativos dos distúrbios atencionais nas três crianças do grupo experimental. Os resultados do estudo foram discutidos em termos das possíveis tecnologias de ensino que poderiam reduzir as conseqüências dos deficits atencionais e os comportamentos impulsivos no desempenho acadêmico.
id ABPEE-1_9c87dbf82ad67a74202ec92bbbf33e1a
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382006000300004
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling A aprendizagem simbólica em crianças com deficit atencionaldéficits atencionaisdificuldades de aprendizagemformação de classes de equivalênciaeducação especialForam participantes deste estudo seis crianças da escola regular, das quais três apresentavam distúrbios atencionais associados a dificuldades de aprendizagem escolar. Todas as crianças foram submetidas a sete experimentos visando avaliar a formação de classes de equivalência. O procedimento incluiu a manipulação de diferentes variáveis tais como estrutura de treino, aspectos dimensionais dos estímulos e contingências de reforçamento, com o objetivo de analisar o impacto destes fatores na formação de classes. Os dados mostram que as mudanças na natureza dos reforçamentos parece m ser altamente críticas para induzir respostas de observação e o incremento na precisão das respostas de emparelhamento de acordo com o modelo. O treino multinodal (experimento 6) e o tamanho das classes (experimento 1 e 2) mostraram uma diminuição dos efeitos negativos dos distúrbios atencionais nas três crianças do grupo experimental. Os resultados do estudo foram discutidos em termos das possíveis tecnologias de ensino que poderiam reduzir as conseqüências dos deficits atencionais e os comportamentos impulsivos no desempenho acadêmico.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382006000300004Revista Brasileira de Educação Especial v.12 n.3 2006reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382006000300004info:eu-repo/semantics/openAccessDuarte,Gladys MabelDe Rose,Júlio Cesar Coelhopor2007-04-24T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382006000300004Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2007-04-24T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem simbólica em crianças com deficit atencional
title A aprendizagem simbólica em crianças com deficit atencional
spellingShingle A aprendizagem simbólica em crianças com deficit atencional
Duarte,Gladys Mabel
déficits atencionais
dificuldades de aprendizagem
formação de classes de equivalência
educação especial
title_short A aprendizagem simbólica em crianças com deficit atencional
title_full A aprendizagem simbólica em crianças com deficit atencional
title_fullStr A aprendizagem simbólica em crianças com deficit atencional
title_full_unstemmed A aprendizagem simbólica em crianças com deficit atencional
title_sort A aprendizagem simbólica em crianças com deficit atencional
author Duarte,Gladys Mabel
author_facet Duarte,Gladys Mabel
De Rose,Júlio Cesar Coelho
author_role author
author2 De Rose,Júlio Cesar Coelho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte,Gladys Mabel
De Rose,Júlio Cesar Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv déficits atencionais
dificuldades de aprendizagem
formação de classes de equivalência
educação especial
topic déficits atencionais
dificuldades de aprendizagem
formação de classes de equivalência
educação especial
description Foram participantes deste estudo seis crianças da escola regular, das quais três apresentavam distúrbios atencionais associados a dificuldades de aprendizagem escolar. Todas as crianças foram submetidas a sete experimentos visando avaliar a formação de classes de equivalência. O procedimento incluiu a manipulação de diferentes variáveis tais como estrutura de treino, aspectos dimensionais dos estímulos e contingências de reforçamento, com o objetivo de analisar o impacto destes fatores na formação de classes. Os dados mostram que as mudanças na natureza dos reforçamentos parece m ser altamente críticas para induzir respostas de observação e o incremento na precisão das respostas de emparelhamento de acordo com o modelo. O treino multinodal (experimento 6) e o tamanho das classes (experimento 1 e 2) mostraram uma diminuição dos efeitos negativos dos distúrbios atencionais nas três crianças do grupo experimental. Os resultados do estudo foram discutidos em termos das possíveis tecnologias de ensino que poderiam reduzir as conseqüências dos deficits atencionais e os comportamentos impulsivos no desempenho acadêmico.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382006000300004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382006000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-65382006000300004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.12 n.3 2006
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212572688547840