Análise Epistemológica de Teses e Dissertações de Dois Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da Educação Física Sobre Pessoas com deficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de educação especial (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000200285 |
Resumo: | RESUMO: o presente estudo teve como objetivo identificar as abordagens metodológicas e pressupostos epistemológicos adotados pelos autores das teses e dissertações sobre pessoas com deficiência dos dois mais conceituados programas de pós-graduação stricto sensu de Educação Física do Brasil dos últimos 10 anos. Os estudos foram classificados de acordo com as abordagens metodológicas empírico-analítica, fenomenológica-hermenêutica e crítico-dialética. A análise epistemológica baseou-se em critérios de validação científica, concepção de causalidade e concepção de ciência. Foram identificados que 66,7% dos estudos utilizaram a abordagem empírico-analítica e 33,3% a fenomenológica-hermenêutica. Não foram encontrados estudos que utilizaram a abordagem críticadialética. Com isto sugere-se que os caminhos da formação dos pesquisadores dos cursos de Pós-Graduação de Educação Física que tratam da temática pessoas com deficiência se diversifiquem com escolhas metodológicas; que se fundamentem em pressupostos epistemológicos sob perspectivas filosóficas do conhecimento e não só busquem a objetividade e a neutralidade científica |
id |
ABPEE-1_a7870df0be81d668ba259c9aa2154b1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-65382016000200285 |
network_acronym_str |
ABPEE-1 |
network_name_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise Epistemológica de Teses e Dissertações de Dois Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da Educação Física Sobre Pessoas com deficiênciaEducação EspecialEducação FísicaConhecimentoEpistemologiaRESUMO: o presente estudo teve como objetivo identificar as abordagens metodológicas e pressupostos epistemológicos adotados pelos autores das teses e dissertações sobre pessoas com deficiência dos dois mais conceituados programas de pós-graduação stricto sensu de Educação Física do Brasil dos últimos 10 anos. Os estudos foram classificados de acordo com as abordagens metodológicas empírico-analítica, fenomenológica-hermenêutica e crítico-dialética. A análise epistemológica baseou-se em critérios de validação científica, concepção de causalidade e concepção de ciência. Foram identificados que 66,7% dos estudos utilizaram a abordagem empírico-analítica e 33,3% a fenomenológica-hermenêutica. Não foram encontrados estudos que utilizaram a abordagem críticadialética. Com isto sugere-se que os caminhos da formação dos pesquisadores dos cursos de Pós-Graduação de Educação Física que tratam da temática pessoas com deficiência se diversifiquem com escolhas metodológicas; que se fundamentem em pressupostos epistemológicos sob perspectivas filosóficas do conhecimento e não só busquem a objetividade e a neutralidade científicaAssociação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000200285Revista Brasileira de Educação Especial v.22 n.2 2016reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382216000200010info:eu-repo/semantics/openAccessBARBOSA,Diego GraselANDRADE,Rubian DiegoMEYER,CarolinaSANTOS,Manoella de OliveiraFELDEN,Érico Pereira Gomespor2016-07-19T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382016000200285Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2016-07-19T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise Epistemológica de Teses e Dissertações de Dois Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da Educação Física Sobre Pessoas com deficiência |
title |
Análise Epistemológica de Teses e Dissertações de Dois Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da Educação Física Sobre Pessoas com deficiência |
spellingShingle |
Análise Epistemológica de Teses e Dissertações de Dois Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da Educação Física Sobre Pessoas com deficiência BARBOSA,Diego Grasel Educação Especial Educação Física Conhecimento Epistemologia |
title_short |
Análise Epistemológica de Teses e Dissertações de Dois Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da Educação Física Sobre Pessoas com deficiência |
title_full |
Análise Epistemológica de Teses e Dissertações de Dois Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da Educação Física Sobre Pessoas com deficiência |
title_fullStr |
Análise Epistemológica de Teses e Dissertações de Dois Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da Educação Física Sobre Pessoas com deficiência |
title_full_unstemmed |
Análise Epistemológica de Teses e Dissertações de Dois Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da Educação Física Sobre Pessoas com deficiência |
title_sort |
Análise Epistemológica de Teses e Dissertações de Dois Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da Educação Física Sobre Pessoas com deficiência |
author |
BARBOSA,Diego Grasel |
author_facet |
BARBOSA,Diego Grasel ANDRADE,Rubian Diego MEYER,Carolina SANTOS,Manoella de Oliveira FELDEN,Érico Pereira Gomes |
author_role |
author |
author2 |
ANDRADE,Rubian Diego MEYER,Carolina SANTOS,Manoella de Oliveira FELDEN,Érico Pereira Gomes |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARBOSA,Diego Grasel ANDRADE,Rubian Diego MEYER,Carolina SANTOS,Manoella de Oliveira FELDEN,Érico Pereira Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Educação Física Conhecimento Epistemologia |
topic |
Educação Especial Educação Física Conhecimento Epistemologia |
description |
RESUMO: o presente estudo teve como objetivo identificar as abordagens metodológicas e pressupostos epistemológicos adotados pelos autores das teses e dissertações sobre pessoas com deficiência dos dois mais conceituados programas de pós-graduação stricto sensu de Educação Física do Brasil dos últimos 10 anos. Os estudos foram classificados de acordo com as abordagens metodológicas empírico-analítica, fenomenológica-hermenêutica e crítico-dialética. A análise epistemológica baseou-se em critérios de validação científica, concepção de causalidade e concepção de ciência. Foram identificados que 66,7% dos estudos utilizaram a abordagem empírico-analítica e 33,3% a fenomenológica-hermenêutica. Não foram encontrados estudos que utilizaram a abordagem críticadialética. Com isto sugere-se que os caminhos da formação dos pesquisadores dos cursos de Pós-Graduação de Educação Física que tratam da temática pessoas com deficiência se diversifiquem com escolhas metodológicas; que se fundamentem em pressupostos epistemológicos sob perspectivas filosóficas do conhecimento e não só busquem a objetividade e a neutralidade científica |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000200285 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000200285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-65382216000200010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Especial v.22 n.2 2016 reponame:Revista brasileira de educação especial (Online) instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) instacron:ABPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
instacron_str |
ABPEE |
institution |
ABPEE |
reponame_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
collection |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@abpee.net |
_version_ |
1754212573948936192 |