Delineamentos intrassujeitos nas dissertações e teses do PPGEES/UFSCAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço,Érica Aparecida Garrutti de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Hayashi,Maria Cristina Piumbato Innocentini, Almeida,Maria Amélia de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382009000200010
Resumo: Os delineamentos experimentais intrassujeitos constituem importante alternativa metodológica para questionamentos inerentes às pesquisas de intervenção, desenvolvidas na Educação Especial. Em vista disso, objetivou-se identificar e caracterizar as dissertações e teses com delineamentos intrassujeitos, produzidas no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), desde a implementação do referido programa, em 1978, até o ano de 2004. Inicialmente, efetuou-se a leitura dos títulos, resumos e outros elementos pré-textuais das dissertações e teses para identificar as que empregaram delineamentos intrassujeitos. A seguir, coletaram-se informações sobre a caracterização da população-alvo, do tema e dos procedimentos metodológicos: tipo de delineamento intrassujeito, variáveis dependente e independente, presentes na introdução, no método e nos resultados das dissertações e teses selecionadas. Os resultados revelaram que, dentre as 21 dissertações e teses com delineamentos intrassujeitos, a maioria fez uso do delineamento A-B e do delineamento de linha de base múltipla, no total de 43% e 38%, respectivamente. As demais dissertações e teses (19%) apresentaram os delineamentos A-B-A e múltiplas sondagens. Finalizando, os delineamentos intrassujeitos podem possibilitar suficiente demonstração do controle experimental e impacto das intervenções, e sua utilização em pesquisas sobre Educação Especial pode minimizar as lacunas no conhecimento desta temática.
id ABPEE-1_c03eb6db379542f32b50d196d3908c04
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382009000200010
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Delineamentos intrassujeitos nas dissertações e teses do PPGEES/UFSCARformação de pesquisadoresdelineamento metodológicoprodução científica discentepesquisa intrassujeitosOs delineamentos experimentais intrassujeitos constituem importante alternativa metodológica para questionamentos inerentes às pesquisas de intervenção, desenvolvidas na Educação Especial. Em vista disso, objetivou-se identificar e caracterizar as dissertações e teses com delineamentos intrassujeitos, produzidas no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), desde a implementação do referido programa, em 1978, até o ano de 2004. Inicialmente, efetuou-se a leitura dos títulos, resumos e outros elementos pré-textuais das dissertações e teses para identificar as que empregaram delineamentos intrassujeitos. A seguir, coletaram-se informações sobre a caracterização da população-alvo, do tema e dos procedimentos metodológicos: tipo de delineamento intrassujeito, variáveis dependente e independente, presentes na introdução, no método e nos resultados das dissertações e teses selecionadas. Os resultados revelaram que, dentre as 21 dissertações e teses com delineamentos intrassujeitos, a maioria fez uso do delineamento A-B e do delineamento de linha de base múltipla, no total de 43% e 38%, respectivamente. As demais dissertações e teses (19%) apresentaram os delineamentos A-B-A e múltiplas sondagens. Finalizando, os delineamentos intrassujeitos podem possibilitar suficiente demonstração do controle experimental e impacto das intervenções, e sua utilização em pesquisas sobre Educação Especial pode minimizar as lacunas no conhecimento desta temática.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2009-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382009000200010Revista Brasileira de Educação Especial v.15 n.2 2009reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382009000200010info:eu-repo/semantics/openAccessLourenço,Érica Aparecida Garrutti deHayashi,Maria Cristina Piumbato InnocentiniAlmeida,Maria Amélia depor2009-11-12T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382009000200010Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2009-11-12T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Delineamentos intrassujeitos nas dissertações e teses do PPGEES/UFSCAR
title Delineamentos intrassujeitos nas dissertações e teses do PPGEES/UFSCAR
spellingShingle Delineamentos intrassujeitos nas dissertações e teses do PPGEES/UFSCAR
Lourenço,Érica Aparecida Garrutti de
formação de pesquisadores
delineamento metodológico
produção científica discente
pesquisa intrassujeitos
title_short Delineamentos intrassujeitos nas dissertações e teses do PPGEES/UFSCAR
title_full Delineamentos intrassujeitos nas dissertações e teses do PPGEES/UFSCAR
title_fullStr Delineamentos intrassujeitos nas dissertações e teses do PPGEES/UFSCAR
title_full_unstemmed Delineamentos intrassujeitos nas dissertações e teses do PPGEES/UFSCAR
title_sort Delineamentos intrassujeitos nas dissertações e teses do PPGEES/UFSCAR
author Lourenço,Érica Aparecida Garrutti de
author_facet Lourenço,Érica Aparecida Garrutti de
Hayashi,Maria Cristina Piumbato Innocentini
Almeida,Maria Amélia de
author_role author
author2 Hayashi,Maria Cristina Piumbato Innocentini
Almeida,Maria Amélia de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço,Érica Aparecida Garrutti de
Hayashi,Maria Cristina Piumbato Innocentini
Almeida,Maria Amélia de
dc.subject.por.fl_str_mv formação de pesquisadores
delineamento metodológico
produção científica discente
pesquisa intrassujeitos
topic formação de pesquisadores
delineamento metodológico
produção científica discente
pesquisa intrassujeitos
description Os delineamentos experimentais intrassujeitos constituem importante alternativa metodológica para questionamentos inerentes às pesquisas de intervenção, desenvolvidas na Educação Especial. Em vista disso, objetivou-se identificar e caracterizar as dissertações e teses com delineamentos intrassujeitos, produzidas no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), desde a implementação do referido programa, em 1978, até o ano de 2004. Inicialmente, efetuou-se a leitura dos títulos, resumos e outros elementos pré-textuais das dissertações e teses para identificar as que empregaram delineamentos intrassujeitos. A seguir, coletaram-se informações sobre a caracterização da população-alvo, do tema e dos procedimentos metodológicos: tipo de delineamento intrassujeito, variáveis dependente e independente, presentes na introdução, no método e nos resultados das dissertações e teses selecionadas. Os resultados revelaram que, dentre as 21 dissertações e teses com delineamentos intrassujeitos, a maioria fez uso do delineamento A-B e do delineamento de linha de base múltipla, no total de 43% e 38%, respectivamente. As demais dissertações e teses (19%) apresentaram os delineamentos A-B-A e múltiplas sondagens. Finalizando, os delineamentos intrassujeitos podem possibilitar suficiente demonstração do controle experimental e impacto das intervenções, e sua utilização em pesquisas sobre Educação Especial pode minimizar as lacunas no conhecimento desta temática.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382009000200010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382009000200010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-65382009000200010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.15 n.2 2009
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212573062889472