Estudo Bibliométrico dos Balanços da Produção Científica em Educacão Especial na Revista Brasileira de Educação Especial (1999-2017)1
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de educação especial (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000500135 |
Resumo: | RESUMO: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou respostas para a seguinte questão: como se configuram as análises da produção científica em Educação Especial publicadas na Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE)? O objetivo do estudo foi analisar os balanços da produção científica no campo da Educação Especial publicados na RBEE, visando compreender como esse periódico tem contribuído para a consolidação do conhecimento nos 25 anos de sua trajetória. A pesquisa é bibliográfica e exploratória-descritiva, pois visou examinar as dimensões quantitativa e qualitativa da produção científica selecionada para análise. Do ponto de vista metodológico, foram combinados dois tipos de abordagens: a análise bibliométrica e a análise de conteúdo. A fonte de dados foram artigos do tipo balanço de produção científica (n=60) publicados na RBEE no período entre 1999 e 2017. Os resultados obtidos foram analisados em relação às seguintes variáveis presentes nas revisões: temporalidade, autores e autorias, tipos de revisão e questão de pesquisa, fontes de informação, estratégias de busca, seleção e inclusão, tipologia documental, períodos abrangidos pelas análises, categorias e temáticas abordadas. Concluiu-se que, embora os estudos de revisão sejam necessários e relevantes para avaliar o conhecimento produzido na área de Educação Especial, ainda eles precisam ser aprimorados em seus aspectos metodológicos. Por fim, foram oferecidas sugestões para autores, editores e avaliadores de artigos científicos visando aperfeiçoar os balanços de produção científica. |
id |
ABPEE-1_c2c72f5c698f85739371403eb26085e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-65382018000500135 |
network_acronym_str |
ABPEE-1 |
network_name_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo Bibliométrico dos Balanços da Produção Científica em Educacão Especial na Revista Brasileira de Educação Especial (1999-2017)1Educação EspecialRevista Brasileira de Educação EspecialBibliometriaRESUMO: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou respostas para a seguinte questão: como se configuram as análises da produção científica em Educação Especial publicadas na Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE)? O objetivo do estudo foi analisar os balanços da produção científica no campo da Educação Especial publicados na RBEE, visando compreender como esse periódico tem contribuído para a consolidação do conhecimento nos 25 anos de sua trajetória. A pesquisa é bibliográfica e exploratória-descritiva, pois visou examinar as dimensões quantitativa e qualitativa da produção científica selecionada para análise. Do ponto de vista metodológico, foram combinados dois tipos de abordagens: a análise bibliométrica e a análise de conteúdo. A fonte de dados foram artigos do tipo balanço de produção científica (n=60) publicados na RBEE no período entre 1999 e 2017. Os resultados obtidos foram analisados em relação às seguintes variáveis presentes nas revisões: temporalidade, autores e autorias, tipos de revisão e questão de pesquisa, fontes de informação, estratégias de busca, seleção e inclusão, tipologia documental, períodos abrangidos pelas análises, categorias e temáticas abordadas. Concluiu-se que, embora os estudos de revisão sejam necessários e relevantes para avaliar o conhecimento produzido na área de Educação Especial, ainda eles precisam ser aprimorados em seus aspectos metodológicos. Por fim, foram oferecidas sugestões para autores, editores e avaliadores de artigos científicos visando aperfeiçoar os balanços de produção científica.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000500135Revista Brasileira de Educação Especial v.24 n.spe 2018reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/s1413-65382418000400010info:eu-repo/semantics/openAccessHAYASHI,Maria Cristina Piumbato InnocentiniGONÇALVES,Taísa Grasiela Gomes Liduenhapor2018-10-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382018000500135Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2018-10-10T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo Bibliométrico dos Balanços da Produção Científica em Educacão Especial na Revista Brasileira de Educação Especial (1999-2017)1 |
title |
Estudo Bibliométrico dos Balanços da Produção Científica em Educacão Especial na Revista Brasileira de Educação Especial (1999-2017)1 |
spellingShingle |
Estudo Bibliométrico dos Balanços da Produção Científica em Educacão Especial na Revista Brasileira de Educação Especial (1999-2017)1 HAYASHI,Maria Cristina Piumbato Innocentini Educação Especial Revista Brasileira de Educação Especial Bibliometria |
title_short |
Estudo Bibliométrico dos Balanços da Produção Científica em Educacão Especial na Revista Brasileira de Educação Especial (1999-2017)1 |
title_full |
Estudo Bibliométrico dos Balanços da Produção Científica em Educacão Especial na Revista Brasileira de Educação Especial (1999-2017)1 |
title_fullStr |
Estudo Bibliométrico dos Balanços da Produção Científica em Educacão Especial na Revista Brasileira de Educação Especial (1999-2017)1 |
title_full_unstemmed |
Estudo Bibliométrico dos Balanços da Produção Científica em Educacão Especial na Revista Brasileira de Educação Especial (1999-2017)1 |
title_sort |
Estudo Bibliométrico dos Balanços da Produção Científica em Educacão Especial na Revista Brasileira de Educação Especial (1999-2017)1 |
author |
HAYASHI,Maria Cristina Piumbato Innocentini |
author_facet |
HAYASHI,Maria Cristina Piumbato Innocentini GONÇALVES,Taísa Grasiela Gomes Liduenha |
author_role |
author |
author2 |
GONÇALVES,Taísa Grasiela Gomes Liduenha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
HAYASHI,Maria Cristina Piumbato Innocentini GONÇALVES,Taísa Grasiela Gomes Liduenha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Revista Brasileira de Educação Especial Bibliometria |
topic |
Educação Especial Revista Brasileira de Educação Especial Bibliometria |
description |
RESUMO: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou respostas para a seguinte questão: como se configuram as análises da produção científica em Educação Especial publicadas na Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE)? O objetivo do estudo foi analisar os balanços da produção científica no campo da Educação Especial publicados na RBEE, visando compreender como esse periódico tem contribuído para a consolidação do conhecimento nos 25 anos de sua trajetória. A pesquisa é bibliográfica e exploratória-descritiva, pois visou examinar as dimensões quantitativa e qualitativa da produção científica selecionada para análise. Do ponto de vista metodológico, foram combinados dois tipos de abordagens: a análise bibliométrica e a análise de conteúdo. A fonte de dados foram artigos do tipo balanço de produção científica (n=60) publicados na RBEE no período entre 1999 e 2017. Os resultados obtidos foram analisados em relação às seguintes variáveis presentes nas revisões: temporalidade, autores e autorias, tipos de revisão e questão de pesquisa, fontes de informação, estratégias de busca, seleção e inclusão, tipologia documental, períodos abrangidos pelas análises, categorias e temáticas abordadas. Concluiu-se que, embora os estudos de revisão sejam necessários e relevantes para avaliar o conhecimento produzido na área de Educação Especial, ainda eles precisam ser aprimorados em seus aspectos metodológicos. Por fim, foram oferecidas sugestões para autores, editores e avaliadores de artigos científicos visando aperfeiçoar os balanços de produção científica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000500135 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000500135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-65382418000400010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Especial v.24 n.spe 2018 reponame:Revista brasileira de educação especial (Online) instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) instacron:ABPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
instacron_str |
ABPEE |
institution |
ABPEE |
reponame_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
collection |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@abpee.net |
_version_ |
1754212574393532416 |