Comportamentos de Crianças do Espectro do Autismo com seus Pares no Contexto de Educação Musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO,Paulyane Silva do
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: ZANON,Regina Basso, BOSA,Cleonice Alves, NOBRE,João Paulo dos Santos, DeFREITAS JÚNIOR,Áureo Déo, SILVA,Simone Souza da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000100093
Resumo: o Transtorno do espectro do autismo (TEA) é marcado por prejuízos nas áreas de interação social, comunicação, comportamento e processamento sensorial. Aspectos relacionados a prejuízos no repertório de interação social, bem como estratégias para torná-la mais adequada têm sido amplamente estudados. Dentre estas estratégias, as que utilizam música têm recebido atenção. O presente estudo tem como objetivo investigar os benefícios da educação musical ao desenvolvimento da interação social de crianças com seus pares, focando-se na qualidade e na frequência da apresentação de tais comportamentos. Participaram duas crianças com TEA, com idades de cinco e seis anos, em aulas de percussão em grupo. Os instrumentos utilizados foram a Ficha de dados sociodemográficos e de desenvolvimento, para traçar os perfis dos participantes; e o Protocolo de observação de comportamentos de crianças com TEA com seus pares, para a análise comportamental, durante oito aulas/percussão (240 minutos). Os resultados sugerem que ambos apresentaram tendência ao aumento de iniciativas e respostas espontâneas e à diminuição de comportamentos não funcionais. Verificou-se a ocorrência do uso de estereotipias para tentativas de/e interações, embora esporadicamente. Destacaram-se os papéis do contexto, dos perfis das crianças, e do manejo comportamental por adultos, na promoção de interações.
id ABPEE-1_ca248ab5232beb1784862ed86ef6b100
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382015000100093
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Comportamentos de Crianças do Espectro do Autismo com seus Pares no Contexto de Educação MusicalEducação EspecialAutismoEducação MusicalInteração Socialo Transtorno do espectro do autismo (TEA) é marcado por prejuízos nas áreas de interação social, comunicação, comportamento e processamento sensorial. Aspectos relacionados a prejuízos no repertório de interação social, bem como estratégias para torná-la mais adequada têm sido amplamente estudados. Dentre estas estratégias, as que utilizam música têm recebido atenção. O presente estudo tem como objetivo investigar os benefícios da educação musical ao desenvolvimento da interação social de crianças com seus pares, focando-se na qualidade e na frequência da apresentação de tais comportamentos. Participaram duas crianças com TEA, com idades de cinco e seis anos, em aulas de percussão em grupo. Os instrumentos utilizados foram a Ficha de dados sociodemográficos e de desenvolvimento, para traçar os perfis dos participantes; e o Protocolo de observação de comportamentos de crianças com TEA com seus pares, para a análise comportamental, durante oito aulas/percussão (240 minutos). Os resultados sugerem que ambos apresentaram tendência ao aumento de iniciativas e respostas espontâneas e à diminuição de comportamentos não funcionais. Verificou-se a ocorrência do uso de estereotipias para tentativas de/e interações, embora esporadicamente. Destacaram-se os papéis do contexto, dos perfis das crianças, e do manejo comportamental por adultos, na promoção de interações.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000100093Revista Brasileira de Educação Especial v.21 n.1 2015reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382115000100007info:eu-repo/semantics/openAccessNASCIMENTO,Paulyane Silva doZANON,Regina BassoBOSA,Cleonice AlvesNOBRE,João Paulo dos SantosDeFREITAS JÚNIOR,Áureo DéoSILVA,Simone Souza da Costapor2015-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382015000100093Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2015-09-10T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamentos de Crianças do Espectro do Autismo com seus Pares no Contexto de Educação Musical
title Comportamentos de Crianças do Espectro do Autismo com seus Pares no Contexto de Educação Musical
spellingShingle Comportamentos de Crianças do Espectro do Autismo com seus Pares no Contexto de Educação Musical
NASCIMENTO,Paulyane Silva do
Educação Especial
Autismo
Educação Musical
Interação Social
title_short Comportamentos de Crianças do Espectro do Autismo com seus Pares no Contexto de Educação Musical
title_full Comportamentos de Crianças do Espectro do Autismo com seus Pares no Contexto de Educação Musical
title_fullStr Comportamentos de Crianças do Espectro do Autismo com seus Pares no Contexto de Educação Musical
title_full_unstemmed Comportamentos de Crianças do Espectro do Autismo com seus Pares no Contexto de Educação Musical
title_sort Comportamentos de Crianças do Espectro do Autismo com seus Pares no Contexto de Educação Musical
author NASCIMENTO,Paulyane Silva do
author_facet NASCIMENTO,Paulyane Silva do
ZANON,Regina Basso
BOSA,Cleonice Alves
NOBRE,João Paulo dos Santos
DeFREITAS JÚNIOR,Áureo Déo
SILVA,Simone Souza da Costa
author_role author
author2 ZANON,Regina Basso
BOSA,Cleonice Alves
NOBRE,João Paulo dos Santos
DeFREITAS JÚNIOR,Áureo Déo
SILVA,Simone Souza da Costa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO,Paulyane Silva do
ZANON,Regina Basso
BOSA,Cleonice Alves
NOBRE,João Paulo dos Santos
DeFREITAS JÚNIOR,Áureo Déo
SILVA,Simone Souza da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Autismo
Educação Musical
Interação Social
topic Educação Especial
Autismo
Educação Musical
Interação Social
description o Transtorno do espectro do autismo (TEA) é marcado por prejuízos nas áreas de interação social, comunicação, comportamento e processamento sensorial. Aspectos relacionados a prejuízos no repertório de interação social, bem como estratégias para torná-la mais adequada têm sido amplamente estudados. Dentre estas estratégias, as que utilizam música têm recebido atenção. O presente estudo tem como objetivo investigar os benefícios da educação musical ao desenvolvimento da interação social de crianças com seus pares, focando-se na qualidade e na frequência da apresentação de tais comportamentos. Participaram duas crianças com TEA, com idades de cinco e seis anos, em aulas de percussão em grupo. Os instrumentos utilizados foram a Ficha de dados sociodemográficos e de desenvolvimento, para traçar os perfis dos participantes; e o Protocolo de observação de comportamentos de crianças com TEA com seus pares, para a análise comportamental, durante oito aulas/percussão (240 minutos). Os resultados sugerem que ambos apresentaram tendência ao aumento de iniciativas e respostas espontâneas e à diminuição de comportamentos não funcionais. Verificou-se a ocorrência do uso de estereotipias para tentativas de/e interações, embora esporadicamente. Destacaram-se os papéis do contexto, dos perfis das crianças, e do manejo comportamental por adultos, na promoção de interações.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000100093
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000100093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-65382115000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.21 n.1 2015
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212573873438720