ESTUDO COMPARADO INTERNACIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOBRINHO,Reginaldo Celio
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SÁ,Maria das Graças Carvalho Silva de, PANTALEÃO,Edson, JESUS,Denise Meyrelles de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000400335
Resumo: RESUMO Objetivamos contribuir no refinamento de construções teóricas que subsidiem a pertinência de estudos em Educação Comparada para o adensamento da produção do conhecimento em Educação Especial. Observamos que em nosso país, a produção de conhecimento em Educação Especial, no âmbito da Educação Comparada, ainda é bastante escassa. Ressaltamos a necessidade de superar os modelos hegemônicos de comparação, eminentemente quantitativos e largamente utilizados pelos organismos internacionais, que estudam realidades circunscrevendo-as num perfil cultural único e ideal, e arregimentando elementos que legitimem uma política imperialista e colonizadora. Apresentamos conexões de uma perspectiva investigativa comparada com as obras de Norbert Elias, em diálogo com a história, com o objeto e com as bases teórico-metodológicas que perpassam a Educação Comparada, desde sua instituição como campo de investigação. Compreendemos a Educação Comparada como campo interdisciplinar, fundamentado num saber dinâmico e aberto metodologicamente. Afinal, os diferentes tipos de conhecimento correlacionam-se às diferenças específicas na situação das sociedades em que são produzidos. Conhecer outras realidades nos ajuda a compreender o capítulo da história humana que escrevemos com os outros.
id ABPEE-1_d4b0c4526534f05309361057e097a4f2
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382015000400335
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling ESTUDO COMPARADO INTERNACIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIALEducação EspecialPesquisa ComparadaEducação ComparadaRESUMO Objetivamos contribuir no refinamento de construções teóricas que subsidiem a pertinência de estudos em Educação Comparada para o adensamento da produção do conhecimento em Educação Especial. Observamos que em nosso país, a produção de conhecimento em Educação Especial, no âmbito da Educação Comparada, ainda é bastante escassa. Ressaltamos a necessidade de superar os modelos hegemônicos de comparação, eminentemente quantitativos e largamente utilizados pelos organismos internacionais, que estudam realidades circunscrevendo-as num perfil cultural único e ideal, e arregimentando elementos que legitimem uma política imperialista e colonizadora. Apresentamos conexões de uma perspectiva investigativa comparada com as obras de Norbert Elias, em diálogo com a história, com o objeto e com as bases teórico-metodológicas que perpassam a Educação Comparada, desde sua instituição como campo de investigação. Compreendemos a Educação Comparada como campo interdisciplinar, fundamentado num saber dinâmico e aberto metodologicamente. Afinal, os diferentes tipos de conhecimento correlacionam-se às diferenças específicas na situação das sociedades em que são produzidos. Conhecer outras realidades nos ajuda a compreender o capítulo da história humana que escrevemos com os outros.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000400335Revista Brasileira de Educação Especial v.21 n.4 2015reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382115000400002info:eu-repo/semantics/openAccessSOBRINHO,Reginaldo CelioSÁ,Maria das Graças Carvalho Silva dePANTALEÃO,EdsonJESUS,Denise Meyrelles depor2016-02-04T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382015000400335Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2016-02-04T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO COMPARADO INTERNACIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
title ESTUDO COMPARADO INTERNACIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
spellingShingle ESTUDO COMPARADO INTERNACIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
SOBRINHO,Reginaldo Celio
Educação Especial
Pesquisa Comparada
Educação Comparada
title_short ESTUDO COMPARADO INTERNACIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
title_full ESTUDO COMPARADO INTERNACIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
title_fullStr ESTUDO COMPARADO INTERNACIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
title_full_unstemmed ESTUDO COMPARADO INTERNACIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
title_sort ESTUDO COMPARADO INTERNACIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
author SOBRINHO,Reginaldo Celio
author_facet SOBRINHO,Reginaldo Celio
SÁ,Maria das Graças Carvalho Silva de
PANTALEÃO,Edson
JESUS,Denise Meyrelles de
author_role author
author2 SÁ,Maria das Graças Carvalho Silva de
PANTALEÃO,Edson
JESUS,Denise Meyrelles de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOBRINHO,Reginaldo Celio
SÁ,Maria das Graças Carvalho Silva de
PANTALEÃO,Edson
JESUS,Denise Meyrelles de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Pesquisa Comparada
Educação Comparada
topic Educação Especial
Pesquisa Comparada
Educação Comparada
description RESUMO Objetivamos contribuir no refinamento de construções teóricas que subsidiem a pertinência de estudos em Educação Comparada para o adensamento da produção do conhecimento em Educação Especial. Observamos que em nosso país, a produção de conhecimento em Educação Especial, no âmbito da Educação Comparada, ainda é bastante escassa. Ressaltamos a necessidade de superar os modelos hegemônicos de comparação, eminentemente quantitativos e largamente utilizados pelos organismos internacionais, que estudam realidades circunscrevendo-as num perfil cultural único e ideal, e arregimentando elementos que legitimem uma política imperialista e colonizadora. Apresentamos conexões de uma perspectiva investigativa comparada com as obras de Norbert Elias, em diálogo com a história, com o objeto e com as bases teórico-metodológicas que perpassam a Educação Comparada, desde sua instituição como campo de investigação. Compreendemos a Educação Comparada como campo interdisciplinar, fundamentado num saber dinâmico e aberto metodologicamente. Afinal, os diferentes tipos de conhecimento correlacionam-se às diferenças específicas na situação das sociedades em que são produzidos. Conhecer outras realidades nos ajuda a compreender o capítulo da história humana que escrevemos com os outros.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000400335
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000400335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-65382115000400002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.21 n.4 2015
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212573903847424