Surdez e letramento: pesquisa com surdos universitários de Curitiba e Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guarinello,Ana Cristina
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Berberian,Ana Paula, Santana,Ana Paula de Oliveira, Bortolozzi,Kyrlian Bartira, Schemberg,Simone, Figueiredo,Luciana Cabral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382009000100008
Resumo: Objetivamos com essa pesquisa apresentar aspectos que caracterizam as condições de letramento de surdos estudantes universitários, investigando o desempenho desses surdos em atividades de leitura e de escrita. Participaram dessa pesquisa vinte surdos Universitários. Para coleta de dados foram utilizados dois instrumentos: um questionário com questões abertas e fechadas a partir do qual foram coletadas informações sobre as práticas de leitura e de escrita vivenciadas cotidianamente pelos sujeitos da pesquisa e seis textos formulados em diferentes gêneros textuais, os quais os sujeitos deveriam ler e formular respostas acerca de seus conteúdos Percebe-se por meio da análise que as condições de letramento de cada sujeito têm uma correlação direta com as práticas de linguagem vivenciadas em seus contextos de vida. Conclusões: no contexto da surdez, ainda contamos com leitores e escritores que apresentam grande dificuldade no processo de interpretação e produção textual de gêneros secundários. Esse estudo aponta, assim, a importância de um trabalho de letramento desde a escola fundamental até a universidade que envolva práticas nos mais diversos tipos de gêneros.
id ABPEE-1_e13dd5c6f26680fb1ad5e6f0cca6bc67
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382009000100008
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Surdez e letramento: pesquisa com surdos universitários de Curitiba e Florianópolissurdezletramentoleituraeducação especialObjetivamos com essa pesquisa apresentar aspectos que caracterizam as condições de letramento de surdos estudantes universitários, investigando o desempenho desses surdos em atividades de leitura e de escrita. Participaram dessa pesquisa vinte surdos Universitários. Para coleta de dados foram utilizados dois instrumentos: um questionário com questões abertas e fechadas a partir do qual foram coletadas informações sobre as práticas de leitura e de escrita vivenciadas cotidianamente pelos sujeitos da pesquisa e seis textos formulados em diferentes gêneros textuais, os quais os sujeitos deveriam ler e formular respostas acerca de seus conteúdos Percebe-se por meio da análise que as condições de letramento de cada sujeito têm uma correlação direta com as práticas de linguagem vivenciadas em seus contextos de vida. Conclusões: no contexto da surdez, ainda contamos com leitores e escritores que apresentam grande dificuldade no processo de interpretação e produção textual de gêneros secundários. Esse estudo aponta, assim, a importância de um trabalho de letramento desde a escola fundamental até a universidade que envolva práticas nos mais diversos tipos de gêneros.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2009-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382009000100008Revista Brasileira de Educação Especial v.15 n.1 2009reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382009000100008info:eu-repo/semantics/openAccessGuarinello,Ana CristinaBerberian,Ana PaulaSantana,Ana Paula de OliveiraBortolozzi,Kyrlian BartiraSchemberg,SimoneFigueiredo,Luciana Cabralpor2009-05-29T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382009000100008Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2009-05-29T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Surdez e letramento: pesquisa com surdos universitários de Curitiba e Florianópolis
title Surdez e letramento: pesquisa com surdos universitários de Curitiba e Florianópolis
spellingShingle Surdez e letramento: pesquisa com surdos universitários de Curitiba e Florianópolis
Guarinello,Ana Cristina
surdez
letramento
leitura
educação especial
title_short Surdez e letramento: pesquisa com surdos universitários de Curitiba e Florianópolis
title_full Surdez e letramento: pesquisa com surdos universitários de Curitiba e Florianópolis
title_fullStr Surdez e letramento: pesquisa com surdos universitários de Curitiba e Florianópolis
title_full_unstemmed Surdez e letramento: pesquisa com surdos universitários de Curitiba e Florianópolis
title_sort Surdez e letramento: pesquisa com surdos universitários de Curitiba e Florianópolis
author Guarinello,Ana Cristina
author_facet Guarinello,Ana Cristina
Berberian,Ana Paula
Santana,Ana Paula de Oliveira
Bortolozzi,Kyrlian Bartira
Schemberg,Simone
Figueiredo,Luciana Cabral
author_role author
author2 Berberian,Ana Paula
Santana,Ana Paula de Oliveira
Bortolozzi,Kyrlian Bartira
Schemberg,Simone
Figueiredo,Luciana Cabral
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guarinello,Ana Cristina
Berberian,Ana Paula
Santana,Ana Paula de Oliveira
Bortolozzi,Kyrlian Bartira
Schemberg,Simone
Figueiredo,Luciana Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv surdez
letramento
leitura
educação especial
topic surdez
letramento
leitura
educação especial
description Objetivamos com essa pesquisa apresentar aspectos que caracterizam as condições de letramento de surdos estudantes universitários, investigando o desempenho desses surdos em atividades de leitura e de escrita. Participaram dessa pesquisa vinte surdos Universitários. Para coleta de dados foram utilizados dois instrumentos: um questionário com questões abertas e fechadas a partir do qual foram coletadas informações sobre as práticas de leitura e de escrita vivenciadas cotidianamente pelos sujeitos da pesquisa e seis textos formulados em diferentes gêneros textuais, os quais os sujeitos deveriam ler e formular respostas acerca de seus conteúdos Percebe-se por meio da análise que as condições de letramento de cada sujeito têm uma correlação direta com as práticas de linguagem vivenciadas em seus contextos de vida. Conclusões: no contexto da surdez, ainda contamos com leitores e escritores que apresentam grande dificuldade no processo de interpretação e produção textual de gêneros secundários. Esse estudo aponta, assim, a importância de um trabalho de letramento desde a escola fundamental até a universidade que envolva práticas nos mais diversos tipos de gêneros.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382009000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382009000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-65382009000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.15 n.1 2009
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212573042966528