Surdez e letramento: pesquisa com surdos universitários de Curitiba e Florianópolis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de educação especial (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382009000100008 |
Resumo: | Objetivamos com essa pesquisa apresentar aspectos que caracterizam as condições de letramento de surdos estudantes universitários, investigando o desempenho desses surdos em atividades de leitura e de escrita. Participaram dessa pesquisa vinte surdos Universitários. Para coleta de dados foram utilizados dois instrumentos: um questionário com questões abertas e fechadas a partir do qual foram coletadas informações sobre as práticas de leitura e de escrita vivenciadas cotidianamente pelos sujeitos da pesquisa e seis textos formulados em diferentes gêneros textuais, os quais os sujeitos deveriam ler e formular respostas acerca de seus conteúdos Percebe-se por meio da análise que as condições de letramento de cada sujeito têm uma correlação direta com as práticas de linguagem vivenciadas em seus contextos de vida. Conclusões: no contexto da surdez, ainda contamos com leitores e escritores que apresentam grande dificuldade no processo de interpretação e produção textual de gêneros secundários. Esse estudo aponta, assim, a importância de um trabalho de letramento desde a escola fundamental até a universidade que envolva práticas nos mais diversos tipos de gêneros. |
id |
ABPEE-1_e13dd5c6f26680fb1ad5e6f0cca6bc67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-65382009000100008 |
network_acronym_str |
ABPEE-1 |
network_name_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Surdez e letramento: pesquisa com surdos universitários de Curitiba e Florianópolissurdezletramentoleituraeducação especialObjetivamos com essa pesquisa apresentar aspectos que caracterizam as condições de letramento de surdos estudantes universitários, investigando o desempenho desses surdos em atividades de leitura e de escrita. Participaram dessa pesquisa vinte surdos Universitários. Para coleta de dados foram utilizados dois instrumentos: um questionário com questões abertas e fechadas a partir do qual foram coletadas informações sobre as práticas de leitura e de escrita vivenciadas cotidianamente pelos sujeitos da pesquisa e seis textos formulados em diferentes gêneros textuais, os quais os sujeitos deveriam ler e formular respostas acerca de seus conteúdos Percebe-se por meio da análise que as condições de letramento de cada sujeito têm uma correlação direta com as práticas de linguagem vivenciadas em seus contextos de vida. Conclusões: no contexto da surdez, ainda contamos com leitores e escritores que apresentam grande dificuldade no processo de interpretação e produção textual de gêneros secundários. Esse estudo aponta, assim, a importância de um trabalho de letramento desde a escola fundamental até a universidade que envolva práticas nos mais diversos tipos de gêneros.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2009-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382009000100008Revista Brasileira de Educação Especial v.15 n.1 2009reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382009000100008info:eu-repo/semantics/openAccessGuarinello,Ana CristinaBerberian,Ana PaulaSantana,Ana Paula de OliveiraBortolozzi,Kyrlian BartiraSchemberg,SimoneFigueiredo,Luciana Cabralpor2009-05-29T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382009000100008Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2009-05-29T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Surdez e letramento: pesquisa com surdos universitários de Curitiba e Florianópolis |
title |
Surdez e letramento: pesquisa com surdos universitários de Curitiba e Florianópolis |
spellingShingle |
Surdez e letramento: pesquisa com surdos universitários de Curitiba e Florianópolis Guarinello,Ana Cristina surdez letramento leitura educação especial |
title_short |
Surdez e letramento: pesquisa com surdos universitários de Curitiba e Florianópolis |
title_full |
Surdez e letramento: pesquisa com surdos universitários de Curitiba e Florianópolis |
title_fullStr |
Surdez e letramento: pesquisa com surdos universitários de Curitiba e Florianópolis |
title_full_unstemmed |
Surdez e letramento: pesquisa com surdos universitários de Curitiba e Florianópolis |
title_sort |
Surdez e letramento: pesquisa com surdos universitários de Curitiba e Florianópolis |
author |
Guarinello,Ana Cristina |
author_facet |
Guarinello,Ana Cristina Berberian,Ana Paula Santana,Ana Paula de Oliveira Bortolozzi,Kyrlian Bartira Schemberg,Simone Figueiredo,Luciana Cabral |
author_role |
author |
author2 |
Berberian,Ana Paula Santana,Ana Paula de Oliveira Bortolozzi,Kyrlian Bartira Schemberg,Simone Figueiredo,Luciana Cabral |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guarinello,Ana Cristina Berberian,Ana Paula Santana,Ana Paula de Oliveira Bortolozzi,Kyrlian Bartira Schemberg,Simone Figueiredo,Luciana Cabral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
surdez letramento leitura educação especial |
topic |
surdez letramento leitura educação especial |
description |
Objetivamos com essa pesquisa apresentar aspectos que caracterizam as condições de letramento de surdos estudantes universitários, investigando o desempenho desses surdos em atividades de leitura e de escrita. Participaram dessa pesquisa vinte surdos Universitários. Para coleta de dados foram utilizados dois instrumentos: um questionário com questões abertas e fechadas a partir do qual foram coletadas informações sobre as práticas de leitura e de escrita vivenciadas cotidianamente pelos sujeitos da pesquisa e seis textos formulados em diferentes gêneros textuais, os quais os sujeitos deveriam ler e formular respostas acerca de seus conteúdos Percebe-se por meio da análise que as condições de letramento de cada sujeito têm uma correlação direta com as práticas de linguagem vivenciadas em seus contextos de vida. Conclusões: no contexto da surdez, ainda contamos com leitores e escritores que apresentam grande dificuldade no processo de interpretação e produção textual de gêneros secundários. Esse estudo aponta, assim, a importância de um trabalho de letramento desde a escola fundamental até a universidade que envolva práticas nos mais diversos tipos de gêneros. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382009000100008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382009000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-65382009000100008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Especial v.15 n.1 2009 reponame:Revista brasileira de educação especial (Online) instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) instacron:ABPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
instacron_str |
ABPEE |
institution |
ABPEE |
reponame_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
collection |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@abpee.net |
_version_ |
1754212573042966528 |