Escala de Eficácia Docente para Práticas Inclusivas: Validação da Teacher Efficacy for Inclusive Practices (TEIP) Scale

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS,Bárbara Amaral
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: CHACON,Miguel Claudio Moriel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000100001
Resumo: RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi analisar as propriedades psicométricas da versão brasileira da Teacher Efficacy for Inclusive Practices (TEIP) Scale. A versão traduzida e adaptada à cultura brasileira denomina-se Escala de Eficácia Docente para Práticas Inclusivas (EEDPI) e foi aplicada a uma amostra de 308 professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, no interior do estado de Mato Grosso do Sul. A Análise Fatorial Exploratória evidenciou que suas propriedades psicométricas são adequadas, bem como a existência de dois fatores, nomeados “Regência em sala de aula” e “Planejamento e colaboração”. A mesma amostra também respondeu à Escala de autoeficácia de professores: versão breve, considerada “padrão-ouro”, a fim de avaliarmos o grau de eficácia da EEDPI em medir o que se propõe, a partir da relação com um critério externo. A Análise de Correlação de Spearman revelou a existência de uma correlação positiva entre as subescalas dos instrumentos, oscilando entre moderada e forte. A EEDPI ainda apresenta boa consistência interna (coeficientes de Alfa de Cronbach 0,89, 0,88 e 0,92) e mostra-se um instrumento que pode auxiliar na avaliação e no acompanhamento da autoeficácia docente diante da inclusão e na proposição das intervenções oportunas.
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