Atuação do Professor de Educação Especial no Cenário da Pandemia de Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ESPER,Marcos Venicio
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: ARAÚJO,Jeferson Santos, SANTOS,Manoel Antônio dos, NASCIMENTO,Lucila Castanheira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382022000100309
Resumo: RESUMO: A atuação qualificada do professor de Educação Especial é condição fundamental para o apoio à inclusão escolar do público-alvo em diferentes contextos escolares. Este estudo objetivou analisar a atuação do professor de Educação Especial no cenário da pandemia da Covid-19. Os dados foram coletados por meio da técnica de grupo focal on-line, com a participação de seis professoras. Das experiências compartilhadas nos encontros, foi possível elaborar três eixos temáticos: Os desafios vividos pelas professoras da Educação Especial; Contextos vivenciados pelas professoras da Educação Especial na escola; e Fortalezas, perspectivas e pontos positivos da inclusão escolar. A inclusão escolar é um projeto coletivo que pressupõe ações coordenadas e exige adesão de todos os segmentos da sociedade civil, não apenas da escola. Os professores de Educação Especial perceberam-se implicados no processo inclusivo, ainda que não haja envolvimento total das equipes educacionais, o que os faz se sentirem isolados e desamparados diante de algumas situações desafiadoras. Compreender o olhar dos professores de Educação Especial oferece subsídios para o planejamento da Educação Especial, na perspectiva da inclusão.
id ABPEE-1_f797955477733277f0832899f9e3c18b
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382022000100309
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Atuação do Professor de Educação Especial no Cenário da Pandemia de Covid-19Educação EspecialEducação InclusivaApoio à pessoa com deficiênciaGrupo FocalPandemiaRESUMO: A atuação qualificada do professor de Educação Especial é condição fundamental para o apoio à inclusão escolar do público-alvo em diferentes contextos escolares. Este estudo objetivou analisar a atuação do professor de Educação Especial no cenário da pandemia da Covid-19. Os dados foram coletados por meio da técnica de grupo focal on-line, com a participação de seis professoras. Das experiências compartilhadas nos encontros, foi possível elaborar três eixos temáticos: Os desafios vividos pelas professoras da Educação Especial; Contextos vivenciados pelas professoras da Educação Especial na escola; e Fortalezas, perspectivas e pontos positivos da inclusão escolar. A inclusão escolar é um projeto coletivo que pressupõe ações coordenadas e exige adesão de todos os segmentos da sociedade civil, não apenas da escola. Os professores de Educação Especial perceberam-se implicados no processo inclusivo, ainda que não haja envolvimento total das equipes educacionais, o que os faz se sentirem isolados e desamparados diante de algumas situações desafiadoras. Compreender o olhar dos professores de Educação Especial oferece subsídios para o planejamento da Educação Especial, na perspectiva da inclusão.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382022000100309Revista Brasileira de Educação Especial v.28 2022reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/1980-54702022v28e0092info:eu-repo/semantics/openAccessESPER,Marcos VenicioARAÚJO,Jeferson SantosSANTOS,Manoel Antônio dosNASCIMENTO,Lucila Castanheirapor2022-08-24T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382022000100309Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2022-08-24T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Atuação do Professor de Educação Especial no Cenário da Pandemia de Covid-19
title Atuação do Professor de Educação Especial no Cenário da Pandemia de Covid-19
spellingShingle Atuação do Professor de Educação Especial no Cenário da Pandemia de Covid-19
ESPER,Marcos Venicio
Educação Especial
Educação Inclusiva
Apoio à pessoa com deficiência
Grupo Focal
Pandemia
title_short Atuação do Professor de Educação Especial no Cenário da Pandemia de Covid-19
title_full Atuação do Professor de Educação Especial no Cenário da Pandemia de Covid-19
title_fullStr Atuação do Professor de Educação Especial no Cenário da Pandemia de Covid-19
title_full_unstemmed Atuação do Professor de Educação Especial no Cenário da Pandemia de Covid-19
title_sort Atuação do Professor de Educação Especial no Cenário da Pandemia de Covid-19
author ESPER,Marcos Venicio
author_facet ESPER,Marcos Venicio
ARAÚJO,Jeferson Santos
SANTOS,Manoel Antônio dos
NASCIMENTO,Lucila Castanheira
author_role author
author2 ARAÚJO,Jeferson Santos
SANTOS,Manoel Antônio dos
NASCIMENTO,Lucila Castanheira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ESPER,Marcos Venicio
ARAÚJO,Jeferson Santos
SANTOS,Manoel Antônio dos
NASCIMENTO,Lucila Castanheira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Educação Inclusiva
Apoio à pessoa com deficiência
Grupo Focal
Pandemia
topic Educação Especial
Educação Inclusiva
Apoio à pessoa com deficiência
Grupo Focal
Pandemia
description RESUMO: A atuação qualificada do professor de Educação Especial é condição fundamental para o apoio à inclusão escolar do público-alvo em diferentes contextos escolares. Este estudo objetivou analisar a atuação do professor de Educação Especial no cenário da pandemia da Covid-19. Os dados foram coletados por meio da técnica de grupo focal on-line, com a participação de seis professoras. Das experiências compartilhadas nos encontros, foi possível elaborar três eixos temáticos: Os desafios vividos pelas professoras da Educação Especial; Contextos vivenciados pelas professoras da Educação Especial na escola; e Fortalezas, perspectivas e pontos positivos da inclusão escolar. A inclusão escolar é um projeto coletivo que pressupõe ações coordenadas e exige adesão de todos os segmentos da sociedade civil, não apenas da escola. Os professores de Educação Especial perceberam-se implicados no processo inclusivo, ainda que não haja envolvimento total das equipes educacionais, o que os faz se sentirem isolados e desamparados diante de algumas situações desafiadoras. Compreender o olhar dos professores de Educação Especial oferece subsídios para o planejamento da Educação Especial, na perspectiva da inclusão.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382022000100309
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382022000100309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1980-54702022v28e0092
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.28 2022
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212575133827072