Atuação do Professor de Educação Especial no Cenário da Pandemia de Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de educação especial (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382022000100309 |
Resumo: | RESUMO: A atuação qualificada do professor de Educação Especial é condição fundamental para o apoio à inclusão escolar do público-alvo em diferentes contextos escolares. Este estudo objetivou analisar a atuação do professor de Educação Especial no cenário da pandemia da Covid-19. Os dados foram coletados por meio da técnica de grupo focal on-line, com a participação de seis professoras. Das experiências compartilhadas nos encontros, foi possível elaborar três eixos temáticos: Os desafios vividos pelas professoras da Educação Especial; Contextos vivenciados pelas professoras da Educação Especial na escola; e Fortalezas, perspectivas e pontos positivos da inclusão escolar. A inclusão escolar é um projeto coletivo que pressupõe ações coordenadas e exige adesão de todos os segmentos da sociedade civil, não apenas da escola. Os professores de Educação Especial perceberam-se implicados no processo inclusivo, ainda que não haja envolvimento total das equipes educacionais, o que os faz se sentirem isolados e desamparados diante de algumas situações desafiadoras. Compreender o olhar dos professores de Educação Especial oferece subsídios para o planejamento da Educação Especial, na perspectiva da inclusão. |
id |
ABPEE-1_f797955477733277f0832899f9e3c18b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-65382022000100309 |
network_acronym_str |
ABPEE-1 |
network_name_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atuação do Professor de Educação Especial no Cenário da Pandemia de Covid-19Educação EspecialEducação InclusivaApoio à pessoa com deficiênciaGrupo FocalPandemiaRESUMO: A atuação qualificada do professor de Educação Especial é condição fundamental para o apoio à inclusão escolar do público-alvo em diferentes contextos escolares. Este estudo objetivou analisar a atuação do professor de Educação Especial no cenário da pandemia da Covid-19. Os dados foram coletados por meio da técnica de grupo focal on-line, com a participação de seis professoras. Das experiências compartilhadas nos encontros, foi possível elaborar três eixos temáticos: Os desafios vividos pelas professoras da Educação Especial; Contextos vivenciados pelas professoras da Educação Especial na escola; e Fortalezas, perspectivas e pontos positivos da inclusão escolar. A inclusão escolar é um projeto coletivo que pressupõe ações coordenadas e exige adesão de todos os segmentos da sociedade civil, não apenas da escola. Os professores de Educação Especial perceberam-se implicados no processo inclusivo, ainda que não haja envolvimento total das equipes educacionais, o que os faz se sentirem isolados e desamparados diante de algumas situações desafiadoras. Compreender o olhar dos professores de Educação Especial oferece subsídios para o planejamento da Educação Especial, na perspectiva da inclusão.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382022000100309Revista Brasileira de Educação Especial v.28 2022reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/1980-54702022v28e0092info:eu-repo/semantics/openAccessESPER,Marcos VenicioARAÚJO,Jeferson SantosSANTOS,Manoel Antônio dosNASCIMENTO,Lucila Castanheirapor2022-08-24T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382022000100309Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2022-08-24T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atuação do Professor de Educação Especial no Cenário da Pandemia de Covid-19 |
title |
Atuação do Professor de Educação Especial no Cenário da Pandemia de Covid-19 |
spellingShingle |
Atuação do Professor de Educação Especial no Cenário da Pandemia de Covid-19 ESPER,Marcos Venicio Educação Especial Educação Inclusiva Apoio à pessoa com deficiência Grupo Focal Pandemia |
title_short |
Atuação do Professor de Educação Especial no Cenário da Pandemia de Covid-19 |
title_full |
Atuação do Professor de Educação Especial no Cenário da Pandemia de Covid-19 |
title_fullStr |
Atuação do Professor de Educação Especial no Cenário da Pandemia de Covid-19 |
title_full_unstemmed |
Atuação do Professor de Educação Especial no Cenário da Pandemia de Covid-19 |
title_sort |
Atuação do Professor de Educação Especial no Cenário da Pandemia de Covid-19 |
author |
ESPER,Marcos Venicio |
author_facet |
ESPER,Marcos Venicio ARAÚJO,Jeferson Santos SANTOS,Manoel Antônio dos NASCIMENTO,Lucila Castanheira |
author_role |
author |
author2 |
ARAÚJO,Jeferson Santos SANTOS,Manoel Antônio dos NASCIMENTO,Lucila Castanheira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ESPER,Marcos Venicio ARAÚJO,Jeferson Santos SANTOS,Manoel Antônio dos NASCIMENTO,Lucila Castanheira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Educação Inclusiva Apoio à pessoa com deficiência Grupo Focal Pandemia |
topic |
Educação Especial Educação Inclusiva Apoio à pessoa com deficiência Grupo Focal Pandemia |
description |
RESUMO: A atuação qualificada do professor de Educação Especial é condição fundamental para o apoio à inclusão escolar do público-alvo em diferentes contextos escolares. Este estudo objetivou analisar a atuação do professor de Educação Especial no cenário da pandemia da Covid-19. Os dados foram coletados por meio da técnica de grupo focal on-line, com a participação de seis professoras. Das experiências compartilhadas nos encontros, foi possível elaborar três eixos temáticos: Os desafios vividos pelas professoras da Educação Especial; Contextos vivenciados pelas professoras da Educação Especial na escola; e Fortalezas, perspectivas e pontos positivos da inclusão escolar. A inclusão escolar é um projeto coletivo que pressupõe ações coordenadas e exige adesão de todos os segmentos da sociedade civil, não apenas da escola. Os professores de Educação Especial perceberam-se implicados no processo inclusivo, ainda que não haja envolvimento total das equipes educacionais, o que os faz se sentirem isolados e desamparados diante de algumas situações desafiadoras. Compreender o olhar dos professores de Educação Especial oferece subsídios para o planejamento da Educação Especial, na perspectiva da inclusão. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382022000100309 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382022000100309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1980-54702022v28e0092 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Especial v.28 2022 reponame:Revista brasileira de educação especial (Online) instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) instacron:ABPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
instacron_str |
ABPEE |
institution |
ABPEE |
reponame_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
collection |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@abpee.net |
_version_ |
1754212575133827072 |