“Casa Sportman – sempre imitada, nunca igualada”: estratégias de um empreendimento e dinâmicas de consumo (Rio de Janeiro; 1909-1922)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, João Manuel Casquinha Malaia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Andrade de Melo, Victor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista História Econômica & História de Empresas (Online)
Texto Completo: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/752
Resumo: Despite the intensity of the relationship between sport and the business world, in Brazil, there are few historical studies developed on the subject. Considering this gap, this article aims to discuss the trajectory of the pioneer Fluminense company specialized in the sale of sporting products: Casa Sportman. The intention is to debate, in its first period of operation, from 1909 to 1922, the strategies adopted by its owner, Manoel da Silva Mattos, in order to insert his enterprise in the consumption dynamics that was structured in Rio de Janeiro in the first decades of the 20th century. As sources, the Official Gazette and periodicals were used. Business History was adopted as an alternative research.
id ABPHE_1a28403e99e9b20e3ff545a85b8c7998
oai_identifier_str oai:ojs.hehe.org.br:article/752
network_acronym_str ABPHE
network_name_str Revista História Econômica & História de Empresas (Online)
repository_id_str
spelling “Casa Sportman – sempre imitada, nunca igualada”: estratégias de um empreendimento e dinâmicas de consumo (Rio de Janeiro; 1909-1922)Despite the intensity of the relationship between sport and the business world, in Brazil, there are few historical studies developed on the subject. Considering this gap, this article aims to discuss the trajectory of the pioneer Fluminense company specialized in the sale of sporting products: Casa Sportman. The intention is to debate, in its first period of operation, from 1909 to 1922, the strategies adopted by its owner, Manoel da Silva Mattos, in order to insert his enterprise in the consumption dynamics that was structured in Rio de Janeiro in the first decades of the 20th century. As sources, the Official Gazette and periodicals were used. Business History was adopted as an alternative research.A pesar de la intensidad de la relación entre el deporte y el mundo de los negocios, en Brasil, existen pocos estudios históricos desarrollados sobre el tema. Teniendo en cuenta esta brecha, este artículo tiene como objetivo analizar la trayectoria de la empresa Casa Sportman, pionera Fluminense especializada en la venta de productos deportivos. La intención es debatir, en su primer período de operación, de 1909 a 1922, las estrategias adoptadas por su propietario, Manoel da Silva Mattos, para insertar su empresa en la dinámica de consumo que se estructuró en Río de Janeiro en las primeras décadas de la siglo 20. Como fuentes, se utilizaron la Gaceta Oficial y las publicaciones periódicas. La historia empresarial se adoptó como una investigación alternativa.A despeito da intensidade das relações entre o esporte e o mundo dos negócios, no Brasil, poucos são os estudos históricos desenvolvidos acerca do tema. Tendo em conta essa lacuna, este artigo objetiva discutir a trajetória da pioneira empresa fluminense especializada na venda de produtos esportivos: a Casa Sportman. A intenção é debater, no seu primeiro momento de funcionamento, de 1909 a 1922, as estratégias adotadas por seu proprietário, Manoel da Silva Mattos, no intuito de inserir seu empreendimento na dinâmica de consumo que se estruturava no Rio de Janeiro das décadas iniciais do século XX. Como fontes, foram utilizados o Diário Oficial e periódicos. Adotou-se a Business History como alternativa de investigação.ABPHE2020-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/75210.29182/hehe.v23i2.752Economic History & Business History; Vol. 23 No. 2 (2020); 495-525História Econômica & História de Empresas; v. 23 n. 2 (2020); 495-5252525-81841519-331410.29182/hehe.v23i2reponame:Revista História Econômica & História de Empresas (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE)instacron:ABPHEporhttps://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/752/470Copyright (c) 2020 História Econômica & História de Empresasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, João Manuel Casquinha MalaiaAndrade de Melo, Victor2021-03-08T21:08:13Zoai:ojs.hehe.org.br:article/752Revistahttps://hehe.org.br/index.php/rabpheONGhttps://hehe.org.br/index.php/rabphe/oaihehe.abphe@gmail.com2525-81841519-3314opendoar:2021-03-08T21:08:13Revista História Econômica & História de Empresas (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE)false
dc.title.none.fl_str_mv “Casa Sportman – sempre imitada, nunca igualada”: estratégias de um empreendimento e dinâmicas de consumo (Rio de Janeiro; 1909-1922)
title “Casa Sportman – sempre imitada, nunca igualada”: estratégias de um empreendimento e dinâmicas de consumo (Rio de Janeiro; 1909-1922)
spellingShingle “Casa Sportman – sempre imitada, nunca igualada”: estratégias de um empreendimento e dinâmicas de consumo (Rio de Janeiro; 1909-1922)
Santos, João Manuel Casquinha Malaia
title_short “Casa Sportman – sempre imitada, nunca igualada”: estratégias de um empreendimento e dinâmicas de consumo (Rio de Janeiro; 1909-1922)
title_full “Casa Sportman – sempre imitada, nunca igualada”: estratégias de um empreendimento e dinâmicas de consumo (Rio de Janeiro; 1909-1922)
title_fullStr “Casa Sportman – sempre imitada, nunca igualada”: estratégias de um empreendimento e dinâmicas de consumo (Rio de Janeiro; 1909-1922)
title_full_unstemmed “Casa Sportman – sempre imitada, nunca igualada”: estratégias de um empreendimento e dinâmicas de consumo (Rio de Janeiro; 1909-1922)
title_sort “Casa Sportman – sempre imitada, nunca igualada”: estratégias de um empreendimento e dinâmicas de consumo (Rio de Janeiro; 1909-1922)
author Santos, João Manuel Casquinha Malaia
author_facet Santos, João Manuel Casquinha Malaia
Andrade de Melo, Victor
author_role author
author2 Andrade de Melo, Victor
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, João Manuel Casquinha Malaia
Andrade de Melo, Victor
description Despite the intensity of the relationship between sport and the business world, in Brazil, there are few historical studies developed on the subject. Considering this gap, this article aims to discuss the trajectory of the pioneer Fluminense company specialized in the sale of sporting products: Casa Sportman. The intention is to debate, in its first period of operation, from 1909 to 1922, the strategies adopted by its owner, Manoel da Silva Mattos, in order to insert his enterprise in the consumption dynamics that was structured in Rio de Janeiro in the first decades of the 20th century. As sources, the Official Gazette and periodicals were used. Business History was adopted as an alternative research.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/752
10.29182/hehe.v23i2.752
url https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/752
identifier_str_mv 10.29182/hehe.v23i2.752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/752/470
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 História Econômica & História de Empresas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 História Econômica & História de Empresas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABPHE
publisher.none.fl_str_mv ABPHE
dc.source.none.fl_str_mv Economic History & Business History; Vol. 23 No. 2 (2020); 495-525
História Econômica & História de Empresas; v. 23 n. 2 (2020); 495-525
2525-8184
1519-3314
10.29182/hehe.v23i2
reponame:Revista História Econômica & História de Empresas (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE)
instacron:ABPHE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE)
instacron_str ABPHE
institution ABPHE
reponame_str Revista História Econômica & História de Empresas (Online)
collection Revista História Econômica & História de Empresas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista História Econômica & História de Empresas (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE)
repository.mail.fl_str_mv hehe.abphe@gmail.com
_version_ 1797067525159124992