Inversión extranjera y construcción de ferrocarriles en Colombia: the Panama Railroad Co. (1850-1903)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista História Econômica & História de Empresas (Online) |
Texto Completo: | https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/15 |
Resumo: | Em meados do século XIX, fica em evidência um dos processos de investimento estrangeiro de maior sucesso na América Latina e, em particular, na Colômbia, ao menos na perspectiva dos investidores estrangeiros. O processo em questão foi a construção e o início do funcionamento da Panama Railroad Co. Esta linha férrea foi construída em um tempo recorde de 5 anos e sua diferença em relação a outras ferrovias do país era que não tinha a intenção de fazer uma conexão entre os centros de produção de bens primários com o comércio internacional, mas que fosse desenhada e executada como uma rota entre os oceanos Atlântico e Pacífico. A Panama Railroad Co. foi uma das empresas mais lucrativas naquele momento e colocou em evidência os interesses econômicos e políticos dos Estados Unidos, não somente frente à América Latina, mas também frente aos competidores mais fortes na região: França, Inglaterra e Espanha. A empresa foi um dos monopólios de transporte mais importantes da época e significou um dos recursos fiscais mais relevantes para o governo colombiano, apresentando ao mesmo tempo uma profunda assimetria de poder entre os Estados Unidos e a Colômbia. |
id |
ABPHE_4248ed679c051feab3e3ff6726b9d02c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.hehe.org.br:article/15 |
network_acronym_str |
ABPHE |
network_name_str |
Revista História Econômica & História de Empresas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inversión extranjera y construcción de ferrocarriles en Colombia: the Panama Railroad Co. (1850-1903)Em meados do século XIX, fica em evidência um dos processos de investimento estrangeiro de maior sucesso na América Latina e, em particular, na Colômbia, ao menos na perspectiva dos investidores estrangeiros. O processo em questão foi a construção e o início do funcionamento da Panama Railroad Co. Esta linha férrea foi construída em um tempo recorde de 5 anos e sua diferença em relação a outras ferrovias do país era que não tinha a intenção de fazer uma conexão entre os centros de produção de bens primários com o comércio internacional, mas que fosse desenhada e executada como uma rota entre os oceanos Atlântico e Pacífico. A Panama Railroad Co. foi uma das empresas mais lucrativas naquele momento e colocou em evidência os interesses econômicos e políticos dos Estados Unidos, não somente frente à América Latina, mas também frente aos competidores mais fortes na região: França, Inglaterra e Espanha. A empresa foi um dos monopólios de transporte mais importantes da época e significou um dos recursos fiscais mais relevantes para o governo colombiano, apresentando ao mesmo tempo uma profunda assimetria de poder entre os Estados Unidos e a Colômbia.ABPHE2012-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/1510.29182/hehe.v12i1.15Economic History & Business History; Vol. 12 No. 1 (2009)História Econômica & História de Empresas; v. 12 n. 1 (2009)2525-81841519-331410.29182/hehe.v12i1reponame:Revista História Econômica & História de Empresas (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE)instacron:ABPHEporhttps://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/15/186Copyright (c) 2014 História Econômica & História de Empresasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrea, Juan Santiago2023-01-12T18:30:11Zoai:ojs.hehe.org.br:article/15Revistahttps://hehe.org.br/index.php/rabpheONGhttps://hehe.org.br/index.php/rabphe/oaihehe.abphe@gmail.com2525-81841519-3314opendoar:2023-01-12T18:30:11Revista História Econômica & História de Empresas (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inversión extranjera y construcción de ferrocarriles en Colombia: the Panama Railroad Co. (1850-1903) |
title |
Inversión extranjera y construcción de ferrocarriles en Colombia: the Panama Railroad Co. (1850-1903) |
spellingShingle |
Inversión extranjera y construcción de ferrocarriles en Colombia: the Panama Railroad Co. (1850-1903) Correa, Juan Santiago |
title_short |
Inversión extranjera y construcción de ferrocarriles en Colombia: the Panama Railroad Co. (1850-1903) |
title_full |
Inversión extranjera y construcción de ferrocarriles en Colombia: the Panama Railroad Co. (1850-1903) |
title_fullStr |
Inversión extranjera y construcción de ferrocarriles en Colombia: the Panama Railroad Co. (1850-1903) |
title_full_unstemmed |
Inversión extranjera y construcción de ferrocarriles en Colombia: the Panama Railroad Co. (1850-1903) |
title_sort |
Inversión extranjera y construcción de ferrocarriles en Colombia: the Panama Railroad Co. (1850-1903) |
author |
Correa, Juan Santiago |
author_facet |
Correa, Juan Santiago |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correa, Juan Santiago |
description |
Em meados do século XIX, fica em evidência um dos processos de investimento estrangeiro de maior sucesso na América Latina e, em particular, na Colômbia, ao menos na perspectiva dos investidores estrangeiros. O processo em questão foi a construção e o início do funcionamento da Panama Railroad Co. Esta linha férrea foi construída em um tempo recorde de 5 anos e sua diferença em relação a outras ferrovias do país era que não tinha a intenção de fazer uma conexão entre os centros de produção de bens primários com o comércio internacional, mas que fosse desenhada e executada como uma rota entre os oceanos Atlântico e Pacífico. A Panama Railroad Co. foi uma das empresas mais lucrativas naquele momento e colocou em evidência os interesses econômicos e políticos dos Estados Unidos, não somente frente à América Latina, mas também frente aos competidores mais fortes na região: França, Inglaterra e Espanha. A empresa foi um dos monopólios de transporte mais importantes da época e significou um dos recursos fiscais mais relevantes para o governo colombiano, apresentando ao mesmo tempo uma profunda assimetria de poder entre os Estados Unidos e a Colômbia. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/15 10.29182/hehe.v12i1.15 |
url |
https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/15 |
identifier_str_mv |
10.29182/hehe.v12i1.15 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/15/186 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 História Econômica & História de Empresas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 História Econômica & História de Empresas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABPHE |
publisher.none.fl_str_mv |
ABPHE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Economic History & Business History; Vol. 12 No. 1 (2009) História Econômica & História de Empresas; v. 12 n. 1 (2009) 2525-8184 1519-3314 10.29182/hehe.v12i1 reponame:Revista História Econômica & História de Empresas (Online) instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE) instacron:ABPHE |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE) |
instacron_str |
ABPHE |
institution |
ABPHE |
reponame_str |
Revista História Econômica & História de Empresas (Online) |
collection |
Revista História Econômica & História de Empresas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista História Econômica & História de Empresas (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE) |
repository.mail.fl_str_mv |
hehe.abphe@gmail.com |
_version_ |
1797067523700555776 |