A navegação na bacia do Paraná e a integração do antigo sul de Mato Grosso ao mercado nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Paulo Roberto Cimó
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista História Econômica & História de Empresas (Online)
Texto Completo: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/172
Resumo: Este trabalho trata da navegação comercial na bacia do Alto Paraná, em território do antigo sul de Mato Grosso (que corresponde atualmente ao estado de Mato Gros so do Sul), durante a 1ª metade do século XX. Abordando-se especialmente a região situada ao sul da linha da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (caracterizada pelas atividades da pecuária bovina e da extração de erva-mate), procura-se mostrar que nesta região, dada a ausência de outras ferrovias e a imprestabilidade das estradas de rodagem, a navegação fluvial desempenhou, por algum tempo, um papel econômico relativamente importante, em articulação com as ferrovias paulistas (sobretudo a Soroca-bana). Constituiu, por um lado, parte do esforço de expansão do capital sediado no pólo paulista, facilitando o abastecimento da região com gêneros de consumo, aí incluídos produtos tanto da indústria como da agricultura paulista. Por outro lado, permitiu a exportação de erva-mate, tanto via São Paulo como, principalmente, via Baixo Paraná, em direção ao mercado argentino.
id ABPHE_acf570ee12b1842e78450c7ff0ce3b44
oai_identifier_str oai:ojs.hehe.org.br:article/172
network_acronym_str ABPHE
network_name_str Revista História Econômica & História de Empresas (Online)
repository_id_str
spelling A navegação na bacia do Paraná e a integração do antigo sul de Mato Grosso ao mercado nacionalEste trabalho trata da navegação comercial na bacia do Alto Paraná, em território do antigo sul de Mato Grosso (que corresponde atualmente ao estado de Mato Gros so do Sul), durante a 1ª metade do século XX. Abordando-se especialmente a região situada ao sul da linha da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (caracterizada pelas atividades da pecuária bovina e da extração de erva-mate), procura-se mostrar que nesta região, dada a ausência de outras ferrovias e a imprestabilidade das estradas de rodagem, a navegação fluvial desempenhou, por algum tempo, um papel econômico relativamente importante, em articulação com as ferrovias paulistas (sobretudo a Soroca-bana). Constituiu, por um lado, parte do esforço de expansão do capital sediado no pólo paulista, facilitando o abastecimento da região com gêneros de consumo, aí incluídos produtos tanto da indústria como da agricultura paulista. Por outro lado, permitiu a exportação de erva-mate, tanto via São Paulo como, principalmente, via Baixo Paraná, em direção ao mercado argentino.ABPHE2012-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/17210.29182/hehe.v7i1.172Economic History & Business History; Vol. 7 No. 1 (2004)História Econômica & História de Empresas; v. 7 n. 1 (2004)2525-81841519-331410.29182/hehe.v7i1reponame:Revista História Econômica & História de Empresas (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE)instacron:ABPHEporhttps://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/172/154Copyright (c) 2014 História Econômica & História de Empresasinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Paulo Roberto Cimó2023-01-12T18:30:26Zoai:ojs.hehe.org.br:article/172Revistahttps://hehe.org.br/index.php/rabpheONGhttps://hehe.org.br/index.php/rabphe/oaihehe.abphe@gmail.com2525-81841519-3314opendoar:2023-01-12T18:30:26Revista História Econômica & História de Empresas (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE)false
dc.title.none.fl_str_mv A navegação na bacia do Paraná e a integração do antigo sul de Mato Grosso ao mercado nacional
title A navegação na bacia do Paraná e a integração do antigo sul de Mato Grosso ao mercado nacional
spellingShingle A navegação na bacia do Paraná e a integração do antigo sul de Mato Grosso ao mercado nacional
Queiroz, Paulo Roberto Cimó
title_short A navegação na bacia do Paraná e a integração do antigo sul de Mato Grosso ao mercado nacional
title_full A navegação na bacia do Paraná e a integração do antigo sul de Mato Grosso ao mercado nacional
title_fullStr A navegação na bacia do Paraná e a integração do antigo sul de Mato Grosso ao mercado nacional
title_full_unstemmed A navegação na bacia do Paraná e a integração do antigo sul de Mato Grosso ao mercado nacional
title_sort A navegação na bacia do Paraná e a integração do antigo sul de Mato Grosso ao mercado nacional
author Queiroz, Paulo Roberto Cimó
author_facet Queiroz, Paulo Roberto Cimó
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Paulo Roberto Cimó
description Este trabalho trata da navegação comercial na bacia do Alto Paraná, em território do antigo sul de Mato Grosso (que corresponde atualmente ao estado de Mato Gros so do Sul), durante a 1ª metade do século XX. Abordando-se especialmente a região situada ao sul da linha da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (caracterizada pelas atividades da pecuária bovina e da extração de erva-mate), procura-se mostrar que nesta região, dada a ausência de outras ferrovias e a imprestabilidade das estradas de rodagem, a navegação fluvial desempenhou, por algum tempo, um papel econômico relativamente importante, em articulação com as ferrovias paulistas (sobretudo a Soroca-bana). Constituiu, por um lado, parte do esforço de expansão do capital sediado no pólo paulista, facilitando o abastecimento da região com gêneros de consumo, aí incluídos produtos tanto da indústria como da agricultura paulista. Por outro lado, permitiu a exportação de erva-mate, tanto via São Paulo como, principalmente, via Baixo Paraná, em direção ao mercado argentino.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/172
10.29182/hehe.v7i1.172
url https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/172
identifier_str_mv 10.29182/hehe.v7i1.172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/172/154
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 História Econômica & História de Empresas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 História Econômica & História de Empresas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABPHE
publisher.none.fl_str_mv ABPHE
dc.source.none.fl_str_mv Economic History & Business History; Vol. 7 No. 1 (2004)
História Econômica & História de Empresas; v. 7 n. 1 (2004)
2525-8184
1519-3314
10.29182/hehe.v7i1
reponame:Revista História Econômica & História de Empresas (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE)
instacron:ABPHE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE)
instacron_str ABPHE
institution ABPHE
reponame_str Revista História Econômica & História de Empresas (Online)
collection Revista História Econômica & História de Empresas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista História Econômica & História de Empresas (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE)
repository.mail.fl_str_mv hehe.abphe@gmail.com
_version_ 1797067524148297728