Wal-Mart e sua estratégia para o varejo norte-americano e internacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista História Econômica & História de Empresas (Online) |
Texto Completo: | https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/190 |
Resumo: | Este texto tem como objetivo analisar a história da Wal-Mart, empresa que iniciou suas atividades em Bentonville, pequena vila do sudoeste norte-americano, e acompanhar sua evolução e importância para o desenvolvimento do varejo. Outro aspecto estudado é a participação do fundador da empresa, assim como o dos sucessores. Neste caso, para garantir a sua continuidade, Sam Walton organizou a firma de tal modo que os herdeiros pudessem ocupar os principais postos de comando no Conselho de Administração, enquanto a direção executiva da empresa fosse gerida por executivos profissionais. O texto destaca ainda o planejamento feito pelos diretores para elaborar um plano estratégico de expansão no sentido de ocupar os mercados americano, asiático e europeu. Para continuar sua trajetória de crescimento a firma buscará ser competitiva tanto no mercado interno norte-americano como ocupar cerca de vinte países mais significativos no mundo. |
id |
ABPHE_ea1c7d21081a4b255d55175d63f71337 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.hehe.org.br:article/190 |
network_acronym_str |
ABPHE |
network_name_str |
Revista História Econômica & História de Empresas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Wal-Mart e sua estratégia para o varejo norte-americano e internacionalEste texto tem como objetivo analisar a história da Wal-Mart, empresa que iniciou suas atividades em Bentonville, pequena vila do sudoeste norte-americano, e acompanhar sua evolução e importância para o desenvolvimento do varejo. Outro aspecto estudado é a participação do fundador da empresa, assim como o dos sucessores. Neste caso, para garantir a sua continuidade, Sam Walton organizou a firma de tal modo que os herdeiros pudessem ocupar os principais postos de comando no Conselho de Administração, enquanto a direção executiva da empresa fosse gerida por executivos profissionais. O texto destaca ainda o planejamento feito pelos diretores para elaborar um plano estratégico de expansão no sentido de ocupar os mercados americano, asiático e europeu. Para continuar sua trajetória de crescimento a firma buscará ser competitiva tanto no mercado interno norte-americano como ocupar cerca de vinte países mais significativos no mundo.ABPHE2012-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/19010.29182/hehe.v8i2.190Economic History & Business History; Vol. 8 No. 2 (2005)História Econômica & História de Empresas; v. 8 n. 2 (2005)2525-81841519-331410.29182/hehe.v8i2reponame:Revista História Econômica & História de Empresas (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE)instacron:ABPHEporhttps://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/190/150Copyright (c) 2014 História Econômica & História de Empresasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Armando João Dalla2023-01-12T18:30:26Zoai:ojs.hehe.org.br:article/190Revistahttps://hehe.org.br/index.php/rabpheONGhttps://hehe.org.br/index.php/rabphe/oaihehe.abphe@gmail.com2525-81841519-3314opendoar:2023-01-12T18:30:26Revista História Econômica & História de Empresas (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Wal-Mart e sua estratégia para o varejo norte-americano e internacional |
title |
Wal-Mart e sua estratégia para o varejo norte-americano e internacional |
spellingShingle |
Wal-Mart e sua estratégia para o varejo norte-americano e internacional Costa, Armando João Dalla |
title_short |
Wal-Mart e sua estratégia para o varejo norte-americano e internacional |
title_full |
Wal-Mart e sua estratégia para o varejo norte-americano e internacional |
title_fullStr |
Wal-Mart e sua estratégia para o varejo norte-americano e internacional |
title_full_unstemmed |
Wal-Mart e sua estratégia para o varejo norte-americano e internacional |
title_sort |
Wal-Mart e sua estratégia para o varejo norte-americano e internacional |
author |
Costa, Armando João Dalla |
author_facet |
Costa, Armando João Dalla |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Armando João Dalla |
description |
Este texto tem como objetivo analisar a história da Wal-Mart, empresa que iniciou suas atividades em Bentonville, pequena vila do sudoeste norte-americano, e acompanhar sua evolução e importância para o desenvolvimento do varejo. Outro aspecto estudado é a participação do fundador da empresa, assim como o dos sucessores. Neste caso, para garantir a sua continuidade, Sam Walton organizou a firma de tal modo que os herdeiros pudessem ocupar os principais postos de comando no Conselho de Administração, enquanto a direção executiva da empresa fosse gerida por executivos profissionais. O texto destaca ainda o planejamento feito pelos diretores para elaborar um plano estratégico de expansão no sentido de ocupar os mercados americano, asiático e europeu. Para continuar sua trajetória de crescimento a firma buscará ser competitiva tanto no mercado interno norte-americano como ocupar cerca de vinte países mais significativos no mundo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/190 10.29182/hehe.v8i2.190 |
url |
https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/190 |
identifier_str_mv |
10.29182/hehe.v8i2.190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/190/150 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 História Econômica & História de Empresas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 História Econômica & História de Empresas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABPHE |
publisher.none.fl_str_mv |
ABPHE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Economic History & Business History; Vol. 8 No. 2 (2005) História Econômica & História de Empresas; v. 8 n. 2 (2005) 2525-8184 1519-3314 10.29182/hehe.v8i2 reponame:Revista História Econômica & História de Empresas (Online) instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE) instacron:ABPHE |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE) |
instacron_str |
ABPHE |
institution |
ABPHE |
reponame_str |
Revista História Econômica & História de Empresas (Online) |
collection |
Revista História Econômica & História de Empresas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista História Econômica & História de Empresas (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE) |
repository.mail.fl_str_mv |
hehe.abphe@gmail.com |
_version_ |
1797067524429316096 |