Wal-Mart e sua estratégia para o varejo norte-americano e internacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Armando João Dalla
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista História Econômica & História de Empresas (Online)
Texto Completo: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/190
Resumo: Este texto tem como objetivo analisar a história da Wal-Mart, empresa que iniciou suas atividades em Bentonville, pequena vila do sudoeste norte-americano, e acompanhar sua evolução e importância para o desenvolvimento do varejo. Outro aspecto estudado é a participação do fundador da empresa, assim como o dos sucessores. Neste caso, para garantir a sua continuidade, Sam Walton organizou a firma de tal modo que os herdeiros pudessem ocupar os principais postos de comando no Conselho de Administração, enquanto a direção executiva da empresa fosse gerida por executivos profissionais. O texto destaca ainda o planejamento feito pelos diretores para elaborar um plano estratégico de expansão no sentido de ocupar os mercados americano, asiático e europeu. Para continuar sua trajetória de crescimento a firma buscará ser competitiva tanto no mercado interno norte-americano como ocupar cerca de vinte países mais significativos no mundo.
id ABPHE_ea1c7d21081a4b255d55175d63f71337
oai_identifier_str oai:ojs.hehe.org.br:article/190
network_acronym_str ABPHE
network_name_str Revista História Econômica & História de Empresas (Online)
repository_id_str
spelling Wal-Mart e sua estratégia para o varejo norte-americano e internacionalEste texto tem como objetivo analisar a história da Wal-Mart, empresa que iniciou suas atividades em Bentonville, pequena vila do sudoeste norte-americano, e acompanhar sua evolução e importância para o desenvolvimento do varejo. Outro aspecto estudado é a participação do fundador da empresa, assim como o dos sucessores. Neste caso, para garantir a sua continuidade, Sam Walton organizou a firma de tal modo que os herdeiros pudessem ocupar os principais postos de comando no Conselho de Administração, enquanto a direção executiva da empresa fosse gerida por executivos profissionais. O texto destaca ainda o planejamento feito pelos diretores para elaborar um plano estratégico de expansão no sentido de ocupar os mercados americano, asiático e europeu. Para continuar sua trajetória de crescimento a firma buscará ser competitiva tanto no mercado interno norte-americano como ocupar cerca de vinte países mais significativos no mundo.ABPHE2012-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/19010.29182/hehe.v8i2.190Economic History & Business History; Vol. 8 No. 2 (2005)História Econômica & História de Empresas; v. 8 n. 2 (2005)2525-81841519-331410.29182/hehe.v8i2reponame:Revista História Econômica & História de Empresas (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE)instacron:ABPHEporhttps://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/190/150Copyright (c) 2014 História Econômica & História de Empresasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Armando João Dalla2023-01-12T18:30:26Zoai:ojs.hehe.org.br:article/190Revistahttps://hehe.org.br/index.php/rabpheONGhttps://hehe.org.br/index.php/rabphe/oaihehe.abphe@gmail.com2525-81841519-3314opendoar:2023-01-12T18:30:26Revista História Econômica & História de Empresas (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE)false
dc.title.none.fl_str_mv Wal-Mart e sua estratégia para o varejo norte-americano e internacional
title Wal-Mart e sua estratégia para o varejo norte-americano e internacional
spellingShingle Wal-Mart e sua estratégia para o varejo norte-americano e internacional
Costa, Armando João Dalla
title_short Wal-Mart e sua estratégia para o varejo norte-americano e internacional
title_full Wal-Mart e sua estratégia para o varejo norte-americano e internacional
title_fullStr Wal-Mart e sua estratégia para o varejo norte-americano e internacional
title_full_unstemmed Wal-Mart e sua estratégia para o varejo norte-americano e internacional
title_sort Wal-Mart e sua estratégia para o varejo norte-americano e internacional
author Costa, Armando João Dalla
author_facet Costa, Armando João Dalla
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Armando João Dalla
description Este texto tem como objetivo analisar a história da Wal-Mart, empresa que iniciou suas atividades em Bentonville, pequena vila do sudoeste norte-americano, e acompanhar sua evolução e importância para o desenvolvimento do varejo. Outro aspecto estudado é a participação do fundador da empresa, assim como o dos sucessores. Neste caso, para garantir a sua continuidade, Sam Walton organizou a firma de tal modo que os herdeiros pudessem ocupar os principais postos de comando no Conselho de Administração, enquanto a direção executiva da empresa fosse gerida por executivos profissionais. O texto destaca ainda o planejamento feito pelos diretores para elaborar um plano estratégico de expansão no sentido de ocupar os mercados americano, asiático e europeu. Para continuar sua trajetória de crescimento a firma buscará ser competitiva tanto no mercado interno norte-americano como ocupar cerca de vinte países mais significativos no mundo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/190
10.29182/hehe.v8i2.190
url https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/190
identifier_str_mv 10.29182/hehe.v8i2.190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/190/150
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 História Econômica & História de Empresas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 História Econômica & História de Empresas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABPHE
publisher.none.fl_str_mv ABPHE
dc.source.none.fl_str_mv Economic History & Business History; Vol. 8 No. 2 (2005)
História Econômica & História de Empresas; v. 8 n. 2 (2005)
2525-8184
1519-3314
10.29182/hehe.v8i2
reponame:Revista História Econômica & História de Empresas (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE)
instacron:ABPHE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE)
instacron_str ABPHE
institution ABPHE
reponame_str Revista História Econômica & História de Empresas (Online)
collection Revista História Econômica & História de Empresas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista História Econômica & História de Empresas (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE)
repository.mail.fl_str_mv hehe.abphe@gmail.com
_version_ 1797067524429316096