A obra de Alice Canabrava na historiografia brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saes, Flávio Azevedo Marques de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista História Econômica & História de Empresas (Online)
Texto Completo: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/58
Resumo: Se algum pesquisador fizer um levantamento da historiografia brasileira nos anos quarenta e cinqüenta, encontrará vários títulos de história econômica — entre livros e artigos — assinados por A. P. Canabrava. Se for um jovem pesquisador estrangeiro tendo seu primeiro contato com a historiografia brasileira, certamente ficará intrigado com a abreviatura, perguntando-se quais os nomes ocultos sob essas iniciais. Ao compulsar as publicações de A. P. Canabrava e confrontando-as com os demais títulos da historiografia da época, certamente notará algumas características distintivas de sua obra — seja pelos temas tratados, seja pelo método de abordagem, seja ainda pela natureza da pesquisa realizada. E talvez se mostrará surpreso ao saber que tais iniciais ocultavam um nome feminino — o de Alice Piffer Canabrava — pois ainda eram poucas as historiadoras brasileiras naquela época.Ao propor este contato imaginário com a historiografia brasileira dos anos quarenta, quero ressaltar dois temas que exigem uma atenção particular ao se tratar da obra de Alice Canabrava: de um lado, a natureza peculiar de sua pesquisa em história econômica e, do outro, o fato de uma mulher estar encetando uma expressiva carreira na Universidade, numa época em que a presença feminina era ainda pouco marcante. Convém prevenir desde logo que o viés deste artigo é o da história econômica, e não o da história de gênero. A questão do gênero só é levantada por mim como parte das notas biográficas de Alice Canabrava, e o seu tratamento específico exigiria a atenção de pesquisadores mais bem qualificados para essa empreitada. De qualquer modo, procurarei abordar estes dois aspectos da carreira da historiadora Alice Canabrava, já que em ambos entendo haver certo pioneirismo em sua atuação.
id ABPHE_fa8f330ea48e0f0780c19ca4c74f0557
oai_identifier_str oai:ojs.hehe.org.br:article/58
network_acronym_str ABPHE
network_name_str Revista História Econômica & História de Empresas (Online)
repository_id_str
spelling A obra de Alice Canabrava na historiografia brasileiraSe algum pesquisador fizer um levantamento da historiografia brasileira nos anos quarenta e cinqüenta, encontrará vários títulos de história econômica — entre livros e artigos — assinados por A. P. Canabrava. Se for um jovem pesquisador estrangeiro tendo seu primeiro contato com a historiografia brasileira, certamente ficará intrigado com a abreviatura, perguntando-se quais os nomes ocultos sob essas iniciais. Ao compulsar as publicações de A. P. Canabrava e confrontando-as com os demais títulos da historiografia da época, certamente notará algumas características distintivas de sua obra — seja pelos temas tratados, seja pelo método de abordagem, seja ainda pela natureza da pesquisa realizada. E talvez se mostrará surpreso ao saber que tais iniciais ocultavam um nome feminino — o de Alice Piffer Canabrava — pois ainda eram poucas as historiadoras brasileiras naquela época.Ao propor este contato imaginário com a historiografia brasileira dos anos quarenta, quero ressaltar dois temas que exigem uma atenção particular ao se tratar da obra de Alice Canabrava: de um lado, a natureza peculiar de sua pesquisa em história econômica e, do outro, o fato de uma mulher estar encetando uma expressiva carreira na Universidade, numa época em que a presença feminina era ainda pouco marcante. Convém prevenir desde logo que o viés deste artigo é o da história econômica, e não o da história de gênero. A questão do gênero só é levantada por mim como parte das notas biográficas de Alice Canabrava, e o seu tratamento específico exigiria a atenção de pesquisadores mais bem qualificados para essa empreitada. De qualquer modo, procurarei abordar estes dois aspectos da carreira da historiadora Alice Canabrava, já que em ambos entendo haver certo pioneirismo em sua atuação.ABPHE2012-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/5810.29182/hehe.v2i2.58Economic History & Business History; Vol. 2 No. 2 (1999)História Econômica & História de Empresas; v. 2 n. 2 (1999)2525-81841519-331410.29182/hehe.v2i2reponame:Revista História Econômica & História de Empresas (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE)instacron:ABPHEporhttps://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/58/25Copyright (c) 2014 História Econômica & História de Empresasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSaes, Flávio Azevedo Marques de2023-01-12T18:30:12Zoai:ojs.hehe.org.br:article/58Revistahttps://hehe.org.br/index.php/rabpheONGhttps://hehe.org.br/index.php/rabphe/oaihehe.abphe@gmail.com2525-81841519-3314opendoar:2023-01-12T18:30:12Revista História Econômica & História de Empresas (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE)false
dc.title.none.fl_str_mv A obra de Alice Canabrava na historiografia brasileira
title A obra de Alice Canabrava na historiografia brasileira
spellingShingle A obra de Alice Canabrava na historiografia brasileira
Saes, Flávio Azevedo Marques de
title_short A obra de Alice Canabrava na historiografia brasileira
title_full A obra de Alice Canabrava na historiografia brasileira
title_fullStr A obra de Alice Canabrava na historiografia brasileira
title_full_unstemmed A obra de Alice Canabrava na historiografia brasileira
title_sort A obra de Alice Canabrava na historiografia brasileira
author Saes, Flávio Azevedo Marques de
author_facet Saes, Flávio Azevedo Marques de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saes, Flávio Azevedo Marques de
description Se algum pesquisador fizer um levantamento da historiografia brasileira nos anos quarenta e cinqüenta, encontrará vários títulos de história econômica — entre livros e artigos — assinados por A. P. Canabrava. Se for um jovem pesquisador estrangeiro tendo seu primeiro contato com a historiografia brasileira, certamente ficará intrigado com a abreviatura, perguntando-se quais os nomes ocultos sob essas iniciais. Ao compulsar as publicações de A. P. Canabrava e confrontando-as com os demais títulos da historiografia da época, certamente notará algumas características distintivas de sua obra — seja pelos temas tratados, seja pelo método de abordagem, seja ainda pela natureza da pesquisa realizada. E talvez se mostrará surpreso ao saber que tais iniciais ocultavam um nome feminino — o de Alice Piffer Canabrava — pois ainda eram poucas as historiadoras brasileiras naquela época.Ao propor este contato imaginário com a historiografia brasileira dos anos quarenta, quero ressaltar dois temas que exigem uma atenção particular ao se tratar da obra de Alice Canabrava: de um lado, a natureza peculiar de sua pesquisa em história econômica e, do outro, o fato de uma mulher estar encetando uma expressiva carreira na Universidade, numa época em que a presença feminina era ainda pouco marcante. Convém prevenir desde logo que o viés deste artigo é o da história econômica, e não o da história de gênero. A questão do gênero só é levantada por mim como parte das notas biográficas de Alice Canabrava, e o seu tratamento específico exigiria a atenção de pesquisadores mais bem qualificados para essa empreitada. De qualquer modo, procurarei abordar estes dois aspectos da carreira da historiadora Alice Canabrava, já que em ambos entendo haver certo pioneirismo em sua atuação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/58
10.29182/hehe.v2i2.58
url https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/58
identifier_str_mv 10.29182/hehe.v2i2.58
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/58/25
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 História Econômica & História de Empresas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 História Econômica & História de Empresas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABPHE
publisher.none.fl_str_mv ABPHE
dc.source.none.fl_str_mv Economic History & Business History; Vol. 2 No. 2 (1999)
História Econômica & História de Empresas; v. 2 n. 2 (1999)
2525-8184
1519-3314
10.29182/hehe.v2i2
reponame:Revista História Econômica & História de Empresas (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE)
instacron:ABPHE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE)
instacron_str ABPHE
institution ABPHE
reponame_str Revista História Econômica & História de Empresas (Online)
collection Revista História Econômica & História de Empresas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista História Econômica & História de Empresas (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE)
repository.mail.fl_str_mv hehe.abphe@gmail.com
_version_ 1797067523749838849