Obtenção de compósitos de resíduos de ardósia e polipropileno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,Giovanna M. X. de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Mansur,Herman S., Vasconcelos,Wander L., Oréfice,Rodrigo L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Polímeros (São Carlos. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-14282007000200008
Resumo: O uso de ardósia em construções tem frequentemente resultado na produção de uma grande quantidade de resíduos particulados que tem pequeno valor mercadológico e grande potencial de danificação do meio ambiente. Neste trabalho, partículas de ardósia foram testadas como agente de reforço em polipropileno. Polipropileno e partículas de ardósia foram misturados em um misturador em diferentes frações. Anidrido maleico foi também usado durante a mistura para induzir modificações no polipropileno que levassem a um aumento na interação entre os componentes. As amostras foram caracterizadas por espectroscopia no infravermelho (FTIR) e microscopia eletrônica de varredura. Materiais contendo 5 e 10% de ardósia produziram amostras com características ópticas semelhantes à rocha original. As análises por FTIR e microscopia eletrônica de varredura sugeriram que as modificações químicas no polipropileno levaram a uma melhoria parcial das interações interfaciais entre as partículas de ardósia e o polímero. Propriedades mecânicas, avaliadas por meio de ensaios de resistência à tração, mostraram que a adição das partículas de ardósia não alterou significativamente a resistência mecânica do polipropileno. Assim sendo, a incorporação de partículas de ardósia em polipropileno surge como uma tecnologia potencial para a produção de sistemas com algumas propriedades mecânicas comparáveis ao polipropileno puro, baixo custo, propriedades ópticas próximas às da ardósia e habilidade de minimizar problemas ambientais decorrentes da presença de resíduos derivados de atividades industriais.
id ABPO-1_406e9341959010f1885376824794dab5
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-14282007000200008
network_acronym_str ABPO-1
network_name_str Polímeros (São Carlos. Online)
repository_id_str
spelling Obtenção de compósitos de resíduos de ardósia e polipropilenoArdósiaaproveitamento de resíduoscompósitospolipropilenoO uso de ardósia em construções tem frequentemente resultado na produção de uma grande quantidade de resíduos particulados que tem pequeno valor mercadológico e grande potencial de danificação do meio ambiente. Neste trabalho, partículas de ardósia foram testadas como agente de reforço em polipropileno. Polipropileno e partículas de ardósia foram misturados em um misturador em diferentes frações. Anidrido maleico foi também usado durante a mistura para induzir modificações no polipropileno que levassem a um aumento na interação entre os componentes. As amostras foram caracterizadas por espectroscopia no infravermelho (FTIR) e microscopia eletrônica de varredura. Materiais contendo 5 e 10% de ardósia produziram amostras com características ópticas semelhantes à rocha original. As análises por FTIR e microscopia eletrônica de varredura sugeriram que as modificações químicas no polipropileno levaram a uma melhoria parcial das interações interfaciais entre as partículas de ardósia e o polímero. Propriedades mecânicas, avaliadas por meio de ensaios de resistência à tração, mostraram que a adição das partículas de ardósia não alterou significativamente a resistência mecânica do polipropileno. Assim sendo, a incorporação de partículas de ardósia em polipropileno surge como uma tecnologia potencial para a produção de sistemas com algumas propriedades mecânicas comparáveis ao polipropileno puro, baixo custo, propriedades ópticas próximas às da ardósia e habilidade de minimizar problemas ambientais decorrentes da presença de resíduos derivados de atividades industriais.Associação Brasileira de Polímeros2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-14282007000200008Polímeros v.17 n.2 2007reponame:Polímeros (São Carlos. Online)instname:Associação Brasileira de Polímeros (ABPol)instacron:ABPO10.1590/S0104-14282007000200008info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Giovanna M. X. deMansur,Herman S.Vasconcelos,Wander L.Oréfice,Rodrigo L.por2007-09-17T00:00:00Zoai:scielo:S0104-14282007000200008Revistahttp://www.scielo.br/pohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpol.org.br1678-51690104-1428opendoar:2007-09-17T00:00Polímeros (São Carlos. Online) - Associação Brasileira de Polímeros (ABPol)false
dc.title.none.fl_str_mv Obtenção de compósitos de resíduos de ardósia e polipropileno
title Obtenção de compósitos de resíduos de ardósia e polipropileno
spellingShingle Obtenção de compósitos de resíduos de ardósia e polipropileno
Carvalho,Giovanna M. X. de
Ardósia
aproveitamento de resíduos
compósitos
polipropileno
title_short Obtenção de compósitos de resíduos de ardósia e polipropileno
title_full Obtenção de compósitos de resíduos de ardósia e polipropileno
title_fullStr Obtenção de compósitos de resíduos de ardósia e polipropileno
title_full_unstemmed Obtenção de compósitos de resíduos de ardósia e polipropileno
title_sort Obtenção de compósitos de resíduos de ardósia e polipropileno
author Carvalho,Giovanna M. X. de
author_facet Carvalho,Giovanna M. X. de
Mansur,Herman S.
Vasconcelos,Wander L.
Oréfice,Rodrigo L.
author_role author
author2 Mansur,Herman S.
Vasconcelos,Wander L.
Oréfice,Rodrigo L.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho,Giovanna M. X. de
Mansur,Herman S.
Vasconcelos,Wander L.
Oréfice,Rodrigo L.
dc.subject.por.fl_str_mv Ardósia
aproveitamento de resíduos
compósitos
polipropileno
topic Ardósia
aproveitamento de resíduos
compósitos
polipropileno
description O uso de ardósia em construções tem frequentemente resultado na produção de uma grande quantidade de resíduos particulados que tem pequeno valor mercadológico e grande potencial de danificação do meio ambiente. Neste trabalho, partículas de ardósia foram testadas como agente de reforço em polipropileno. Polipropileno e partículas de ardósia foram misturados em um misturador em diferentes frações. Anidrido maleico foi também usado durante a mistura para induzir modificações no polipropileno que levassem a um aumento na interação entre os componentes. As amostras foram caracterizadas por espectroscopia no infravermelho (FTIR) e microscopia eletrônica de varredura. Materiais contendo 5 e 10% de ardósia produziram amostras com características ópticas semelhantes à rocha original. As análises por FTIR e microscopia eletrônica de varredura sugeriram que as modificações químicas no polipropileno levaram a uma melhoria parcial das interações interfaciais entre as partículas de ardósia e o polímero. Propriedades mecânicas, avaliadas por meio de ensaios de resistência à tração, mostraram que a adição das partículas de ardósia não alterou significativamente a resistência mecânica do polipropileno. Assim sendo, a incorporação de partículas de ardósia em polipropileno surge como uma tecnologia potencial para a produção de sistemas com algumas propriedades mecânicas comparáveis ao polipropileno puro, baixo custo, propriedades ópticas próximas às da ardósia e habilidade de minimizar problemas ambientais decorrentes da presença de resíduos derivados de atividades industriais.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-14282007000200008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-14282007000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-14282007000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Polímeros
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Polímeros
dc.source.none.fl_str_mv Polímeros v.17 n.2 2007
reponame:Polímeros (São Carlos. Online)
instname:Associação Brasileira de Polímeros (ABPol)
instacron:ABPO
instname_str Associação Brasileira de Polímeros (ABPol)
instacron_str ABPO
institution ABPO
reponame_str Polímeros (São Carlos. Online)
collection Polímeros (São Carlos. Online)
repository.name.fl_str_mv Polímeros (São Carlos. Online) - Associação Brasileira de Polímeros (ABPol)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpol.org.br
_version_ 1754212584800649216