Erosão em compósitos à base de fibras de vidro/kevlar e resina epóxi de uso aeronáutico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Rogério A.
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Rezende,Mirabel C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Polímeros (São Carlos. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-14282003000100014
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal o estudo e a análise da eficiência de dois diferentes tipos de recobrimentos usados na proteção contra o processo de desgaste por erosão em substratos fabricados em materiais compósitos poliméricos de uso aeronáutico, dando ênfase às peças fabricadas em fibras de vidro / kevlar impregnadas com resina epóxi. Revestimentos protetores baseados em um determinado tipo de tinta de poliuretano e um filme incolor de poliuretano foram utilizados para a avaliação da resistência à erosão, quando submetidos ao jateamento com microesferas de vidro. Para a realização dos ensaios de erosão foi projetado e construído um dispositivo específico para esse fim. Nos ensaios alguns fatores foram considerados, tais como: a natureza física das partículas abrasivas de microesferas de vidro, a distância, a velocidade e o ângulo de ataque das partículas durante o processo de jateamento. Os corpos-de-prova foram analisados quanto à sua variação de massa. Foram, também, utilizadas técnicas metalográficas na preparação de corpos-de-prova que foram analisados por microscopias óptica e eletrônica de varredura, assistida pela técnica de EDS, caracterizando o processo de erosão. Os resultados mostraram que os corpos-de-prova de compósitos poliméricos revestidos somente com a tinta de poliuretano apresentaram baixa resistência no ensaio de erosão. Entretanto, esta tinta quando protegida pelo filme incolor de poliuretano teve sua resistência à erosão aumentada na ordem de 5 vezes, aumentando, conseqüentemente, a vida útil do componente aeronáutico em sua aplicação final. Devido à facilidade de aplicação do filme de poliuretano no componente a ser protegido, os resultados deste estudo já estão sendo utilizados pelos fabricantes de aeronaves e operadores.
id ABPO-1_afbd815e2fd40b4e93f362dfc1e0ab35
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-14282003000100014
network_acronym_str ABPO-1
network_name_str Polímeros (São Carlos. Online)
repository_id_str
spelling Erosão em compósitos à base de fibras de vidro/kevlar e resina epóxi de uso aeronáuticoCompósitos poliméricoserosãoproteção contra erosãofilmes de poliuretanoEste trabalho tem como objetivo principal o estudo e a análise da eficiência de dois diferentes tipos de recobrimentos usados na proteção contra o processo de desgaste por erosão em substratos fabricados em materiais compósitos poliméricos de uso aeronáutico, dando ênfase às peças fabricadas em fibras de vidro / kevlar impregnadas com resina epóxi. Revestimentos protetores baseados em um determinado tipo de tinta de poliuretano e um filme incolor de poliuretano foram utilizados para a avaliação da resistência à erosão, quando submetidos ao jateamento com microesferas de vidro. Para a realização dos ensaios de erosão foi projetado e construído um dispositivo específico para esse fim. Nos ensaios alguns fatores foram considerados, tais como: a natureza física das partículas abrasivas de microesferas de vidro, a distância, a velocidade e o ângulo de ataque das partículas durante o processo de jateamento. Os corpos-de-prova foram analisados quanto à sua variação de massa. Foram, também, utilizadas técnicas metalográficas na preparação de corpos-de-prova que foram analisados por microscopias óptica e eletrônica de varredura, assistida pela técnica de EDS, caracterizando o processo de erosão. Os resultados mostraram que os corpos-de-prova de compósitos poliméricos revestidos somente com a tinta de poliuretano apresentaram baixa resistência no ensaio de erosão. Entretanto, esta tinta quando protegida pelo filme incolor de poliuretano teve sua resistência à erosão aumentada na ordem de 5 vezes, aumentando, conseqüentemente, a vida útil do componente aeronáutico em sua aplicação final. Devido à facilidade de aplicação do filme de poliuretano no componente a ser protegido, os resultados deste estudo já estão sendo utilizados pelos fabricantes de aeronaves e operadores.Associação Brasileira de Polímeros2003-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-14282003000100014Polímeros v.13 n.1 2003reponame:Polímeros (São Carlos. Online)instname:Associação Brasileira de Polímeros (ABPol)instacron:ABPO10.1590/S0104-14282003000100014info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Rogério A.Rezende,Mirabel C.por2003-03-28T00:00:00Zoai:scielo:S0104-14282003000100014Revistahttp://www.scielo.br/pohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpol.org.br1678-51690104-1428opendoar:2003-03-28T00:00Polímeros (São Carlos. Online) - Associação Brasileira de Polímeros (ABPol)false
dc.title.none.fl_str_mv Erosão em compósitos à base de fibras de vidro/kevlar e resina epóxi de uso aeronáutico
title Erosão em compósitos à base de fibras de vidro/kevlar e resina epóxi de uso aeronáutico
spellingShingle Erosão em compósitos à base de fibras de vidro/kevlar e resina epóxi de uso aeronáutico
Silva,Rogério A.
Compósitos poliméricos
erosão
proteção contra erosão
filmes de poliuretano
title_short Erosão em compósitos à base de fibras de vidro/kevlar e resina epóxi de uso aeronáutico
title_full Erosão em compósitos à base de fibras de vidro/kevlar e resina epóxi de uso aeronáutico
title_fullStr Erosão em compósitos à base de fibras de vidro/kevlar e resina epóxi de uso aeronáutico
title_full_unstemmed Erosão em compósitos à base de fibras de vidro/kevlar e resina epóxi de uso aeronáutico
title_sort Erosão em compósitos à base de fibras de vidro/kevlar e resina epóxi de uso aeronáutico
author Silva,Rogério A.
author_facet Silva,Rogério A.
Rezende,Mirabel C.
author_role author
author2 Rezende,Mirabel C.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Rogério A.
Rezende,Mirabel C.
dc.subject.por.fl_str_mv Compósitos poliméricos
erosão
proteção contra erosão
filmes de poliuretano
topic Compósitos poliméricos
erosão
proteção contra erosão
filmes de poliuretano
description Este trabalho tem como objetivo principal o estudo e a análise da eficiência de dois diferentes tipos de recobrimentos usados na proteção contra o processo de desgaste por erosão em substratos fabricados em materiais compósitos poliméricos de uso aeronáutico, dando ênfase às peças fabricadas em fibras de vidro / kevlar impregnadas com resina epóxi. Revestimentos protetores baseados em um determinado tipo de tinta de poliuretano e um filme incolor de poliuretano foram utilizados para a avaliação da resistência à erosão, quando submetidos ao jateamento com microesferas de vidro. Para a realização dos ensaios de erosão foi projetado e construído um dispositivo específico para esse fim. Nos ensaios alguns fatores foram considerados, tais como: a natureza física das partículas abrasivas de microesferas de vidro, a distância, a velocidade e o ângulo de ataque das partículas durante o processo de jateamento. Os corpos-de-prova foram analisados quanto à sua variação de massa. Foram, também, utilizadas técnicas metalográficas na preparação de corpos-de-prova que foram analisados por microscopias óptica e eletrônica de varredura, assistida pela técnica de EDS, caracterizando o processo de erosão. Os resultados mostraram que os corpos-de-prova de compósitos poliméricos revestidos somente com a tinta de poliuretano apresentaram baixa resistência no ensaio de erosão. Entretanto, esta tinta quando protegida pelo filme incolor de poliuretano teve sua resistência à erosão aumentada na ordem de 5 vezes, aumentando, conseqüentemente, a vida útil do componente aeronáutico em sua aplicação final. Devido à facilidade de aplicação do filme de poliuretano no componente a ser protegido, os resultados deste estudo já estão sendo utilizados pelos fabricantes de aeronaves e operadores.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-14282003000100014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-14282003000100014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-14282003000100014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Polímeros
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Polímeros
dc.source.none.fl_str_mv Polímeros v.13 n.1 2003
reponame:Polímeros (São Carlos. Online)
instname:Associação Brasileira de Polímeros (ABPol)
instacron:ABPO
instname_str Associação Brasileira de Polímeros (ABPol)
instacron_str ABPO
institution ABPO
reponame_str Polímeros (São Carlos. Online)
collection Polímeros (São Carlos. Online)
repository.name.fl_str_mv Polímeros (São Carlos. Online) - Associação Brasileira de Polímeros (ABPol)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpol.org.br
_version_ 1754212583928233984