Repetibilidade dos parâmetros espaço-temporais da marcha: comparação entre crianças normais e com paralisia cerebral do tipo hemiplegia espástica
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Brazilian Journal of Physical Therapy |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552009000300005 |
Resumo: | OBJETIVO: Avaliar a repetibilidade das medidas dos parâmetros espaço-temporais da marcha por meio de um estudo comparativo entre crianças normais e crianças com paralisia cerebral (PC). MÉTODOS: A amostra foi composta por 17 crianças divididas em dois grupos: um grupo de nove crianças com PC do tipo hemiplegia espástica e um grupo com oito crianças normais que foram avaliadas pelo mesmo pesquisador em duas sessões diferentes, com intervalo de uma semana entre as sessões. As crianças caminharam em velocidade autosselecionada e foram utilizadas seis tentativas nas sessões 1 e 2 para representar a média. Para registro dos parâmetros espaço-temporais, foi utilizado o sistema Peak Motus, com duas câmeras de vídeo SVHS com taxa de aquisição de 60 Hz. Coeficiente de correlação intraclasse (ICC) e limites de concordância de Bland-Altman foram escolhidos para análise dos dados. RESULTADOS: Os resultados demonstraram que as crianças com PC apresentaram menor velocidade e comprimento do ciclo do que as crianças normais para as sessões 1 e 2. Para todos os parâmetros espaço-temporais, os dois grupos apresentaram valores de ICC de excelentes a moderados, ou seja, maior do que 0,70. CONCLUSÃO: Pode-se concluir que os dois grupos apresentaram níveis bons de repetibilidade para todos os parâmetros analisados quando seis tentativas foram utilizadas para representar a média. |
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Repetibilidade dos parâmetros espaço-temporais da marcha: comparação entre crianças normais e com paralisia cerebral do tipo hemiplegia espásticamarchacriançasparalisia cerebralrepetibilidadeOBJETIVO: Avaliar a repetibilidade das medidas dos parâmetros espaço-temporais da marcha por meio de um estudo comparativo entre crianças normais e crianças com paralisia cerebral (PC). MÉTODOS: A amostra foi composta por 17 crianças divididas em dois grupos: um grupo de nove crianças com PC do tipo hemiplegia espástica e um grupo com oito crianças normais que foram avaliadas pelo mesmo pesquisador em duas sessões diferentes, com intervalo de uma semana entre as sessões. As crianças caminharam em velocidade autosselecionada e foram utilizadas seis tentativas nas sessões 1 e 2 para representar a média. Para registro dos parâmetros espaço-temporais, foi utilizado o sistema Peak Motus, com duas câmeras de vídeo SVHS com taxa de aquisição de 60 Hz. Coeficiente de correlação intraclasse (ICC) e limites de concordância de Bland-Altman foram escolhidos para análise dos dados. RESULTADOS: Os resultados demonstraram que as crianças com PC apresentaram menor velocidade e comprimento do ciclo do que as crianças normais para as sessões 1 e 2. Para todos os parâmetros espaço-temporais, os dois grupos apresentaram valores de ICC de excelentes a moderados, ou seja, maior do que 0,70. CONCLUSÃO: Pode-se concluir que os dois grupos apresentaram níveis bons de repetibilidade para todos os parâmetros analisados quando seis tentativas foram utilizadas para representar a média.Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia 2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552009000300005Brazilian Journal of Physical Therapy v.13 n.3 2009reponame:Brazilian Journal of Physical Therapyinstname:Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-FT)instacron:ABRAPG-FT10.1590/S1413-35552009005000031info:eu-repo/semantics/openAccessDini,PDDavid,ACpor2009-07-23T00:00:00Zoai:scielo:S1413-35552009000300005Revistahttps://www.scielo.br/j/rbfis/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcontato@rbf-bjpt.org.br||contato@rbf-bjpt.org.br1809-92461413-3555opendoar:2009-07-23T00:00Brazilian Journal of Physical Therapy - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-FT)false |
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