Comparação entre idosos que sofreram quedas segundo desempenho físico e número de ocorrências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes,Grace A. O.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Cintra,Fernanda A., Diogo,Maria José D., Neri,Anita L., Guariento,Maria E., Sousa,Maria L. R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Physical Therapy
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552009000500010
Resumo: OBJETIVOS: Analisar, entre idosos com ocorrência de quedas, a relação entre as variáveis sociodemográficas, clínicas, físicas e funcionais segundo as variáveis critério desempenho físico e número de quedas. MÉTODOS: Estudo transversal com 72 idosos (76,3±8,3 anos) que sofreram quedas no último ano, sendo 65,3% mulheres, atendidos no ambulatório de geriatria de um hospital universitário de Campinas, SP. Os idosos foram divididos em grupo com pior (PDF) e grupo com melhor desempenho físico (MDF), e em grupo com uma queda (1Q) e grupo com duas quedas ou mais (2Q). As características sociodemográficas, clínicas, físicas e funcionais foram as variáveis independentes do estudo. Foi realizada análise de comparação entre os grupos. RESULTADOS: Os idosos do grupo PDF tiveram maior faixa etária, maior número de doenças e menor independência na maior parte das tarefas da dimensão motora em relação ao grupo MDF. Os idosos do grupo 2Q apresentaram maior número de doenças, menor força de preensão manual e menor independência na tarefa "controle das fezes" na dimensão motora da medida de independência funcional (MIF) em relação ao grupo 1Q. CONCLUSÕES: Entre idosos que já caíram, piores níveis de desempenho físico relacionam-se com maior faixa etária, mais doenças e menos independência funcional. Além disso, ter sofrido quedas recorrentes relaciona-se com mais doenças, menos força muscular e menos independência funcional na tarefa de controle de fezes.
id ABRA-FT-1_35372076253372ad99dcc6201692a8c5
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-35552009000500010
network_acronym_str ABRA-FT-1
network_name_str Brazilian Journal of Physical Therapy
repository_id_str
spelling Comparação entre idosos que sofreram quedas segundo desempenho físico e número de ocorrênciasatividades cotidianasequilíbrio musculoesqueléticomarchaforça muscularexercício físicoenvelhecimentoOBJETIVOS: Analisar, entre idosos com ocorrência de quedas, a relação entre as variáveis sociodemográficas, clínicas, físicas e funcionais segundo as variáveis critério desempenho físico e número de quedas. MÉTODOS: Estudo transversal com 72 idosos (76,3±8,3 anos) que sofreram quedas no último ano, sendo 65,3% mulheres, atendidos no ambulatório de geriatria de um hospital universitário de Campinas, SP. Os idosos foram divididos em grupo com pior (PDF) e grupo com melhor desempenho físico (MDF), e em grupo com uma queda (1Q) e grupo com duas quedas ou mais (2Q). As características sociodemográficas, clínicas, físicas e funcionais foram as variáveis independentes do estudo. Foi realizada análise de comparação entre os grupos. RESULTADOS: Os idosos do grupo PDF tiveram maior faixa etária, maior número de doenças e menor independência na maior parte das tarefas da dimensão motora em relação ao grupo MDF. Os idosos do grupo 2Q apresentaram maior número de doenças, menor força de preensão manual e menor independência na tarefa "controle das fezes" na dimensão motora da medida de independência funcional (MIF) em relação ao grupo 1Q. CONCLUSÕES: Entre idosos que já caíram, piores níveis de desempenho físico relacionam-se com maior faixa etária, mais doenças e menos independência funcional. Além disso, ter sofrido quedas recorrentes relaciona-se com mais doenças, menos força muscular e menos independência funcional na tarefa de controle de fezes.Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia 2009-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552009000500010Brazilian Journal of Physical Therapy v.13 n.5 2009reponame:Brazilian Journal of Physical Therapyinstname:Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-FT)instacron:ABRAPG-FT10.1590/S1413-35552009005000059info:eu-repo/semantics/openAccessGomes,Grace A. O.Cintra,Fernanda A.Diogo,Maria José D.Neri,Anita L.Guariento,Maria E.Sousa,Maria L. R.por2009-12-11T00:00:00Zoai:scielo:S1413-35552009000500010Revistahttps://www.scielo.br/j/rbfis/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcontato@rbf-bjpt.org.br||contato@rbf-bjpt.org.br1809-92461413-3555opendoar:2009-12-11T00:00Brazilian Journal of Physical Therapy - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-FT)false
dc.title.none.fl_str_mv Comparação entre idosos que sofreram quedas segundo desempenho físico e número de ocorrências
title Comparação entre idosos que sofreram quedas segundo desempenho físico e número de ocorrências
spellingShingle Comparação entre idosos que sofreram quedas segundo desempenho físico e número de ocorrências
Gomes,Grace A. O.
atividades cotidianas
equilíbrio musculoesquelético
marcha
força muscular
exercício físico
envelhecimento
title_short Comparação entre idosos que sofreram quedas segundo desempenho físico e número de ocorrências
title_full Comparação entre idosos que sofreram quedas segundo desempenho físico e número de ocorrências
title_fullStr Comparação entre idosos que sofreram quedas segundo desempenho físico e número de ocorrências
title_full_unstemmed Comparação entre idosos que sofreram quedas segundo desempenho físico e número de ocorrências
title_sort Comparação entre idosos que sofreram quedas segundo desempenho físico e número de ocorrências
author Gomes,Grace A. O.
author_facet Gomes,Grace A. O.
Cintra,Fernanda A.
Diogo,Maria José D.
Neri,Anita L.
Guariento,Maria E.
Sousa,Maria L. R.
author_role author
author2 Cintra,Fernanda A.
Diogo,Maria José D.
Neri,Anita L.
Guariento,Maria E.
Sousa,Maria L. R.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes,Grace A. O.
Cintra,Fernanda A.
Diogo,Maria José D.
Neri,Anita L.
Guariento,Maria E.
Sousa,Maria L. R.
dc.subject.por.fl_str_mv atividades cotidianas
equilíbrio musculoesquelético
marcha
força muscular
exercício físico
envelhecimento
topic atividades cotidianas
equilíbrio musculoesquelético
marcha
força muscular
exercício físico
envelhecimento
description OBJETIVOS: Analisar, entre idosos com ocorrência de quedas, a relação entre as variáveis sociodemográficas, clínicas, físicas e funcionais segundo as variáveis critério desempenho físico e número de quedas. MÉTODOS: Estudo transversal com 72 idosos (76,3±8,3 anos) que sofreram quedas no último ano, sendo 65,3% mulheres, atendidos no ambulatório de geriatria de um hospital universitário de Campinas, SP. Os idosos foram divididos em grupo com pior (PDF) e grupo com melhor desempenho físico (MDF), e em grupo com uma queda (1Q) e grupo com duas quedas ou mais (2Q). As características sociodemográficas, clínicas, físicas e funcionais foram as variáveis independentes do estudo. Foi realizada análise de comparação entre os grupos. RESULTADOS: Os idosos do grupo PDF tiveram maior faixa etária, maior número de doenças e menor independência na maior parte das tarefas da dimensão motora em relação ao grupo MDF. Os idosos do grupo 2Q apresentaram maior número de doenças, menor força de preensão manual e menor independência na tarefa "controle das fezes" na dimensão motora da medida de independência funcional (MIF) em relação ao grupo 1Q. CONCLUSÕES: Entre idosos que já caíram, piores níveis de desempenho físico relacionam-se com maior faixa etária, mais doenças e menos independência funcional. Além disso, ter sofrido quedas recorrentes relaciona-se com mais doenças, menos força muscular e menos independência funcional na tarefa de controle de fezes.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552009000500010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552009000500010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-35552009005000059
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Physical Therapy v.13 n.5 2009
reponame:Brazilian Journal of Physical Therapy
instname:Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-FT)
instacron:ABRAPG-FT
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-FT)
instacron_str ABRAPG-FT
institution ABRAPG-FT
reponame_str Brazilian Journal of Physical Therapy
collection Brazilian Journal of Physical Therapy
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Physical Therapy - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-FT)
repository.mail.fl_str_mv contato@rbf-bjpt.org.br||contato@rbf-bjpt.org.br
_version_ 1754575947879677952