Avaliação do aprendizado de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica em um programa de reabilitação pulmonar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Physical Therapy |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552007000400011 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: Os pacientes que realizam um programa de reabilitação pulmonar participam, também, de um programa educativo com aulas expositivas abordando assuntos referentes à sua doença e ao tratamento. Esse programa visa levar o conhecimento necessário para que o paciente possa lidar com a doença e suas repercussões. OBJETIVO: Avaliar se o programa educativo aplicado aos pacientes submetidos a reabilitação pulmonar tem resultados efetivos no aprendizado dos mesmos. CASUÍSTICA E MÉTODO: Estudo prospectivo, envolvendo 22 pacientes que se submeteram a um programa de reabilitação pulmonar, com idade 63 (DP ± 11,8). Inicialmente foi aplicado um questionário desenvolvido e validado pelo Centro de Reabilitação Pulmonar da UNIFESP/LESF para avaliar o conhecimento da doença pré e pós-intervenção do programa educacional. Os pacientes foram divididos em dois grupos: um grupo com programa educativo e um grupo controle (sem programa educativo). O grupo educativo respondeu ao questionário duas vezes, pré e pós-programa, já o grupo controle respondeu ao questionário apenas uma vez. RESULTADOS: Os pacientes que foram submetidos ao programa educativo apresentaram aumento no percentual de respostas corretas quando comparados o pré e o pós-intervenção, 69% e 84% respectivamente, e uma diminuição na porcentagem de erros quando comparados o pré e o pós-intervenção, 20% e 14% respectivamente. CONCLUSÃO: O programa educativo aplicado aos pacientes do programa de reabilitação pulmonar mostrou-se efetivo, pois aumentou o conhecimento dos pacientes no que se refere à doença, suas conseqüências e seu tratamento. |
id |
ABRA-FT-1_423ab1999a41a55f1c8c2271e8b12286 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-35552007000400011 |
network_acronym_str |
ABRA-FT-1 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Physical Therapy |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do aprendizado de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica em um programa de reabilitação pulmonarDPOCeducaçãoreabilitaçãofisioterapiaINTRODUÇÃO: Os pacientes que realizam um programa de reabilitação pulmonar participam, também, de um programa educativo com aulas expositivas abordando assuntos referentes à sua doença e ao tratamento. Esse programa visa levar o conhecimento necessário para que o paciente possa lidar com a doença e suas repercussões. OBJETIVO: Avaliar se o programa educativo aplicado aos pacientes submetidos a reabilitação pulmonar tem resultados efetivos no aprendizado dos mesmos. CASUÍSTICA E MÉTODO: Estudo prospectivo, envolvendo 22 pacientes que se submeteram a um programa de reabilitação pulmonar, com idade 63 (DP ± 11,8). Inicialmente foi aplicado um questionário desenvolvido e validado pelo Centro de Reabilitação Pulmonar da UNIFESP/LESF para avaliar o conhecimento da doença pré e pós-intervenção do programa educacional. Os pacientes foram divididos em dois grupos: um grupo com programa educativo e um grupo controle (sem programa educativo). O grupo educativo respondeu ao questionário duas vezes, pré e pós-programa, já o grupo controle respondeu ao questionário apenas uma vez. RESULTADOS: Os pacientes que foram submetidos ao programa educativo apresentaram aumento no percentual de respostas corretas quando comparados o pré e o pós-intervenção, 69% e 84% respectivamente, e uma diminuição na porcentagem de erros quando comparados o pré e o pós-intervenção, 20% e 14% respectivamente. CONCLUSÃO: O programa educativo aplicado aos pacientes do programa de reabilitação pulmonar mostrou-se efetivo, pois aumentou o conhecimento dos pacientes no que se refere à doença, suas conseqüências e seu tratamento.Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia 2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552007000400011Brazilian Journal of Physical Therapy v.11 n.4 2007reponame:Brazilian Journal of Physical Therapyinstname:Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-FT)instacron:ABRAPG-FT10.1590/S1413-35552007000400011info:eu-repo/semantics/openAccessGalvez,DSMalaguti,CBattagim,AMNogueira,AVelloso,Mpor2008-01-16T00:00:00Zoai:scielo:S1413-35552007000400011Revistahttps://www.scielo.br/j/rbfis/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcontato@rbf-bjpt.org.br||contato@rbf-bjpt.org.br1809-92461413-3555opendoar:2008-01-16T00:00Brazilian Journal of Physical Therapy - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-FT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do aprendizado de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica em um programa de reabilitação pulmonar |
title |
Avaliação do aprendizado de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica em um programa de reabilitação pulmonar |
spellingShingle |
Avaliação do aprendizado de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica em um programa de reabilitação pulmonar Galvez,DS DPOC educação reabilitação fisioterapia |
title_short |
Avaliação do aprendizado de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica em um programa de reabilitação pulmonar |
title_full |
Avaliação do aprendizado de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica em um programa de reabilitação pulmonar |
title_fullStr |
Avaliação do aprendizado de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica em um programa de reabilitação pulmonar |
title_full_unstemmed |
Avaliação do aprendizado de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica em um programa de reabilitação pulmonar |
title_sort |
Avaliação do aprendizado de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica em um programa de reabilitação pulmonar |
author |
Galvez,DS |
author_facet |
Galvez,DS Malaguti,C Battagim,AM Nogueira,A Velloso,M |
author_role |
author |
author2 |
Malaguti,C Battagim,AM Nogueira,A Velloso,M |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galvez,DS Malaguti,C Battagim,AM Nogueira,A Velloso,M |
dc.subject.por.fl_str_mv |
DPOC educação reabilitação fisioterapia |
topic |
DPOC educação reabilitação fisioterapia |
description |
INTRODUÇÃO: Os pacientes que realizam um programa de reabilitação pulmonar participam, também, de um programa educativo com aulas expositivas abordando assuntos referentes à sua doença e ao tratamento. Esse programa visa levar o conhecimento necessário para que o paciente possa lidar com a doença e suas repercussões. OBJETIVO: Avaliar se o programa educativo aplicado aos pacientes submetidos a reabilitação pulmonar tem resultados efetivos no aprendizado dos mesmos. CASUÍSTICA E MÉTODO: Estudo prospectivo, envolvendo 22 pacientes que se submeteram a um programa de reabilitação pulmonar, com idade 63 (DP ± 11,8). Inicialmente foi aplicado um questionário desenvolvido e validado pelo Centro de Reabilitação Pulmonar da UNIFESP/LESF para avaliar o conhecimento da doença pré e pós-intervenção do programa educacional. Os pacientes foram divididos em dois grupos: um grupo com programa educativo e um grupo controle (sem programa educativo). O grupo educativo respondeu ao questionário duas vezes, pré e pós-programa, já o grupo controle respondeu ao questionário apenas uma vez. RESULTADOS: Os pacientes que foram submetidos ao programa educativo apresentaram aumento no percentual de respostas corretas quando comparados o pré e o pós-intervenção, 69% e 84% respectivamente, e uma diminuição na porcentagem de erros quando comparados o pré e o pós-intervenção, 20% e 14% respectivamente. CONCLUSÃO: O programa educativo aplicado aos pacientes do programa de reabilitação pulmonar mostrou-se efetivo, pois aumentou o conhecimento dos pacientes no que se refere à doença, suas conseqüências e seu tratamento. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552007000400011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552007000400011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-35552007000400011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Physical Therapy v.11 n.4 2007 reponame:Brazilian Journal of Physical Therapy instname:Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-FT) instacron:ABRAPG-FT |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-FT) |
instacron_str |
ABRAPG-FT |
institution |
ABRAPG-FT |
reponame_str |
Brazilian Journal of Physical Therapy |
collection |
Brazilian Journal of Physical Therapy |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Physical Therapy - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-FT) |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@rbf-bjpt.org.br||contato@rbf-bjpt.org.br |
_version_ |
1754575946973708288 |