Efeitos de sessões educativas no uso das mochilas escolares em estudantes do ensino fundamental I
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Physical Therapy |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552008000600004 |
Resumo: | OBJETIVO: Avaliar a modificação na quantidade de carga transportada, o modelo e o modo de transportar mochilas escolares após sessões educativas. MÉTODOS: Estudo de uma série de casos, com 99 crianças de sete a 11 anos do ensino fundamental, em escola particular da cidade São Paulo, São Paulo. Foram avaliadas a massa corporal (kg) e estatura dos alunos (cm), quantidade de carga transportada nas mochilas (kg). Os modelos e os modos de transporte das mochilas foram avaliados por filmagem pré e pós-intervenção. Como medida de intervenção, os sujeitos (crianças, pais e professores) foram submetidos a uma sessão educativa, que consistiu de orientações teóricas sobre coluna vertebral e transporte de carga. Para os escolares foi adicionada orientação prática das posturas corretas no transporte de carga. Os escolares receberam um reforço prático mensal por três meses. Pais e professores receberam reforço em folheto informativo e orientações na homepage da escola. Os dados foram analisados pelos testes estatísticos de igualdade de duas proporções e Wilcoxon. O nível de significância adotado foi 5%. RESULTADOS: O modelo de mochila modificou para duas alças de 46,5% para 60,6% (p=0,046), modo de transporte para ombro bilateral de 41,4% para 55,6% (p=0,047). A carga transportada nas mochilas diminuiu 2,66kg (p<0,001) e a relação massa corporal do sujeito e carga transportada nas mochilas diminuiu 7%. Na modificação por categorias, o número de alunos do grupo inadequado (carga transportada>15% da massa corporal do aluno) diminuiu (p<0,001). CONCLUSÕES: As sessões educativas promoveram mudanças na utilização de mochilas, revelando adesão satisfatória ao modelo de intervenção proposto entre os escolares e o importante papel da Fisioterapia na saúde escolar. |
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