Tramas, redes e escafandristas: notas sobre a educação e o comum na pesquisa em Psicologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000200385 |
Resumo: | Resumo O presente artigo visa refletir teoricamente sobre as dimensões do plano da experiência do comum na pesquisa por meio da composição de tramas que favorecem agenciamentos coletivos de saberes, poderes e subjetividades. A busca por intercessores e formação de redes possibilita inventar e politizar as relações, os corpos, pensar a produção da verdade, encarnada e atravessada por afetos. Os saberes são legados partilhados e resultam dos encontros potentes entre conversas e perguntas, na trama das forças heterogêneas e múltiplas que os constituem. Transversalizar e multiplicar os intercessores pela prática transdisciplinar implica ampliar perspectivas, fazer deslizar os lugares institucionais e subjetivos para desnaturalizar práticas cristalizadas e produzir novas histórias colaborativas entre pesquisadores e docentes, na Psicologia e na educação. |
id |
ABRAPEE-1_0100c792690483e938c8d921faa2f69f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572016000200385 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tramas, redes e escafandristas: notas sobre a educação e o comum na pesquisa em PsicologiaPesquisaEducaçãoPsicologiaResumo O presente artigo visa refletir teoricamente sobre as dimensões do plano da experiência do comum na pesquisa por meio da composição de tramas que favorecem agenciamentos coletivos de saberes, poderes e subjetividades. A busca por intercessores e formação de redes possibilita inventar e politizar as relações, os corpos, pensar a produção da verdade, encarnada e atravessada por afetos. Os saberes são legados partilhados e resultam dos encontros potentes entre conversas e perguntas, na trama das forças heterogêneas e múltiplas que os constituem. Transversalizar e multiplicar os intercessores pela prática transdisciplinar implica ampliar perspectivas, fazer deslizar os lugares institucionais e subjetivos para desnaturalizar práticas cristalizadas e produzir novas histórias colaborativas entre pesquisadores e docentes, na Psicologia e na educação.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000200385Psicologia Escolar e Educacional v.20 n.2 2016reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539201502021003info:eu-repo/semantics/openAccessLemos,Flávia Cristina SilveiraSantos,Daniele VascoGomes,Geise do Socorro LimaGalindo,Dolorespor2016-09-30T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572016000200385Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2016-09-30T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tramas, redes e escafandristas: notas sobre a educação e o comum na pesquisa em Psicologia |
title |
Tramas, redes e escafandristas: notas sobre a educação e o comum na pesquisa em Psicologia |
spellingShingle |
Tramas, redes e escafandristas: notas sobre a educação e o comum na pesquisa em Psicologia Lemos,Flávia Cristina Silveira Pesquisa Educação Psicologia |
title_short |
Tramas, redes e escafandristas: notas sobre a educação e o comum na pesquisa em Psicologia |
title_full |
Tramas, redes e escafandristas: notas sobre a educação e o comum na pesquisa em Psicologia |
title_fullStr |
Tramas, redes e escafandristas: notas sobre a educação e o comum na pesquisa em Psicologia |
title_full_unstemmed |
Tramas, redes e escafandristas: notas sobre a educação e o comum na pesquisa em Psicologia |
title_sort |
Tramas, redes e escafandristas: notas sobre a educação e o comum na pesquisa em Psicologia |
author |
Lemos,Flávia Cristina Silveira |
author_facet |
Lemos,Flávia Cristina Silveira Santos,Daniele Vasco Gomes,Geise do Socorro Lima Galindo,Dolores |
author_role |
author |
author2 |
Santos,Daniele Vasco Gomes,Geise do Socorro Lima Galindo,Dolores |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos,Flávia Cristina Silveira Santos,Daniele Vasco Gomes,Geise do Socorro Lima Galindo,Dolores |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa Educação Psicologia |
topic |
Pesquisa Educação Psicologia |
description |
Resumo O presente artigo visa refletir teoricamente sobre as dimensões do plano da experiência do comum na pesquisa por meio da composição de tramas que favorecem agenciamentos coletivos de saberes, poderes e subjetividades. A busca por intercessores e formação de redes possibilita inventar e politizar as relações, os corpos, pensar a produção da verdade, encarnada e atravessada por afetos. Os saberes são legados partilhados e resultam dos encontros potentes entre conversas e perguntas, na trama das forças heterogêneas e múltiplas que os constituem. Transversalizar e multiplicar os intercessores pela prática transdisciplinar implica ampliar perspectivas, fazer deslizar os lugares institucionais e subjetivos para desnaturalizar práticas cristalizadas e produzir novas histórias colaborativas entre pesquisadores e docentes, na Psicologia e na educação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000200385 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000200385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-3539201502021003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.20 n.2 2016 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212606488346624 |