Conflitos interpessoais na educação infantil: o olhar de futuros professores e egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chiaparini,Cândida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva,Ivone Maria Mendes, Leme,Maria Isabel da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000300603
Resumo: Resumo Os conflitos interpessoais estão cada vez mais presentes no cotidiano das escolas, motivando a realização do presente estudo, que procurou verificar como são compreendidos e abordados por professoras em formação ou licenciados em pedagogia. Participantes foram selecionadas a partir da menção à ocorrência de conflitos em seus relatórios de estágio, sendo convidadas a responder a questionários. Verificou-se que a maioria concebe os conflitos interpessoais vividos por seus alunos como eventos negativos, revelando ainda não se sentirem preparadas para agir diante das circunstâncias. Um dos fatores apontados como causa desse despreparo foi a formação profissional. Conclui-se que a formação docente assume função muito importante na mudança da escola e, em consequência, na construção de uma melhor abordagem das situações conflituosas que ela sedia. É preciso pensar uma formação que aproxime professores de suas realidades e que os auxilie na educação de valores.
id ABRAPEE-1_0191b0c06d6dc665e95a2c37e6cba409
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572018000300603
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Conflitos interpessoais na educação infantil: o olhar de futuros professores e egressosConflitoeducação infantilformação de professoresResumo Os conflitos interpessoais estão cada vez mais presentes no cotidiano das escolas, motivando a realização do presente estudo, que procurou verificar como são compreendidos e abordados por professoras em formação ou licenciados em pedagogia. Participantes foram selecionadas a partir da menção à ocorrência de conflitos em seus relatórios de estágio, sendo convidadas a responder a questionários. Verificou-se que a maioria concebe os conflitos interpessoais vividos por seus alunos como eventos negativos, revelando ainda não se sentirem preparadas para agir diante das circunstâncias. Um dos fatores apontados como causa desse despreparo foi a formação profissional. Conclui-se que a formação docente assume função muito importante na mudança da escola e, em consequência, na construção de uma melhor abordagem das situações conflituosas que ela sedia. É preciso pensar uma formação que aproxime professores de suas realidades e que os auxilie na educação de valores.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000300603Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.3 2018reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392018037119info:eu-repo/semantics/openAccessChiaparini,CândidaSilva,Ivone Maria MendesLeme,Maria Isabel da Silvapor2019-01-22T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572018000300603Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2019-01-22T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Conflitos interpessoais na educação infantil: o olhar de futuros professores e egressos
title Conflitos interpessoais na educação infantil: o olhar de futuros professores e egressos
spellingShingle Conflitos interpessoais na educação infantil: o olhar de futuros professores e egressos
Chiaparini,Cândida
Conflito
educação infantil
formação de professores
title_short Conflitos interpessoais na educação infantil: o olhar de futuros professores e egressos
title_full Conflitos interpessoais na educação infantil: o olhar de futuros professores e egressos
title_fullStr Conflitos interpessoais na educação infantil: o olhar de futuros professores e egressos
title_full_unstemmed Conflitos interpessoais na educação infantil: o olhar de futuros professores e egressos
title_sort Conflitos interpessoais na educação infantil: o olhar de futuros professores e egressos
author Chiaparini,Cândida
author_facet Chiaparini,Cândida
Silva,Ivone Maria Mendes
Leme,Maria Isabel da Silva
author_role author
author2 Silva,Ivone Maria Mendes
Leme,Maria Isabel da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chiaparini,Cândida
Silva,Ivone Maria Mendes
Leme,Maria Isabel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Conflito
educação infantil
formação de professores
topic Conflito
educação infantil
formação de professores
description Resumo Os conflitos interpessoais estão cada vez mais presentes no cotidiano das escolas, motivando a realização do presente estudo, que procurou verificar como são compreendidos e abordados por professoras em formação ou licenciados em pedagogia. Participantes foram selecionadas a partir da menção à ocorrência de conflitos em seus relatórios de estágio, sendo convidadas a responder a questionários. Verificou-se que a maioria concebe os conflitos interpessoais vividos por seus alunos como eventos negativos, revelando ainda não se sentirem preparadas para agir diante das circunstâncias. Um dos fatores apontados como causa desse despreparo foi a formação profissional. Conclui-se que a formação docente assume função muito importante na mudança da escola e, em consequência, na construção de uma melhor abordagem das situações conflituosas que ela sedia. É preciso pensar uma formação que aproxime professores de suas realidades e que os auxilie na educação de valores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000300603
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000300603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392018037119
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.3 2018
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606993760256