A valorização do brinquedo na teoria histórico-cultural: aproximações com a educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martineli,Telma Adriana Pacifico
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Fugi,Nataly de Carvalho, Mileski,Keros Gustavo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000200007
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar o brinquedo e o desenvolvimento infantil a partir da Teoria Histórico-Cultural. Fundamenta-se em fontes primárias e secundárias e parte de elementos da realidade concreta de trabalho com crianças em projetos institucionais e nas escolas da rede pública de ensino. Buscamos em Vigotski e em Leontiev fundamentos para entender o psiquismo infantil, como ele se processa no brinquedo e sua importância para o desenvolvimento. À luz deste referencial, analisamos a expressão das crianças na realidade, tomando como objeto o brinquedo e as brincadeiras gímnicas. Concluímos que o brinquedo é a atividade dominante das crianças, por isso consideramos necessário valorizá-lo no trabalho pedagógico na educação física, como contribuição para o desenvolvimento infantil e para o processo de humanização. Estudar a escola de Vigotski é um caminho para esta nova compreensão de desenvolvimento humano em uma perspectiva sócio-histórica.
id ABRAPEE-1_021f537e25baa10b8e660913069e38ef
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572009000200007
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling A valorização do brinquedo na teoria histórico-cultural: aproximações com a educação físicaPsicologia histórico-culturalBrinquedosDesenvolvimentoEste estudo teve como objetivo analisar o brinquedo e o desenvolvimento infantil a partir da Teoria Histórico-Cultural. Fundamenta-se em fontes primárias e secundárias e parte de elementos da realidade concreta de trabalho com crianças em projetos institucionais e nas escolas da rede pública de ensino. Buscamos em Vigotski e em Leontiev fundamentos para entender o psiquismo infantil, como ele se processa no brinquedo e sua importância para o desenvolvimento. À luz deste referencial, analisamos a expressão das crianças na realidade, tomando como objeto o brinquedo e as brincadeiras gímnicas. Concluímos que o brinquedo é a atividade dominante das crianças, por isso consideramos necessário valorizá-lo no trabalho pedagógico na educação física, como contribuição para o desenvolvimento infantil e para o processo de humanização. Estudar a escola de Vigotski é um caminho para esta nova compreensão de desenvolvimento humano em uma perspectiva sócio-histórica.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000200007Psicologia Escolar e Educacional v.13 n.2 2009reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572009000200007info:eu-repo/semantics/openAccessMartineli,Telma Adriana PacificoFugi,Nataly de CarvalhoMileski,Keros Gustavopor2010-10-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572009000200007Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-10-21T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv A valorização do brinquedo na teoria histórico-cultural: aproximações com a educação física
title A valorização do brinquedo na teoria histórico-cultural: aproximações com a educação física
spellingShingle A valorização do brinquedo na teoria histórico-cultural: aproximações com a educação física
Martineli,Telma Adriana Pacifico
Psicologia histórico-cultural
Brinquedos
Desenvolvimento
title_short A valorização do brinquedo na teoria histórico-cultural: aproximações com a educação física
title_full A valorização do brinquedo na teoria histórico-cultural: aproximações com a educação física
title_fullStr A valorização do brinquedo na teoria histórico-cultural: aproximações com a educação física
title_full_unstemmed A valorização do brinquedo na teoria histórico-cultural: aproximações com a educação física
title_sort A valorização do brinquedo na teoria histórico-cultural: aproximações com a educação física
author Martineli,Telma Adriana Pacifico
author_facet Martineli,Telma Adriana Pacifico
Fugi,Nataly de Carvalho
Mileski,Keros Gustavo
author_role author
author2 Fugi,Nataly de Carvalho
Mileski,Keros Gustavo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martineli,Telma Adriana Pacifico
Fugi,Nataly de Carvalho
Mileski,Keros Gustavo
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia histórico-cultural
Brinquedos
Desenvolvimento
topic Psicologia histórico-cultural
Brinquedos
Desenvolvimento
description Este estudo teve como objetivo analisar o brinquedo e o desenvolvimento infantil a partir da Teoria Histórico-Cultural. Fundamenta-se em fontes primárias e secundárias e parte de elementos da realidade concreta de trabalho com crianças em projetos institucionais e nas escolas da rede pública de ensino. Buscamos em Vigotski e em Leontiev fundamentos para entender o psiquismo infantil, como ele se processa no brinquedo e sua importância para o desenvolvimento. À luz deste referencial, analisamos a expressão das crianças na realidade, tomando como objeto o brinquedo e as brincadeiras gímnicas. Concluímos que o brinquedo é a atividade dominante das crianças, por isso consideramos necessário valorizá-lo no trabalho pedagógico na educação física, como contribuição para o desenvolvimento infantil e para o processo de humanização. Estudar a escola de Vigotski é um caminho para esta nova compreensão de desenvolvimento humano em uma perspectiva sócio-histórica.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000200007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572009000200007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.13 n.2 2009
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605276192768