PERCEPÇÕES DE CRIANÇAS SOBRE PADRÕES DE BELEZA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buss,Juliana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Stoltz,Tania
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100324
Resumo: RESUMO Há um padrão de beleza hegemônico que circula pela sociedade, afetando a identidade das pessoas. Entretanto, os estudos sobre o tema giram em torno dos adultos. Com isso, é necessário investigar as percepções das crianças acerca dos padrões de beleza, enfatizando suas práticas e falas. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória com 50 crianças (4, 6, 8, 10 e 12 anos), utilizando-se do Método Clínico (Jean Piaget), o qual permite uma investigação profunda. Os participantes foram solicitados a fazer um desenho, ver fotografias e responder a questões relacionadas a padrões de beleza. Notou-se que as crianças têm ideias próprias sobre a beleza e a feiura e que alteram essas percepções de acordo com a idade. Observou-se que os padrões e práticas culturais têm grande influência sobre as crianças, as quais são afetadas pelas mídias, construindo seus discursos através de vivências e aprendizados, tanto da família quanto da escola.
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