A formação dos conceitos em Vigotski: replicando um experimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias,Maria Sara de Lima
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Kafrouni,Roberta, Baltazar,Camilla Silva, Stocki,Juliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000300493
Resumo: A pesquisa apresentada neste artigo teve por objetivo replicar o experimento sobre formação de conceitos proposto por Vigotski. O experimento investigava o desenvolvimento e a organização do pensamento conceitual na população adulta. Na presente pesquisa a amostra foi composta por 20 estudantes universitários de diversos cursos, de idades entre 18 e 24 anos. O instrumento de coleta de dados foi um conjunto de vinte e dois blocos de madeira de cores, formas, alturas e larguras diferentes que tinham em sua base palavras sem um significado previamente conhecido pelos participantes, e este significado o experimento deveria identificar. A aplicação do instrumento foi registrada em vídeo para posterior análise. Observou-se na aplicação do instrumento que não houve regularidade em relação às etapas percorridas durante a formação do conceito, mas foi possível identificar o papel da linguagem no processo de generalização.
id ABRAPEE-1_0c34a15def37c46fd980c6bc1358c8a3
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572014000300493
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling A formação dos conceitos em Vigotski: replicando um experimentoFormação de conceitoVigotskipensamentoA pesquisa apresentada neste artigo teve por objetivo replicar o experimento sobre formação de conceitos proposto por Vigotski. O experimento investigava o desenvolvimento e a organização do pensamento conceitual na população adulta. Na presente pesquisa a amostra foi composta por 20 estudantes universitários de diversos cursos, de idades entre 18 e 24 anos. O instrumento de coleta de dados foi um conjunto de vinte e dois blocos de madeira de cores, formas, alturas e larguras diferentes que tinham em sua base palavras sem um significado previamente conhecido pelos participantes, e este significado o experimento deveria identificar. A aplicação do instrumento foi registrada em vídeo para posterior análise. Observou-se na aplicação do instrumento que não houve regularidade em relação às etapas percorridas durante a formação do conceito, mas foi possível identificar o papel da linguagem no processo de generalização.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000300493Psicologia Escolar e Educacional v.18 n.3 2014reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539/2014/0183773info:eu-repo/semantics/openAccessDias,Maria Sara de LimaKafrouni,RobertaBaltazar,Camilla SilvaStocki,Julianapor2015-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572014000300493Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2015-09-21T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação dos conceitos em Vigotski: replicando um experimento
title A formação dos conceitos em Vigotski: replicando um experimento
spellingShingle A formação dos conceitos em Vigotski: replicando um experimento
Dias,Maria Sara de Lima
Formação de conceito
Vigotski
pensamento
title_short A formação dos conceitos em Vigotski: replicando um experimento
title_full A formação dos conceitos em Vigotski: replicando um experimento
title_fullStr A formação dos conceitos em Vigotski: replicando um experimento
title_full_unstemmed A formação dos conceitos em Vigotski: replicando um experimento
title_sort A formação dos conceitos em Vigotski: replicando um experimento
author Dias,Maria Sara de Lima
author_facet Dias,Maria Sara de Lima
Kafrouni,Roberta
Baltazar,Camilla Silva
Stocki,Juliana
author_role author
author2 Kafrouni,Roberta
Baltazar,Camilla Silva
Stocki,Juliana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias,Maria Sara de Lima
Kafrouni,Roberta
Baltazar,Camilla Silva
Stocki,Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de conceito
Vigotski
pensamento
topic Formação de conceito
Vigotski
pensamento
description A pesquisa apresentada neste artigo teve por objetivo replicar o experimento sobre formação de conceitos proposto por Vigotski. O experimento investigava o desenvolvimento e a organização do pensamento conceitual na população adulta. Na presente pesquisa a amostra foi composta por 20 estudantes universitários de diversos cursos, de idades entre 18 e 24 anos. O instrumento de coleta de dados foi um conjunto de vinte e dois blocos de madeira de cores, formas, alturas e larguras diferentes que tinham em sua base palavras sem um significado previamente conhecido pelos participantes, e este significado o experimento deveria identificar. A aplicação do instrumento foi registrada em vídeo para posterior análise. Observou-se na aplicação do instrumento que não houve regularidade em relação às etapas percorridas durante a formação do conceito, mas foi possível identificar o papel da linguagem no processo de generalização.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000300493
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000300493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-3539/2014/0183773
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.18 n.3 2014
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606098276352